em

Investimento em energia solar pode revolucionar setor hoteleiro

A modernização do sistema de energia, adotando fontes alternativas, permite diminuir os custos do negócio, acarretando em lucros maiores

O Brasil é um país com grande incidência de raios solares durante o ano todo. Essa característica é favorável à captação de energia solar, mas, para isso, são necessários grandes investimentos na implantação de tecnologias, as quais são capazes de reduzir as contas de luz em até 99%, segundo especialistas. Empresas do setor hoteleiro, como hotéis e pousadas, têm como a energia elétrica o seu maior custo de operação, principalmente no período de alta temporada, quando o fluxo de pessoas aumenta, assim como o consumo. A instalação de placas fotovoltaicas pode tornar essas empresas mais competitivas no mercado e aumentar seus lucros.

Os raios solares são uma fonte de energia inesgotável, sustentável e limpa. Como todo o território brasileiro recebe luz solar em abundância, o país possui grande potencial de produção de energia solar. Atualmente, a matriz energética brasileira é majoritariamente composta por hidrelétricas, e estas, por sua vez, são frequentemente afetadas pela seca. A solução imposta pelas companhias de energia é a utilização de termelétricas para compensar os baixos reservatórios de água e a baixa produção de energia, acarretando em um aumento das tarifas.

As empresas do ramo hoteleiro são gravemente afetadas por esse sistema, pois suas operações dependem da energia elétrica, sobretudo nas épocas de maior quantidade de hóspedes para o pleno funcionamento de ares-condicionados e elevadores, por exemplo. A procura por alternativas mais econômicas e ambientalmente responsáveis pode levar à adoção dos painéis solares, que conferem grandes vantagens para os negócios.

As tecnologias que permitem a captação dos raios solares são custosas e requerem um grande planejamento para serem implementadas. Apesar do elevado gasto em capital, especialistas apontam que o retorno sobre o investimento (ROI) pode ser atingido em 5 anos, e em alguns casos, apenas 3. Além disso, alguns bancos e instituições financeiras contam com linhas de crédito destinadas a investimentos de infraestrutura e energia para empresas, que podem auxiliar na instalação das placas fotovoltaicas.

Ao tornar-se sustentável, a empresa se destaca no mercado, podendo captar uma maior quantidade de clientes, pois o perfil atual de consumidores preocupa-se mais com o meio ambiente e opta por serviços de qualidade que contam com esse diferencial. Outro benefício é que, em algumas regiões, o governo local apoia essas iniciativas e gratifica negócios sustentáveis e que utilizam fontes de energia renováveis.

A adoção dessa tecnologia ainda permite abaixar os custos operacionais das empresas de hotelaria, aumentando seu lucro por diárias e tornando possível oferecer descontos e promoções com maior frequência, fidelizando clientes. É possível, também, realizar investimentos para ampliar o estabelecimento, como a contratação de mais funcionários, gerando vagas de emprego para o setor.

Para implementar um sistema de energia solar, é preciso contratar profissionais capacitados ou empresas especializadas nesse tipo de serviço. Através de uma avaliação e estudo do negócio, o especialista pode solucionar dúvidas, explicar com mais detalhes o que é e como funciona a energia solar, elaborar um projeto que atenda a demanda do estabelecimento e, sobretudo, regularize os registros com a distribuidora de energia que opera na região.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Assistente Social: Como é essa profissão?

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

BNB prevê investir R$ 1 bilhão em microcrédito na Bahia no 2º semestre