em

Planeje ações para seu e-commerce vender mais no Dia dos Namorados

Uma das datas mais aguardadas do varejo, Dia dos Namorados deve seguir tendência de alta para 2022

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O Dia dos Namorados está chegando, e junto dele, uma ótima oportunidade de alavancar suas vendas! A data é uma das mais importantes para o comércio, só perdendo para Natal e Dia das Mães. É quando os casais apaixonados buscam se surpreender com presentes românticos, o que significa um grande aumento nas vendas nos segmentos de vestuário, eletroeletrônicos, maquiagem, joias e cosméticos – mas não só. Programas a dois também são uma grande pedida, expressa no aumento da procura por reservas em hotéis, viagens e jantares românticos. Espera-se um aumento expressivo nas vendas para este ano, impulsionado pela volta aos encontros presenciais, interrompidos pela pandemia.

Quem conheceu um amor durante a pandemia sabe o que isso significa. O amor em tempos de distanciamento social foi um tanto diferente das datas dos outros anos. E isso deve ser levado em conta quando for pensar em estratégias para vender mais. Os casais mais precavidos já pensam com antecedência sobre qual produto comprar para surpreender seu par, mas não fica só por aí. As pessoas buscam ofertas e facilidades para não passar a data em branco, o que inclui descontos e ofertas especiais, frete atrativo e entrega dentro do prazo.

Estima-se que a busca por presentes comece já pela metade do mês de maio. É preciso, portanto, antecipar as campanhas. Isso pode ser feito criando banners para seu site com a temática da data, criar stories mais personalizados no Instagram, divulgar aquele produto que é seu carro-chefe e criar uma oferta especial, como “compre 1 e leve 2 para compartilhar com seu amor”, por exemplo. Oferecer brindes especiais também é uma maneira de se destacar e marcar a data. 

Pense no perfil do seu cliente e divulgue seus produtos de acordo com isso. Caso sejam mais jovens, talvez não tenham tanto poder aquisitivo, por exemplo. Neste caso, pense em ofertas que caibam no orçamento deste público, e trabalhe seu marketing nesta direção. O contrário também é válido, isto é, caso seu público seja mais velho. Estipular faixas de preço é uma maneira de facilitar a experiência de compra do seu cliente. 

Você também pode criar kits exclusivos de produtos que se complementam e que tenham tudo a ver com a data, para engajar ainda mais seu cliente. Faça posts nas redes sociais, de modo a sugerir uma solução completa para aquela pessoa que ainda está indecisa sobre o que comprar. E pense em todos os públicos. Explore a diversidade dos tipos de relações e tenha um alcance muito maior. 

As vendas no varejo virtual fecharam em um total de R$ 6,5 bi no ano de 2021, por ocasião do Dia dos Namorados, segundo dados da Neotrust. E a tendência é esse número aumentar ainda mais! Pensar estratégias para o público consumidor de hoje, tão engajado nas mídias sociais, é primordial para garantir boas vendas. Uma boa campanha de Dia dos Namorados passa por bons conteúdos e bons anúncios, pautados, é claro, no clima de amor no ar.

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Relembre 4 histórias de pessoas enterradas vivas em pleno século 21

(Foto: Arquivo/EBC)

CPF sem restrições: por que manter o nome limpo?