em

Instagram: Como essa rede pode impulsionar as vendas?

As redes sociais são a oportunidade perfeita para as empresas se conectarem com seus consumidores

No Brasil, atualmente, temos cerca de 116 milhões de pessoas na internet, o que equivale a mais ou menos 64% de toda a população do país. E, segundo dados da Comscore, o Brasil possui os usuários que passam mais horas diárias nas redes sociais

Ou seja, há uma grande audiência que utiliza a mídia para as mais diversas funções, sendo desde lazer até para compras. Isso mostra que é imprescindível estar presente nas mídias. Se a sua marca quer ser conhecida e quer competir em um cenário desafiador, ser ativo nas mídias sociais é regra básica. 

E estar presente nesse contexto serve para qualquer tipo de empreendimento, de médias a grandes empresas.

Importância de estar presente nas mídias digitais

As redes sociais são a oportunidade perfeita para as empresas se conectarem com seus consumidores. Elas são o meio para as marcas criarem relacionamentos, mostrarem seus posicionamentos, projetos e produtos e também promoverem interações.

Esse é um canal com custo baixo e flexível, que permite não só alcançar toda a audiência mas também segmentar seu público. Além de estar por dentro das tendências e conversar diretamente com o que está em alta e também de proporcionar mais destaque para sua empresa.

O uso dentro de cada mídia também é bastante abrangente. Seus conteúdos podem ter um viés mais de relacionamento e engajamento, focados em entretenimento.

Veja também: Melhores maneiras de ganhar 100 seguidores de graça no Instagram: Reais & Ativos.

Podendo ter um cunho mais profissional ou até com temas específicos do seu nicho de atuação. As possibilidades, formatos e ações são infinitas.

O uso das mídias sociais se tornam uma ferramenta poderosa para atingir os objetivos do seu negócio, principalmente com um planejamento de marketing bem definido, com ações complementares de cro e um bom conhecimento do seu lead em potencial.

Maior engajamento e interação

Dentre várias vantagens de se utilizar as mídias sociais, aqui destacamos o grande potencial de engajamento e interação. Cada vez mais nota-se como traço comum de comportamento do consumidor a busca pelo contato direto e íntimo com a marca.

Os fãs das empresas gostam de curtir, compartilhar e comentar em publicações das empresas que admiram. Quando as pessoas entendem que podem ter um relacionamento diferente com a empresa, elas passam a interagir mais, reagindo, opinando, elogiando ou até mesmo criticando as ações da empresa. 

E, na medida que as empresas entenderem que investir nessa relação trará resultados impactantes e diferencial competitivo, elas passarão a interagir ainda mais e vão se destacar dos concorrentes.

Apostar na resposta e em posts que promovam a interação, trará mais vendas e fidelização desses clientes.

Dados sobre o Instagram

São diversas as redes sociais e possibilidades de ambientação. Mas aqui, focaremos no Instagram por sua grande capacidade de alcance e comercial. Um excelente benefício do Instagram é a possibilidade de criar uma conta comercial na plataforma. 

Com isso, o negócio tem acesso a informações como gênero, faixa etária e localização do público, além de análises e métricas dos posts. O acesso aos dados é fácil e intuitivo de ler. Assim, você consegue mencionar onde está acertando e quais são os pontos de evolução. 

Conhecendo o que o público gosta de consumir e o que gosta de comprar, a sua marca consegue tirar insights valiosos para a tomada de decisão. Outro ponto relevante e inovador foi a criação do Instagram Shopping. Isso gerou a construção de um catálogo virtual, ligado diretamente ao seu site, levando o seguidor para a compra de forma rápida e simplificada. 

Com isso, a probabilidade de perder a compra é muito baixa. Afinal, o consumidor se interessou por um produto e já está sendo instintivamente redirecionado para a compra. Com o gatilho emocional de urgência ativo, o consumidor passa a comprar os seus produtos e conhecer mais sobre sua empresa. 

Nesse cenário, a presença das empresas no Instagram moderniza sua imagem no mercado. Além de criar um relacionamento com os seus clientes, baseado em informações relevantes.

4 razões para Investir no Instagram

Vamos listar outros 4 fatos que reafirmam a importância de investir no Instagram e usar de vários recursos disponíveis nessa plataforma. Essa rede é uma fonte de dados e propicia estratégias variadas.

Conheça mais seu poder e entenda como usar os recursos a favor do seu próprio negócio. A versatilidade do Instagram te permite usá-la como ferramenta de venda.

