em

Prospecção de clientes: entenda o significado e como isso pode impulsionar suas vendas

Aproximar empresa de potenciais clientes e direcioná-los para compra: esta é uma das etapas mais importantes para vender serviços e produtos

De uma forma rápida e simples, a prospecção significa ir atrás de possíveis clientes que correspondam ao perfil do seu negócio. Uma série de atividades são desenvolvidas por vendedores e pela área de marketing de uma empresa, com objetivo de descobrir algumas informações para criar um relacionamento comercial.

Esse é um passo fundamental para a empresa, já que é o ponto de partida de toda a venda: saber quem são os clientes e quais são os problemas deles. A partir disso, é possível criar as soluções ideais e fazer com que o negócio seja fechado de forma mais objetiva. 

Sendo assim, a prospecção é responsável por fazer com que os clientes evoluam em um funil. Se os potenciais clientes não forem abordados por sua empresa, eles não vão amadurecer a decisão de comprar.

Existem diferentes tipos de prospecção de clientes. As variáveis são de acordo com cada empresa e com as especificações dos serviços/produtos oferecidos. Um dos primeiros passos é traçar o perfil. Faça pesquisas e insira no banco de dados informações dos principais clientes e quais são os mais lucrativos. Direcionar o público é fundamental para qualquer ação que seja realizada.

Caso o seu negócio tenha mais de um tipo, é sugerida a criação de personas diferentes para, justamente, ter a maior diversidade possível de clientes. Para cada um dos compradores, dê nome, idade, profissão, hábitos e outras características que são semelhantes ao público real. 

Uma boa dica é apostar na fidelização dos clientes; afinal, de nada adianta conquistar novos consumidores se eles não comprarem novamente. Gerar engajamento, estreitar o relacionamento e ter uma comunicação transparente é necessário para garantir o cliente.

Depois que tudo estiver alinhado, entra em ação a captação de leads. Crie listas com os possíveis clientes e contatos. Assim, é possível proporcionar uma interação com conteúdos que sejam atrativos e de qualidade. 

Listas, personas e informações incluídas no banco de dados: tudo se conecta, mas prospectar clientes não será possível se você não tiver uma boa tecnologia a seu favor. Muitos resultados positivos estão atrelados às ferramentas de gestão de dados. Você pode analisar e monitorar todos os indicadores, facilitando o desenvolvimento de estratégias para fidelizar os clientes, além de criar fluxos de chat com as chamadas de API, o que contribui para uma organização e personalização maior no momento dos atendimentos. 

Prospectar não resulta apenas em boas vendas. Com as dicas, somadas a um bom treinamento dos colaboradores que integram a empresa, o processo fica mais eficiente. Assim, a equipe evita perder tempo com abordagens que provavelmente não vão dar certo e direcionam todos os esforços para solucionar os problemas de quem realmente deseja comprar o seu produto. 

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Sair da versão mobile