em

Brasileiros poderão comprar moeda estrangeira pelo cartão de crédito e bancos digitais

Mudança permitirá comprar moedas pelo valor do câmbio comercial

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Texto de Bruno Vinicius

O Banco Central do Brasil (BCB) anunciou que as instituições de pagamentos (IPs) serão autorizadas a operar no mercado de câmbio por meio eletrônico a partir de setembro de 2022. Atualmente, somente bancos, corretoras e distribuidoras de títulos são autorizados a atuar nesse setor. “Hoje, se você precisa de moeda estrangeira, tem que ir aos bancos tradicionais ou nas casas de câmbio nos aeroportos ou shoppings. Com essa medida, será possível obter o dinheiro por meio digital”, explica o diretor financeiro do Popibank, Marcelo Pereira.

Segundo o BCB, essa medida busca aumentar a competição, a inclusão financeira e a inovação no setor com novos modelos de negócios.

Marcelo avalia que os clientes serão beneficiados. “Com maior competição, os bancos tradicionais vão ter que criar ofertas com taxas mais baixas”, diz.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Outro anúncio feito pelo Banco Central foi o de que será possível comprar moeda estrangeira, sem limitação de valor, com contas de pagamento pré-pagas e cartões de crédito“O cliente de uma fintech que tiver um cartão pré-pago poderá comprar as moedas e utilizá-las em suas viagens pagando somente o valor do câmbio comercial”, afirma o diretor financeiro do Popibank.

O aperfeiçoamento das regras acontece após realização de consulta pública e aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN). “Essa nova regulamentação vai melhorar o acesso do cidadão aos pagamentos internacionais e tornará as transações mais rápidas, transparentes e baratas”, conclui Marcelo Pereira.

(Foto: Ricardo Stuckert)

Revelamos o que diz o laudo sigiloso da PF sobre a tragédia em Brumadinho

(Foto: Manu Dias/GOVBA)

Governo da Bahia entrega mais 49 viaturas para a PM e anuncia convocação de 1,7 mil policiais militares