em

Confira qual é o legado de Jack Welch, tido como o gestor do século pela Fortune

CEO lendário influenciou o mundo dos negócios com suas estratégias

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Se você aumentar o valor da sua empresa de US$ 12 bilhões para US$ 410 bilhões, certamente, está realizando um trabalho magnífico. Esse foi o caso de Jack Welch, o ex-CEO da General Eletric que mudou a forma como o mundo via a empresa.

O tão reverenciado gestor faleceu no dia 2 deste mês e deixou para trás um grande legado, que serve para orientar e ensinar muitos empresários atuais. Saiba mais sobre Welch!

Ascensão na empresa

Nascido em Massachusetts, nos Estados Unidos, Jack Welch era filho de um casal de motorista de trem e dona de casa. Ao contrário do que possa parecer, ele não cursou Administração ou Economia, mas sim Engenharia Química, na década de 60. Conseguiu um emprego na GE, como engenheiro da divisão de plásticos, assumiu o cargo de vice-presidente, em 1972, e ficou nove anos assim.

Em 1981, assumiu, finalmente, o posto de presidente-executivo e presidente do conselho. Aposentou-se da empresa 20 anos depois, em 2001. Seu sucesso por lá foi tanto, que a GE chegou a ser a companhia mais valiosa do mundo e o fez ser considerado uma referência no universo dos negócios e do capitalismo.

Um gestor inovador

Além de aumentar a gama de atuação da GE, Welch ainda revolucionou toda a cadeia de autoridade da empresa, dando maior poder e liberdade para agir aos seus subalternos. Uma das consequências de tal ação foi a diminuição da burocracia na hora da tomada de decisões e maior rapidez para agir.

Mas Welch não é querido por todos, ficou conhecido como “Neutron Jack”, apelido que o comparava a uma bomba, justamente, pelo corte massivo no número de funcionários.

Ele ainda dividiu os trabalhadores com cargos altos na empresa em grupos: A (funcionário comprometido com a empresa), B (maior parte da empresa, componente importante da rede e que faz a cia. funcionar) e C (funcionários desmotivados e que não exerciam seu potencial em 100%).

Quanto maior a altura, maior o tombo

Com grande margem de lucro e a empresa voando, foi assim que Welch encerrou o seu período na GE. Entretanto, hoje, a multinacional é bem menor do que já foi, muito por conta dos prejuízos gigantescos da GE Capital, um dos braços da empresa, responsável pela parte financeira. A crise só se agravou com a sucessão de tragédias no início do milênio, como o atentado nos EUA e a crise econômica de 2008.

Passagem do bastão

Welch criou um método de preparo de seus sucessores: de acordo com ele, cada um deveria ter duas ou três opções para sucedê-lo. Para ver quem era melhor e mais suscetível ao cargo, eles deveriam disputar entre si a vaga no cotidiano. Tal método deu tão certo que um de seus sucessores se tornou presidente da gigante 3M, outro assumiu o comando da empresa Home Depot.

Frases famosas de Welch

  • Quando se é dono de suas escolhas, também se é dono das consequências;
  • É melhor agir rápido que esperar muito;
  • Se você não está confuso, não sabe o que está acontecendo;
  • Encare a realidade como ela é e não como gostaria que fosse;
  • Uma missão que é armadilha para as empresas: tentar ser tudo para todas as pessoas, o tempo todo;
  • Nenhuma visão vale o papel em que é impressa, a menos que seja comunicada constantemente e reforçada com recompensas,
  • A missão diz exatamente para onde você está indo, e os valores descrevem os comportamentos que te farão chegar lá.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile