em

Por que devo me preocupar com o score de crédito?

Acompanhar a pontuação do score de crédito facilita a organização orçamentária

(Imagem ilustrativa/Divulgação)

O score de crédito é um sistema de pontuação que classifica consumidores em categorias. Essas categorias referem-se à capacidade de pagamento de suas contas. Com uma pontuação que varia de 0 a 1000, o score serve de termômetro para reputação financeira do indivíduo, ou seja, quanto maior a pontuação do consumidor, melhor pagador ele aparenta ser.

Existem diferentes empresas de score no Brasil, isto é, companhias que monitoram a capacidade de pagamento do consumidor por meio do seu CPF, de forma gratuita. Para encontrar, basta fazer uma rápida pesquisa na internet, cadastrar o seu CPF e aguardar a verificação.

Vale destacar, ainda, que o score de crédito tem parceria com o Cadastro Positivo, que reúne dados financeiros sobre pessoas físicas e jurídicas. Com esses dados, o score mede sua “reputação” com base em pagamentos realizados ou não.

(Imagem ilustrativa/Divulgação)
(Imagem ilustrativa/Divulgação)

Por que acompanhar a pontuação do score?

É importante acompanhar a pontuação no score de crédito por dois motivos principais:

Melhores taxas de juros. É com base no score de crédito que muitos produtos e serviços financeiros são oferecidos e aprovados. Se você precisa de empréstimo, financiamento e até fazer um cartão de crédito, o seu score será analisado e, com base nele, sua solicitação será concedida com maior ou menor taxa de juros, pois a pontuação revela à instituição o risco de atraso ou de inadimplência com base no histórico de pagamento vinculado ao seu CPF.

Organização da vida financeira. Outro motivo importante para acompanhar a pontuação do seu score é o auxílio na organização da vida financeira. Além de mostrar os riscos de atraso ou inadimplência, algunas sistemas de score de crédito revelam, também, as causas que aumentam ou reduzem sua pontuação: dívidas atrasadas, contratos em aberto, faturas não pagas e outros. Dessa forma, é possível ter uma visualização ampliada de como estão suas finanças.

Novidades no score de crédito e cadastro positivo

Regulamentado em 2019, o Brasil já soma hoje 110 milhões de CPFs incluídos no Cadastro Positivo. Recentemente, uma importante novidade tem movimentado o mercado financeiro: além dos dados do sistema bancário, o Cadastro Positivo passa a incluir também dados de consumo continuados, como água, luz, gás, operadoras de telefonia e TV à cabo. A inclusão dessas informações no Cadastro Positivo é importante porque contribui para a pontuação de bons pagadores desbancarizados, aqueles que não têm qualquer vínculo com uma instituição bancária. Isso mostra que o score vem ampliando a área de atuação, por conta da digitalização da sociedade.

(Foto: Reprodução)

Município de Teixeira de Freitas terá caixa eletrônico do Banco24Horas

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 2.237 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas