em

Hotéis apostam na sustentabilidade para atrair novos hóspedes

Empreendimentos buscam se firmar como players com responsabilidade ambiental, para atrair novos usuários

Ilustração. Foto: Pixabay

A responsabilidade ambiental se tornou um imperativo para empresas de diferentes segmentos. As boas práticas são influenciadas por vários fatores, como o desejo por conquistar maior fatia de mercado, a necessidade de se respeitar a legislação e também o fato das novas gerações cobrarem maior posicionamento corporativo sobre temas globais. Com o setor hoteleiro, não é diferente. Em busca de se diferenciar do mercado já saturado, alguns hotéis tentam aproveitar um nicho de mercado ainda pouco explorado.

Preço, conforto, serviços, estrutura e localização ainda dominam o ranking de atributos utilizados pelos hóspedes para avaliar uma acomodação em diferentes locais do mundo. Mas, quando há a possibilidade de aliar satisfação pessoal com boas práticas sustentáveis e ambientais, há ainda mais chance de se obter bons resultados. Com base nessa percepção, empreendimentos hoteleiros buscam implementar melhores práticas, tanto na construção, quanto na operação do dia a dia.

Os motivos são vários e vão desde a redução de custos (com maior eficiência energética, com controle de consumo de equipamentos como ar-condicionado inverter e chuveiros) até a melhora de imagem e o real desejo de contribuir para um mundo mais sustentável. De quebra, os hotéis podem direcionar a comunicação aos millennials, mais inclinados a procurar opções que estejam de acordo com os valores que possuem — entre eles, o bom uso de recursos e atividades em meio à natureza. De acordo com o TripAdvisor, por exemplo, 25% dos americanos estão dispostos a escolher hotéis eco-friendly.

Reutilização de água, troca de lâmpadas tradicionais por led, reflorestamento, diminuição de combustíveis poluentes como o óleo diesel e uso de  fontes renováveis de energia, como solar e eólica, são algumas das ações desenvolvidas por diferentes hotéis espalhados pelo Brasil. Além disso, muitos empreendimentos oferecem atividades em meio à natureza e reforçam o contato do ser humano com o meio ambiente.

Todas as ações funcionam como exemplo para os colaboradores e também para o público final. As iniciativas podem ter aspecto educativo e instruir também as crianças sobre como é possível ter um planeta mais sustentável e ecológico. Por outro lado, muitos acabam por levar essas dicas e ações também para suas casas.

O turismo sustentável é, hoje, um dos principais pilares econômicos para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de se desenvolver boas práticas para o planeta. Além de poder desenvolver economicamente uma região, também promove a cultura das comunidades locais e colabora para um mundo mais sustentável. Para dar visibilidade a essas iniciativas, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) promove desde 2012 o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em parceria com o Ministério do Turismo. O resultado está aberto para todos os usuários.

A rede de escolas, Minds Idiomas, capacitou mais de 100 hotéis e restaurantes em Belém p/ o Círio de Nazaré- Gerando empregos nas escolas e nos estabelecimentos de Alimentos bebidas e hospedagens. Foto: Divulgação

Círio de Nazaré movimentará 32 Milhões de dólares e tem previsão de número recorde de turistas do exterior

Produção de algodão. Foto: Divulgação/Abapa

Laboratório na Bahia garante novo recorde de amostras de algodão analisadas em uma só safra