em

Logística: 5 tendências para o setor

Neste artigo, vamos falar sobre algumas das principais tendências para o setor. Acompanhe!

A logística é um setor fundamental para qualquer economia. Ela é responsável por garantir que produtos e serviços cheguem ao seu destino de forma ágil e eficiente. 

Nos últimos anos, o setor sofreu diversas mudanças, impulsionadas pela evolução da tecnologia. Neste artigo, vamos falar sobre algumas das principais tendências para o setor. Acompanhe!

Quais as projeções para o setor logístico?

A logística está cada vez mais complexa, devido ao aumento do comércio eletrônico, a internacionalização da economia e as mudanças nos hábitos de consumo. Por outro lado, a tecnologia tem facilitado a logística, com o surgimento de novas ferramentas e soluções.

Apesar das dificuldades, o setor logístico deve crescer ainda mais nos próximos anos, impulsionado pelo boom das compras online e pela alta demanda mundial de produtos e alimentos pós-pandemia.

Porém, mesmo com o crescimento da demanda, os custos de transporte, armazenamento e manipulação de mercadorias aumentaram significativamente, devido ao aumento do preço da gasolina e dos aluguéis de armazéns. Isso torna a logística ainda mais complexa e desafiadora.

Principais desafios da logística

A logística é um setor extremamente competitivo e desafiador, sendo necessário estar sempre se superando para driblar as adversidades que surgem durante todo o seu processo. 

Dentre s principais desafios, podemos citar:

– A logística é uma área que envolve muitos processos e, consequentemente, diversas pessoas. É importante que todos estejam alinhados para o cumprimento das metas estabelecidas;

– Outro grande desafio logístico é a gestão dos estoques. É necessário um controle rigoroso para evitar problemas de superprodução ou falta de produtos;

– A logística também enfrenta dificuldades em relação às rotas de entrega. É preciso levar em consideração diversos fatores, como o clima e o trânsito, para garantir a chegada do produto no prazo;

– Por fim, outra grande dificuldade logística é em relação a alguns tipos de produtos e mercadorias como: alimentos, transporte de veículos e produtos de alto risco, sendo necessário grandes esforços para garantir a entrega.

5 tendências no setor da logística 

Agora que  você já sabe quais são os principais desafios logísticos, vamos falar sobre as tendências para o setor?

#1 Blockchain na logística

A tecnologia blockchain está cada vez mais presente na logística. Ela permite um maior controle e transparência nos processos, além de oferecer segurança para as partes envolvidas. O blockchain é uma espécie de sistema de dados, que armazena informações de forma segura e compartilhada. 

Cada registro é chamado de bloco e todos os blocos são ligados por uma cadeia, daí o nome blockchain. A tecnologia blockchain pode ser usada, por exemplo, para rastrear produtos e garantir que eles sejam entregues conforme o combinado. 

Também é possível utilizar a tecnologia para emitir notas fiscais eletrônicas, o que facilita ainda mais o processo logístico. Além disso, a blockchain também pode ser usada para gerenciar contratos logísticos, o que torna o processo mais ágil e seguro.

Com todas essas vantagens, não é de se surpreender que a tecnologia blockchain esteja cada vez mais presente no setor logístico.

#2 Entregas por drone

Os drones já fazem parte do nosso dia a dia e, cada vez mais, estão sendo utilizados para entregar produtos. A logística por drone é uma tendência que está ganhando força nos últimos anos e, com a popularização dessa tecnologia, deve se tornar cada vez mais comum.

Os drones são capazes de fazer entregas em locais inacessíveis para os carros ou até mesmo em locais de grande movimentação, como parques ou praias. Empresas como Ifood, Amazon e B2W já estão utilizando os drones para realizar as suas entregas em diversas localidades.

#3 Uso de inteligência artificial

A inteligência artificial já está presente em diversos setores da economia e a logística não poderia ficar de fora. A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada para otimizar os processos logísticos, desde o planejamento das rotas até o gerenciamento dos estoques.

Além disso, a inteligência artificial também está sendo usada para monitorar os veículos e garantir que as entregas sejam feitas de maneira otimizada.

#4 Logística compartilhada

Com a logística compartilhada, as empresas deixam de investir em veículos próprios e passam a utilizar os veículos das transportadoras parceiras. Essa tendência tem sido cada vez mais adotada pelas empresas, pois permite que elas economizem com investimentos em logística. 

Essa modalidade também facilita o gerenciamento dos processos logísticos, já que as empresas podem contar com uma transportadora parceira para fazer a gestão das entregas. Nesses casos, utiliza-se um planejador de rotas para que as entregas sejam realizadas de forma otimizada, garantindo assim a eficiência logística e o compartilhamento em tempo real das informações estratégicas para essas empresas.

#5 Monitoramento em tempo real

Por fim, com a tecnologia de monitoramento e GPS, as empresas logísticas conseguem acompanhar toda a sua frota de veículos de forma remota e em tempo real. Dessa forma, é possível garantir que as entregas sejam feitas de maneira otimizada e evitar problemas como atrasos ou erros nas entregas.

Com o monitoramento em tempo real, as empresas logísticas conseguem ter um controle total sobre os seus processos logísticos, garantindo assim a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.

Essas são algumas das principais tendências para o setor logístico. Esperamos que elas possam te ajudar a melhorar os seus processos logísticos e garantir a eficiência na entrega dos seus produtos.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Legislação na construção civil: qual a sua importância?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O que saber sobre o Book Of Ra, o principal slot do site de cassino online