Os desafios da transformação digital do mercado de contabilidade
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Economia

Os desafios da transformação digital do mercado de contabilidade

Integrar ferramentas e diminuir a burocracia é essencial para o sucesso da empresa

Leitura: 3 minutos

Manter a empresa atualizada nos processos digitais e estar ciente da relação entre tecnologia e novas demandas dos clientes pode ser decisivo para o sucesso ou fechamento do negócio. Não estar alinhado com as ferramentas e operações atuais é um fator de risco para que o serviço fique ultrapassado. Hoje, a transformação digital é quase uma regra na maior parte das empresas, estando muito mais presente nas atividades do dia a dia do que se imagina.

Independentemente do setor, a automatização de tarefas e o uso de softwares para entender as demandas e solucionar desafios torna o dia a dia mais dinâmico e permite que os colaboradores voltem as suas energias para outras questões. Até mesmo áreas que parecem majoritariamente burocráticas e dependentes do contato interpessoal, como o mercado de contabilidade, podem tirar proveito dos avanços tecnológicos e da transformação digital.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Os próprios profissionais formados em áreas como Economia e Ciências Contábeis também precisam ficar atentos em relação às evoluções do mercado. Poucas graduações oferecem um ensino atualizado, que inclui os avanços da área e o uso de ferramentas para tornar o oferecimento de produtos e serviços mais lucrativo e de melhor qualidade. Dessa forma, grande parte da experiência nesse aspecto depende do contato com profissionais mais integrados no ramo, além de cursos extras que compreendam essas questões.

Transformação digital a seu favor

A transformação digital faz referência ao uso de ferramentas como inteligência artificial, machine learning e Business Intelligence (BI) – são só algumas das opções disponíveis para serem incorporadas nos processos diários da empresa e estão longe de ser exclusividade para negócios maiores e mais consolidados. Manter a entrega do serviço e uma experiência positiva para cliente como as prioridades da empresa também é essencial, permitindo uma análise mais detalhadas daquilo que falta na empresa.

O uso da nuvem para armazenar documentos e informações, apoio de softwares e plataformas para reduzir os processos burocráticos e diminuir a incidência de erros, além do apoio de ferramentas que colaboram para um melhor relacionamento com o cliente são algumas das melhores formas de começar o processo de digitização de informações e arquivos do negócio, aumentando a produtividade e diminuindo as dores de cabeça. 

Um dos erros comuns para empresas que estão iniciando a transformação digital é começar com ferramentas muito avançadas, não introduzindo o processo de maneira gradativa e que facilite o cotidiano dos colaboradores, buscando um retorno mais rápido para fazer valer o investimento. Antes de tentar grandes inovações, entretanto, é preciso resolver as problemáticas da rotina da empresa, garantindo que funcionários e clientes tirem proveito do cenário. Especialmente em empresas que não têm familiaridade com questões mais modernas, pode ser necessário procurar um profissional para auxiliar no processo de transformação digital.

*Conteúdo colaborativo para o Folha Geral

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

*Com Agência de Notícias

Veja também

Saúde

Em pesquisa dinamarquesa, programa de um ano de exercícios permitiu ganhos expressivos que compensaram perda muscular posterior; ideal é que atividades físicas sejam praticadas...

Notícia

Na trend, trabalhadores compartilham os benefícios que recebem das empresas

Notícia

Estudo aponta que região da Lagoa Azul, em Porto Seguro, deveria ser transformada em unidade de conservação

Notícia

Bahia inicia emissão nesta terça-feira, (9). Só faltam mais dois estados para todo o país aderir ao documento

Publicidade

Publicidade