Vender online se tornou uma alternativa para muitas lojas no período de pandemia. No cenário em que muitos negócios fecharam as portas para evitar aglomerações e disseminação do vírus, diversos estabelecimentos tiveram que se reinventar para continuar comercializando os seus produtos.

A rede social que tem chamado a atenção nas vendas pela internet é o Instagram. O aplicativo conta com um recurso direto para vendas na plataforma, que se tornou uma ótima oportunidade para pequenos negócios se desenvolverem.

O apelo estético do Instagram atrai empreendedores e clientes, pois ele permite um contato direto e muito mais próximo com os clientes. Trata-se de uma rede social multivisual e interativa, que se tratando de vendas, pode ser útil.

Como devo montar minha loja do Instagram?

1 – Crie um perfil comercial

Conhecer a rede social é o primeiro passo para montar a sua loja online, por isso estudar sobre marketing digital pode te auxiliar nesse processo. O Instagram Bussiness, ou “ Para Negócios”, possibilita acesso a uma série de ferramentas que você pode utilizar para entender melhor o seu público e otimizar suas postagens. 

Priorize uma boa descrição do negócio no seu perfil e deixe o layout o mais agradável possível. Caso sua marca tenha um site, é importante incluir o link na bio, para que a pessoa possa entrar e consultar o CNPJ MEI do local, pois isso dará uma segurança maior em uma possível compra.

2 – Explore boa qualidade nas fotos

Explorar fotos com qualidade boa é a melhor opção para quem possui uma loja do Instagram. Priorize fotos editadas de preferência pelo Photoshop, pois isso trará credibilidade para o  seu negócio. 

Atualmente, a maioria das pessoas é mais visual, por conta da velocidade das informações que a tecnologia trouxe para nós. Neste cenário, quanto mais uma imagem ou vídeo for detalhado, mais despertará a curiosidade do comprador.

3 – Responda e interaja com seus seguidores

Para criar reconhecimento de marca, é necessário que uma loja ou negócio tenha engajamento com seus seguidores. Verifique se você está efetuando um bom atendimento, pois irá garantir a fidelização do consumidor.

Se atente a responder as mensagens e os comentários das postagens, pois isso trará uma relação com seu seguidor, que, consequentemente, irá confiar na marca. 

Além de permitir um contato mais direto com o comprador, as famosas “DMs”, que são as mensagens particulares, suportam envio de links, o que pode ser um recurso estratégico para direcionar o usuário para o site do seu negócio.