em

Além do Bitcoin: 6 criptomoedas que você precisa conhecer

É muito fácil nos confundirmos em qual moeda devemos investir, afinal existem muitas

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Quem investe em criptomoedas, deve ter tido o seu primeiro contato através do bitcoin, talvez até o seu primeiro investimento em criptomoedas pode ter sido através dele. Com certeza ela é a criptomoeda mais negociada no mundo, o que faz dela a moeda mais valiosa consequentemente.

Porém nos últimos anos, tivemos uma criação de novas criptomoedas quase que diariamente. É muito fácil nos confundirmos em qual moeda devemos investir, afinal existem muitas.

Pensando nisso, criamos esse artigo para apresentar 6 criptomoedas com projetos robustos e que já se valorizaram muito ao longo do tempo. Leia, faça sua análise minuciosa desses ativos e depois decida sobre investir nos mesmos.

Ethereum (ETH)

Criada em 2015, essa é a segunda criptomoeda mais valiosa no mercado hoje. O diferencial desta moeda é que ela foi criada inicialmente para funcionar como um ativo do mercado financeiro.

Muitas pessoas têm usado ela como uma forma segura e lucrativa de diversificação da carteira de investimentos em criptomoedas.

O Ethereum está atrelado a sua própria rede que por si só é um projeto muito mais complexo do que o Bitcoin, pois sua velocidade de mineração é muito maior  em relação ao bitcoin.

Solana (SOL)

Mais um projeto promissor, que além de uma criptomoeda é uma rede, assim como o Ethereum faz transações por contratos inteligentes, visando fazer com mais rapidez e menos custos e taxas. Além disso, também possui aplicativos escaláveis com centenas de projetos em DeFi, NFTs, Web3, entre outros.

Atualmente ela está no TOP 5 das criptomoedas mais negociadas e teve uma grande valorização no ano de 2021.

Cardano (ADA)]

Nascida em 2017 a cardano é uma das principais criptomoedas do mercado. Em 2021 teve uma grande valorização graças a algumas atualizações em sua rede. Ela preza pela segurança nas transações, tendo o seu sistema blockchain considerado mais sólido do que o Ethereum e Bitcoin.

Tron (TRX)

Criada em 2017, ela originalmente foi concebida como um token (um ativo que representa valor) usado pelo Ethereum, mas que um ano depois virou seu próprio ativo.

O Tron criptomoeda é uma plataforma descentralizada e baseada no blockchain capaz de armazenar contratos inteligentes e grandes volumes de transações. Essa característica a coloca no patamar de sistema operacional que permite que desenvolvedores criem os seus próprios aplicativos descentralizados.

Dogecoin (DOGE)

Criada como um “meme”, para “rivalizar” com o Bitcoin, ela é o grande exemplo de que o que conta para uma moeda se valorizar é a força compradora versus a força vendedora.

Influenciada por diversas personalidades da internet, ela valorizou 14.000% no ano de 2021 e chocou o mundo cripto, transformando alguns meros investidores em ricos. 

Um dos raros casos onde uma criptomoeda se valoriza tanto de forma tão rápida sem ter um projeto sólido por trás. 

Depois de sua imensa disparada, outras moedas memes ou com nomes de cachorro também começaram a surgir no mercado, mas a maioria não teve a mesma ascensão da sua precursora, a Dogecoin.

Polkadot (DOT)

Atualmente no top 10 de criptomoedas mais comercializadas, assim como o Cardano, o Polkadot é um sistema recente de desenvolvedores originais do Ethereum. Seu diferencial é que o sistema visa integrar vários sistemas de blockchain simultâneos, podendo diversas criptomoedas operarem no mesmo sistema com funções distintas. 

Hoje existem mais de 14.000 moedas no mercado, porém a maioria delas não apresenta um projeto sólido, são apenas um token e têm grande chance de não se valorizar muito ao longo do tempo.  Como vimos acima, apenas uma criptomoeda se valorizou muito sem ter um grande projeto por trás e foi alavancada por tweets de celebridades.

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Who can play bingo?

(Foto: Sesab)

Bahia atinge 8.732 casos ativos de Covid-19; 8 óbitos são registrados