em

Concursos PF: excedentes começam a ser convocados

Além das possíveis nomeações referentes ao último concurso da PF, existem outros públicos que podem ser abertos em 2022 nesta área

(Foto: Divulgação)

Para quem está de olho nos concursos da Polícia Federal, a boa notícia é que o Ministério da Justiça já recebeu pedido formal da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) para convocação de aprovados excedentes do último certame. Pedido similar já havia sido encaminhado em agosto deste ano para o diretor de Gestão de Pessoal da Polícia Federal (PF), Oswaldo Gomide. 

De acordo com avaliação da Fenapef, a convocação é algo benéfico, pois será possível fazer o chamamento de aproximadamente 3.800 profissionais que ocupariam posições dentro da PF, contribuindo para dar mais celeridade aos trabalhos da instituição. Já existe uma previsão de convocação, por parte do Governo Federal, de 500 excedentes para ao longo de 2022. 

Último Concurso da PF

O último concurso da PF, como tradicionalmente ocorre, teve uma disputa bem acirrada, foram 321.014 candidatos disputando uma das 1.500 vagas que foram distribuídas entre as funções de agente, escrivão, papiloscopista de delegado. As candidaturas na época aconteceram da seguinte forma: 

  • Agente: 222.304
  • Escrivão: 53.486
  • Papiloscopista: 17.567
  • Delegado: 27.657
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Mais concursos públicos para 2022

Além das possíveis nomeações referentes ao último concurso da PF, para quem tem interesse nas carreiras de segurança pública, existem outros públicos que podem ser abertos em 2022 nesta área. 

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) tramita no Congresso Nacional desde o dia 31 de agosto e prevê oportunidade para diversas áreas. A boa notícia para os candidatos é que houve uma significativa ampliação no número de editais, já que antes eram previstas 41,7 mil vagas. 

O texto terá que passar pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização para depois ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Esse processo precisa ocorrer até o dia 22 de dezembro, que é quando se encerra os trabalhos do Poder Legislativo. 

Neste contexto, existe a possibilidade de que as polícias nas mais diversas esferas sejam contempladas:

Polícia Civil

Existe a expectativa de que o órgão tenha concursos abertos em 2022 nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, Sergipe, Paraíba, Roraima, Tocantins, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Roraima. A perspectiva é que sejam oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com salários que superem a casa dos R$ 14 mil mensais. 

Polícia Militar

Além da civil, para quem vislumbra uma vaga na polícia militar do seu estado também existe a possibilidade de que os certames ocorram em várias localidades. Entre os estados que podem ser contemplados estão Minas Gerais, Sergipe, Goiás, Amapá, Roraima, São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo e Paraná. O certame também contempla vários níveis de escolaridade com várias vagas. 

Bombeiros

Rio Grande do Norte, Piauí, Rio de Janeiro, Pará, Goiás e Espírito Santo são estados com concursos para a instituição dos bombeiros em 2022. A maior parte deles já está com a tramitação do concurso em andamento, faltando alguns detalhes como escolha de banca organizadora para a efetiva publicação de edital. O número de oportunidades previamente divulgado chega a 3.300.

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Indústria têxtil é a segunda maior empregadora do país

(Imagem ilustrativa/Freepik)

12º Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais acontece nesta semana