em

Casa ou apartamento: qual a melhor opção para morar?

Confira principais prós e contras de cada alternativa e qual opção atende melhor suas necessidades

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Escolher um lugar para morar não costuma ser tarefa fácil, especialmente se tratando da questão mais básica: comprar ou alugar uma casa ou um apartamento? É claro que cada uma dessas opções conta com suas vantagens e desvantagens, pois são imóveis muito distintos, com características próprias que vão além do orçamento do morador. Entenda melhor tudo que está envolvido em cada tipo de moradia para facilitar um pouco mais sua escolha.

Começando pelos apartamentos, eles são a melhor opção para quem busca segurança e comodidade. Dependendo do porte e da localização do condomínio, é possível contar com diversos recursos muito bem-vindos, como piscina, salão de festas, academia, brinquedoteca, quadras e muito mais, tudo pertinho de você e disponível para usar quando quiser. Condomínios também costumam ser bem localizados, então as chances de ter supermercados, shoppings, farmácias e outros serviços próximos de casa também são mais altas.

Já se tratando de segurança os prédios costumam ser monitorados 24 horas por dia e contam com porteiros e outros funcionários responsáveis pela segurança do local. É mais fácil se sentir tranquilo em um apartamento, mas isso também significa se adequar a viver em comunidade. Respeitar as regras do lugar e, em alguns casos, lidar com vizinhos barulhentos (seja no mesmo andar ou no superior) são alguns dos custos de se morar em apartamento.

As casas já oferecem mais liberdade aos seus moradores, pois não existem regras como em um condomínio. A pessoa pode realizar reformas e alterações à vontade, ter animais de estimação sem preocupações e fazer o que bem entender. O espaço também costuma ser bem maior que o de um apartamento, que é mais compacto e precisa sacrificar partes valiosas de uma casa, como o quintal, por exemplo.

As desvantagens das casas ficam mais a cargo dos custos, que são bem mais elevados que os de um apartamento, seja para comprar ou alugar. Além disso, uma casa não conta com os recursos de segurança presentes em um condomínio; então, caso queira deixar o ambiente mais seguro, o morador precisará realizar esse investimento do próprio bolso.

Hoje em dia existem muitas formas de se adquirir um imóvel, muitas delas com preços consideravelmente abaixo do mercado, como é o caso de um leilão de apartamento, por exemplo. Com todas essas vantagens e desvantagens em mente, basta avaliar qual atende melhor suas necessidades e se encaixa mais adequadamente em seu orçamento.

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Divulgação)

Bahia registra 616 novos casos de Covid-19 e mais 10 óbitos pela doença

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Implante de barba: o que é e por que faz tanto sucesso?