em

Marketing digital: de profissão do futuro para realidade de muitos profissionais atuais

Área de atuação do marketing tem se destacado ao longo dos últimos anos

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Muitos dizem que o Marketing é a profissão do futuro. Mas a atuação no mercado já é uma realidade nos dias de hoje. Isso porque, há alguns anos, grandes mudanças aconteceram em relação à venda e compra de produtos e serviços. 

As redes sociais se popularizaram e permanecem presentes na vida da maioria das pessoas. Dados da Cetic.br mostram que cerca de 134 milhões de pessoas são usuárias de internet no Brasil – 90% destas acessam a rede todos os dias.

Isso aumentou e estreitou a relação que empresas tinham com clientes, transformando o dinamismo e colocando o Marketing Digital em evidência. Segundo um estudo produzido pelo Serviços de Proteção ao Crédito (SPC), 39% das pessoas consultam alguma rede social antes de definir qual produto será comprado. Isso não interfere propriamente se será em loja virtual ou física, mas o fato é que o consumidor toma a decisão de adquirir algum serviço por meio do Marketing Digital.

Esse é um segmento profissional que estava presente em um estudo publicado no início do ano pelo LinkedIn. Lá, a plataforma apontou quais eram as principais profissões de 2021. No entanto, a área de Marketing Digital tem sido destaque ao longo dos últimos anos. Inclusive, dados de uma pesquisa realizada em 2014, pela Conversion em parceria com Search Masters Brasil, já apontavam que quase 60% dos profissionais que estavam presentes no Marketing Digital tinham entre 18 e 33 anos. 

O crescimento do Marketing Digital

Há um crescimento em todos os sentidos, incluindo a competitividade do mercado. Com isso, muitas empresas investem na área para que a promoção de seus serviços seja melhorada. Segundo a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento. Esse estudo revela que o Marketing Digital está disseminado no mercado brasileiro e ganha consistência a cada ano que se passa. 

Automaticamente, esses investimentos geram novas oportunidades em um mercado de trabalho extremamente competitivo em várias regiões do país. Sendo assim, com a procura de vagas de emprego no RJ, na BA, em SP e em outras regiões, o Marketing Digital também é uma possibilidade a ser pensada.

De forma clara e objetiva, esse pode ser o momento ideal para iniciar um curso de graduação na área. São várias vertentes. O profissional pode trabalhar no setor público, privado ou até mesmo iniciando uma carreira no empreendedorismo e abrir o seu próprio negócio. 

Definitivamente, o Marketing Digital veio para ficar, mesmo após a pandemia do novo coronavírus, já que foi um setor que não foi afetado negativamente. Sendo assim, as empresas vão seguir investindo nele, por ser uma das ferramentas mais atrativas nos tempos em que vivemos. 

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Sesab)

Bahia registra 7 óbitos por Covid-19; sistemas do Ministério da Saúde permanecem indisponíveis

(Foto: Divulgação)

Bahia registra 4 óbitos por Covid-19; sistemas do Ministério da Saúde permanecem indisponíveis