em

Diferenças entre cerveja artesanal e industrializada

Entenda melhor sobre a proposta das cervejas artesanais e suas principais diferenças com as cervejas industrializadas neste post!

(Imagem ilustrativa/Freepik)

As cervejas artesanais têm recebido cada vez mais destaque e interesse no mercado. Não é para tanto, sua embalagem, métodos de preparação e até valores se destacam das industrializadas. Mas você sabe realmente o que diferencia esses dois tipos de bebidas alcóolicas?

Entenda melhor sobre a proposta das cervejas artesanais e suas principais diferenças com as cervejas industrializadas neste post!

A escolha dos ingredientes

Quem já entende de cerveja sabe que o primeiro passo para adquirir uma nova bebida é olhar sua composição no rótulo. Cervejas artesanais dão muita atenção a todos os ingredientes e prezam pela ausência de corantes, antioxidantes e estabilizantes.

As industrializadas geralmente contém além do malte de cevada, arroz e milho, o que acaba barateando a produção, mas entregando uma experiência de degustação inferior a das artesanais.

O mestre cervejeiro é, portanto, um verdadeiro artista que testa combinações e quantidades, entregando uma bebida única.

A experiência da cerveja

Muitas pessoas que optam pela cerveja artesanal estão em busca de uma experiência sem igual. Experimentar para descobrir novas possibilidades é um fator de suma importância para essa bebida. Enquanto a industrializada pode chegar em escalas imensas de produção, impedindo as combinações de degustação.

Desse modo, o público da cerveja artesanal pode ser classificado como pessoas com um nível mais elevado de exigências que estão preocupadas com a composição e as sensações da cerveja.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

A fabricação

As cervejas podem ser produzidas de diversas maneiras, tanto em questão de tipo de fermentação quanto sobre o estilo da bebida. Mudar apenas um ingrediente pode fazer uma cerveja completamente diferente.

Isso pode ser um fator positivo para os amantes de cerveja descobrirem novas possibilidades, mas pode elevar os custos da produção. Já as receitas das cervejas industrializadas seguem um padrão e buscam agradar um público muito grande, além de oferecer preços mais baixos.

Os rótulos diferenciados

Design de produto é um fator importante para atrair os clientes alinhados com a marca, por isso as cervejas artesanais investem tanto em identidade visual. Como geralmente diversas opções ficam dispostas em prateleiras, o consumidor em potencial deve ser seduzido pela aparência para então verificar a composição.

Em contrapartida, as latinhas e garrafas de cerveja industrializadas muitas vezes apostam em armazenagem, já que são adquiridas em grandes quantidades. Isso faz com que naturalmente uma padronização aconteça e a principal diferenciação seja pelo nome das marcas.

Onde adquirir as melhores cervejas?

Depois desse conteúdo fica claro que a cerveja industrializada e artesanal têm propostas e públicos diferentes, mas nada impede de consumir as duas! Se você está procurando os melhores preços, consulte atacados e distribuidoras de cerveja. Gostou desse post? Compartilhe com os amigos e continue lendo muito mais sobre culinária e bebidas!

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como limpar banheira após o uso

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Quais são os tipos de requeijão disponíveis no mercado?