Um recurso para atração de novos leads qualificados, formato dinâmico para atrair potenciais clientes para o site e até mesmo uma fonte de anúncio. 

Saiba também: Loja no Instagram: veja três passos para montar o seu negócio.

#1 Comunicação por meio de imagens

O Instagram viralizou principalmente por suas postagens terem um apelo visual mais forte do que por meio de textos. E isso chamou muito a atenção de muitos usuários, que passaram a integrar a rede para vislumbrar boas imagens.

Isso ocorre porque as imagens geram uma conexão e um apelo emocional praticamente imediata se comparadas a um texto. Elas são facilmente entendidas e consumidas de forma natural, fazendo com que o usuário nem sinta dificuldade de absorção do conteúdo.

Empresas que apostarem em imagens, vídeos, IGTVs e reels cativantes e atrativas podem transformar sua rede em algo que vá além de catálogos de produtos e serviços. Produzir conteúdos relevantes e que transmitam o valor e o propósito da marca gera empatia entre os seguidores, além de atrair novos. 

O recurso das postagens e boa adequação do seu feed pode ser um recurso poderoso para a construção de um branding positivo e marcante na mente dos usuários.

#2 Diferentes formatos de anúncios

Além das postagens orgânicas, o Instagram oferece o recurso de fazer anúncios e promover a automação de marketing. Eles são bem vantajosos pois aparecem em formato linear e arrojado.

Existem atualmente 6 formatos de anúncios disponíveis: anúncios do stories, anúncios de foto, anúncios de vídeo, anúncios em carrossel, anúncios de coleção e anúncios no explorar. 

O Instagram também é bem democrático em como comprar esses anúncios, podendo ser no aplicativo, no gerador de anúncios e com parceiros do Instagram. Assim, cabe avaliar qual é o mais vantajoso e qual apresenta o melhor custo x benefício.

#3 Divulgação do Produto

Para as contas comerciais, há a possibilidade de criar o seu catálogo virtual. Isso foi uma sacada interessante feita pelo Instagram e inovou o formato de compras. A divulgação do catálogo torna o processo de compra mais atraente e efetiva, pois os produtos e serviços são facilmente encontrados e visualizados pelos seguidores.

Assim, esses usuários podem conhecer o que é vendido, seus formatos, cores, tamanhos e vários outros itens importantes para a decisão de compra. Outro fator interessante é a possibilidade de indicar o preço do produto. 

Para os comerciantes da rede, é muito comum receber mensagens diretas perguntando preços e informações de compra. Ao fornecer todos os dados, inclusive os de preço, a empresa ganha em demonstrar qualidade a partir do preço.

Bem como chamar atenção para valores justos e promocionais e também para melhorar a experiência do consumidor com a loja.

#4 Instagram Stories

O Instagram Stories é uma funcionalidade que consiste na postagem de um conteúdo, seja imagem ou vídeo, com curta exibição e prazo de apenas 24 horas para a visualização. Atualmente os stories contam com diversas ferramentas como o uso de filtros, Boomerang, Layout e Reels. 

Isso permite a criação de publicidades e conteúdos altamente dinâmicos e criativos. O uso dos stories se torna benéfico para as empresas pois quebra um pouco a visão artificial de postagens regulares de imagens e vídeos. Esse recurso ajuda a passar uma imagem mais humanizada da marca.

Aliás, os stories permitem com que os conteúdos disponibilizados sejam altamente personalizáveis e passam uma sensação de exclusividade. Para quem está assistindo os stories, passa uma ideia de que está consumindo um conteúdo particular e de dentro do universo da empresa.

Conclusão

As mídias sociais se tornaram um fenômeno chamativo e habitual no cotidiano das pessoas. É cada vez mais comum nos deparamos com jovens, adultos e idosos conectados nas redes.

Esse é um cenário oportuno para empresas se conectarem com seus públicos e também de fazer uma construção de marcas atrativas e interessantes para novos clientes.

Ser humano, transparente e constante nas publicações do Instagram, uma rede em constante crescimento, traz um diferencial para sua marca e seu alcance.

Para ter uma ligação ainda mais especial com seu público, por que não investir em brindes nos pós-compra? Imagina o impacto que teria para cada primeira compra de um usuário?

Aposte em se diferenciar e se conectar com seus seguidores. 

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Instagram Ads: Como criar boas campanhas?

(Imagem ilustrativa/Pexels)

5 dicas para começar a investir em criptomoedas