A opção por realizar o saque-aniversário está em vigor desde 2019 e isso permite aos trabalhadores a retirada anual de uma quantia das cotas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), feita no mês de aniversário ou até dois meses após essa data.
Quem possui a modalidade do saque aniversário contratado, pode antecipar o saque-aniversário em até 10 anos de uma única vez.
Um detalhe importante: a antecipação do saque aniversário, nesse caso, é semelhante a um empréstimo, ou seja, há cobrança de juros, ainda que mais baixas que as demais modalidades do mercado. Assim, o empréstimo vai depender da quantia disponível no FGTS, já que esse dinheiro é a garantia do banco credor, que não paga parcelas mensais.
Planejamento e organização para antecipar saque-aniversário
As vantagens em antecipar saque-aniversário são muitas, entenda as principais:
1) Quando o empréstimo chega ao final, o trabalhador já não deve mais nada, já que as parcelas são pagas automaticamente no vencimento do saque-aniversário anualmente;
2) Por se tratar de uma renda que é garantida ao banco credor por meio do saldo do FGTS, várias instituições são capazes de oferecer esse serviço aos negativados;
– A taxa de juros, no geral, é inferior à média dos empréstimos mais convencionais.
Além disso, aos optantes pelo saque-aniversário fica garantida a movimentação da conta FGTS em situações previstas por Lei, tais como: moradia própria, doenças graves, aposentadoria, calamidade pública, desemprego há mais de três anos e outros.