(Imagem ilustrativa/Freepik)
em

Controle de orçamento: como poupar para começar a investir

O planejamento financeiro é essencial para pessoas, e não apenas para empresas e famílias. Aprenda como fazer o seu e gerencia seu dinheiro com qualidade

O controle financeiro e o planejamento financeiro são essenciais para todos. E isso se impõe para todos. Seja na vida pessoal, empresarial ou familiar, cuidar dos gastos e da renda é essencial, principalmente para tornar seus sonhos possíveis.

Não raro vemos pessoas em dívidas pelo simples descontrole financeiro. Quando você não tem na ponta da caneta tudo o que recebe e o que gasta, a tendência é que esse cenário se ilustre. E isso é letal para suas finanças.

Por isso, ter um controle é se planejar. Isso permite que você tenha metas e, ainda, alcance seus objetivos. Da mesma forma, que tenha reservas para emergências e garanta seu sono tranquilo. 

Para conferir como fazer, continue lendo e veja tudo sobre o assunto!

O que é um orçamento pessoal?

Ele é um sinônimo de planejamento pessoal. Como brevemente dito acima, ele considera as entradas e saídas de dinheiro. Ou seja, a renda e os gastos. Para tanto, leva em consideração as formas de lucros, as despesas fixas e variáveis.

O orçamento, então, busca ajudá-lo a se organizar. Essa organização depende do conhecimento de todas as suas obrigações financeiras. Em caso contrário, criam-se brechas para mais gastos do que a renda.

Por isso, ter um orçamento nada mais é do que conhecer a sua vida financeira. E isso é mais complexo do que se imagina. Você precisa, por exemplo, considerar gastos eventuais, despesas fixas e, claro, seus objetivos.

Seja para uma viagem, reforma ou compra, o planejamento financeiro é imprescindível. Afinal, ele é quem demonstra para você como adequar suas despesas à renda e aos sonhos financeiros que você possui.

Ao fazê-lo, então, torna-se mais fácil encontrar formas de lidar com seu dinheiro. Muitas vezes o desequilíbrio financeiro se ilustra justamente pelo desconhecimento sobre onde você aplica sua renda.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como ele pode te ajudar a alcançar objetivos 

Pois bem, já está claro o que é um orçamento. Ele analisa a entrada de dinheiro, o uso de valores, as despesas necessárias e aquelas que podem ser afastadas. Além disso, pode demonstrar para você quais são os seus maiores gastos e como reorganizá-los.

Assim, veja os principais benefícios que o orçamento pessoal pode trazer à sua vida:

  • Saiba quanto você realmente ganha;
  • Veja quais são as despesas fixas e periódicas;
  • Entenda como é o uso do seu dinheiro e quais são os gastos desnecessários;
  • Analise quais são os valores dos quais que você necessita para alcançar seus sonhos;
  • Busque formas de investimento que se enquadrem na sua vida financeira;
  • Programe-se e crie metas.

Por isso, fazer um orçamento pessoal pode lhe ajudar de inúmeras maneiras. Principalmente para concentrar seus gastos onde eles são necessários e, finalmente, conseguir fazer o dinheiro sobrar ao final do mês.

Abaixo, veja como fazer um planejamento financeiro pessoal de qualidade. Assim, torne-se o gestor da sua vida financeira, evite sustos e esteja sempre pronto para emergências.

Alguns passos a serem tomados

Que um orçamento pessoal é capaz de mudar a sua vida e a sua relação com o dinheiro e despesas, isso já está claro. Agora, então, confira as formas de colocar isso em prática e, também, de alcançar seus objetivos financeiros.

Mapeie sua situação financeira (receitas e gastos)

Primeiramente, um planejamento pessoal exige que você mapeie sua situação financeira. E isso, então, requer conhecimento sobre as suas receitas (ganhos) e gastos.

Quanto às receitas, analise:

  • Ganhos fixos;
  • Lucros variáveis;
  • Possibilidades de conseguir renda extra de acordo com suas habilidades.

Por outro lado, o orçamento financeiro exige, necessariamente, que você conheça as suas despesas. Em caso contrário, a conta não irá fechar e de nada irá adiantar que você tenha em mãos o dinheiro que entra todos os meses.

Dentre essas despesas, temos aquelas que são fixas e que, portanto, devem constar no seu planejamento financeiro. Veja, assim, algumas delas:

  • Aluguel;
  • Consumo de energia elétrica, internet, água;
  • Alimentação;
  • Parcelas de compras no cartão de crédito;
  • Assinaturas de serviços;
  • Mensalidades e outros.

Da mesma forma, os gastos variáveis devem ser considerados:

  • Lazer;
  • Roupas e uniformes;
  • Presentes.

Divida metas por categorias

O orçamento financeiro pessoal visa ajudar você a se organizar financeiramente para que suas despesas não extrapolem os gastos. Da mesma forma, ele objetiva tornar os seus sonhos uma realidade.

Por isso, você deve definir metas ao desenvolver o seu planejamento financeiro. Ele se volta à manutenção das suas finanças de modo organizado ao mesmo tempo em que aponta formas de fazer o dinheiro sobrar para seus objetivos.

Para tanto, você deve classificar as suas metas. Note que algumas são para longo prazo, enquanto outras dependem de prazo maior. Igualmente, algumas são mais urgentes que outras.

Caso você possua alguma dívida, é primordial que você busque quitá-la o quanto antes. Atualmente é possível encontrar plataformas que te ajudam a negociar sua dívida com descontos interessantes e que cabem no seu bolso.

Por isso, as classifique de acordo com a urgência e com o tempo que você levaria para juntar o dinheiro necessário. Isso ajuda você a organizar seu dinheiro para alcançar tudo o que deseja.

Tenha uma reserva financeira

Um planejamento financeiro também depende da criação de uma reserva financeira. Diferentemente dos valores para cumprimento de metas, esse é aquele que você mantém para as urgências.

Considere, por exemplo, gastos hospitalares, necessidades de reformas na casa para segurança ou bem-estar, e acidentes. Tudo isso requer uma reserva. Em caso contrário, você pode ter surpresas bem desagradáveis.

Próximo passo: busque opções de investimento

Após realizar o seu orçamento financeiro, você também pode buscar opções de investimento. Afinal, com isso você passa a ter total conhecimento sobre as suas despesas e renda. Também, sabe onde sobra e o que você pode usar.

Investir é uma forma de fazer seu dinheiro render. E isso pode aproximar os seus sonhos. Por isso, não deixe de buscar auxílio para fazer investimentos!

Considerações finais

Diante de tudo isso fica claro como o planejamento financeiro é essencial para a sua vida financeira. Assim, tenha total controle sobre a sua renda e despesas e encontre formas de tornar seus sonhos realidade. Ainda, atrele o seu planejamento a formas de fazer o dinheiro que sobra render.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

5 ferramentas práticas e modernas para segurança residencial

Teleférico de Bonito-PE (Foto: Hesíodo Góes/GOVPE)

Retomada do turismo em Pernambuco: Confira destinos seguros para conhecer no estado