A Região Sul do país está com mais de 40 concursos abertos para diversas áreas, com vagas imediatas e também para cadastro reserva, sendo a Fundatec a banca executora. Entre as opções estão: 

Concurso da Universidade Federal do Paraná: com 13 vagas para o cargo de Professor da carreira do magistério superior. 

Concurso da Prefeitura de Guabiju / RS: 6 vagas abertas para novos servidores para quadro geral de pessoal. 

Concurso da Prefeitura de Balneário Camboriú / SC: com 5 vagas para Especialista Ambiental, para atuar na Secretaria do Meio Ambiente.  

Concurso da Prefeitura de São João do Oeste / SC: tem vagas para Nutricionista, Professor, Viveirista e Operador de Equipamento Pesado. 

Concurso da Prefeitura de Bandeirante / SC: com 6 vagas em aberto para cargos de ensino médio e superior.  

Concurso do Serviço Social Autônomo PARANACIDADE: promove 15 vagas de nível médio e superior.  

As inscrições podem ser feitas online, no site indicado por cada instituição, além disso, algumas abriram as portas para o cadastro ser realizado na Prefeitura, para aqueles que não têm acesso à internet. 

O passo a passo de como se inscrever e saber mais detalhes sobre as horas de trabalho, nível de ensino solicitado, dia e horário da prova, remuneração e taxa de inscrição, entre outros, está descrito no edital dos concursos abertos.

Onde conseguir estudar gratuitamente? 

É de conhecimento geral que os concursos públicos atraem milhares de pessoas todos os anos. A exigência das provas é cada vez maior e a concorrência por uma vaga também.

Por estes motivos, estar bem preparado é essencial para garantir uma boa nota. Hoje em dia, existem diversas formas para isso, há diferentes sites que podem ajudar o candidato a estudar.

Prepare-se para ir bem nos concursos abertos 

Para participar dos concursos abertos, além de muito estudo e disciplina, os candidatos podem se preparar de outras maneiras. Começando pela leitura do edital, escolhendo a área que deseja ingressar, organizando e planejando os materiais que irá estudar. 

Além disso, podem procurar um bom curso preparatório, definir um tempo para cada matéria, fazer revisões e criar um cronograma para seguir. É importante sempre manter um foco, mas fazer um intervalo entre os períodos de estudo, para aumentar a concentração.  

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora