em

Os desafios da transformação digital do mercado de contabilidade

Integrar ferramentas e diminuir a burocracia é essencial para o sucesso da empresa

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Manter a empresa atualizada nos processos digitais e estar ciente da relação entre tecnologia e novas demandas dos clientes pode ser decisivo para o sucesso ou fechamento do negócio. Não estar alinhado com as ferramentas e operações atuais é um fator de risco para que o serviço fique ultrapassado. Hoje, a transformação digital é quase uma regra na maior parte das empresas, estando muito mais presente nas atividades do dia a dia do que se imagina.

Independentemente do setor, a automatização de tarefas e o uso de softwares para entender as demandas e solucionar desafios torna o dia a dia mais dinâmico e permite que os colaboradores voltem as suas energias para outras questões. Até mesmo áreas que parecem majoritariamente burocráticas e dependentes do contato interpessoal, como o mercado de contabilidade, podem tirar proveito dos avanços tecnológicos e da transformação digital.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Os próprios profissionais formados em áreas como Economia e Ciências Contábeis também precisam ficar atentos em relação às evoluções do mercado. Poucas graduações oferecem um ensino atualizado, que inclui os avanços da área e o uso de ferramentas para tornar o oferecimento de produtos e serviços mais lucrativo e de melhor qualidade. Dessa forma, grande parte da experiência nesse aspecto depende do contato com profissionais mais integrados no ramo, além de cursos extras que compreendam essas questões.

Transformação digital a seu favor

A transformação digital faz referência ao uso de ferramentas como inteligência artificial, machine learning e Business Intelligence (BI) – são só algumas das opções disponíveis para serem incorporadas nos processos diários da empresa e estão longe de ser exclusividade para negócios maiores e mais consolidados. Manter a entrega do serviço e uma experiência positiva para cliente como as prioridades da empresa também é essencial, permitindo uma análise mais detalhadas daquilo que falta na empresa.

O uso da nuvem para armazenar documentos e informações, apoio de softwares e plataformas para reduzir os processos burocráticos e diminuir a incidência de erros, além do apoio de ferramentas que colaboram para um melhor relacionamento com o cliente são algumas das melhores formas de começar o processo de digitização de informações e arquivos do negócio, aumentando a produtividade e diminuindo as dores de cabeça. 

Um dos erros comuns para empresas que estão iniciando a transformação digital é começar com ferramentas muito avançadas, não introduzindo o processo de maneira gradativa e que facilite o cotidiano dos colaboradores, buscando um retorno mais rápido para fazer valer o investimento. Antes de tentar grandes inovações, entretanto, é preciso resolver as problemáticas da rotina da empresa, garantindo que funcionários e clientes tirem proveito do cenário. Especialmente em empresas que não têm familiaridade com questões mais modernas, pode ser necessário procurar um profissional para auxiliar no processo de transformação digital.

*Conteúdo colaborativo para o Folha Geral

(Foto: Divulgação/Anatel)

Anatel lança app comparador de ofertas de serviços de telecomunicações

(Foto: Divulgação/Aiba)

Plantio de soja é antecipado no Oeste da Bahia