em

PIB tem alta de 0,6% no trimestre encerrado em agosto, diz FGV

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve alta de 0,6% no trimestre findo em agosto deste ano, na comparação com o trimestre encerrado em maio. O dado é do Monitor do PIB, divulgado hoje (16) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na compara√ß√£o com o trimestre encerrado em agosto do ano passado, no entanto, o PIB teve uma queda de 0,3%. Considerando-se apenas o m√™s de agosto, o PIB cresceu 0,9% na compara√ß√£o com julho deste ano e 0,2% em rela√ß√£o a agosto de 2018.

A alta de 0,6% do trimestre terminado em agosto na compara√ß√£o com o trimestre encerrado em maio √© resultado de crescimentos nos tr√™s setores produtivos: servi√ßos (0,4%), ind√ļstria (0,2%) e agropecu√°ria (2,4%).

Ainda neste tipo de compara√ß√£o, pelo lado da demanda, houve altas de 3% na forma√ß√£o bruta de capital fixo, isto √©, os investimentos, e de 0,7% no consumo das fam√≠lias. O consumo do governo recuou 0,1% e as exporta√ß√Ķes ca√≠ram 5,2%. As importa√ß√Ķes tiveram alta de 2,9%.

Avalie o conte√ļdo