em

Dupla nacionalidade: Conheça os 7 jogadores brasileiros naturalizados europeus

Repleto de imigrantes, o continente europeu abriga cada vez mais diversidade de nacionalidades nas competições esportivas

(Crédito: Pepe, Portugal)
(Crédito: Pepe, Portugal)

Ter dupla cidadania, além de permitir viagens entre diferentes países com mais facilidade, também é uma oportunidade para conseguir emprego sem empecilhos. E não é diferente quando o assunto é futebol, uma vez que cada vez mais clubes europeus contratam jogadores brasileiros para fazer parte do time e competir em grandes campeonatos, como a Eurocopa e Copa do Mundo.

Conheça sete jogadores que nasceram no Brasil ou foram naturalizados brasileiros em algum momento e, agora, jogam na Europa:

1. Thiago Alcântara – Espanha

Filho de brasileiros, Thiago Alcântara nasceu na Itália e morou na Espanha, tendo ao todo, 3 nacionalidades diferentes. Fechando seu contrato com Liverpool em 2020, ele também já foi jogador na Alemanha por sete anos e conquistou diversos títulos.

2. Pepe – Portugal

Em 2007, Pepe, jogador brasileiro nascido em Maceió – AL, conseguiu sua cidadania portuguesa após ter deixado o país com apenas 17 anos em busca de uma melhor oportunidade no esporte e ter passado alguns anos em clubes europeus, sendo um verdadeiro destaque em campo.

3. Marlos – Ucrânia

Contratado pelo São Paulo em 2009, e tornando- se titular em 2014, o brasileiro Marlos hoje é um destaque no time da Ucrânia, Metalist Kharkiv. Tendo conquistado a nacionalidade ucraniana em 2017, ele segue como parte da seleção oficial do país.

4. Mário Fernandes – Rússia

Paulista, Mário Fernandes nasceu em São Caetano do Sul e atuou no time do Grêmio de 2009 a 2012, sendo contratado pelo time russo CSKA Moscou logo em seguida e, em 2016, ele conseguiu sua cidadania, que garantiu a ele uma posição na seleção russa.

5. Rafael Tolói – Itália

Rafael Tolói nasceu em Mato Grosso do Sul e iniciou sua carreira ainda em 2009, passando por alguns times nacionais até 2014, quando foi jogar na Roma, onde fez história, sendo hoje um cidadão italiano.

6. Jorginho – Itália

Natural de Santa Catarina, Jorginho se mudou para a Itália em 2007, onde trabalhou com Verona até 2014, quando foi contratado pelo time de Napoli, sendo que hoje ele é naturalizado italiano e joga para o Chelsea.

7. Emerson Palmieri – Itália

Passando brevemente pelo time do Santos, Emerson Palmieri hoje também é um cidadão italiano, passando por diversos clubes até 2018, quando foi contratado para fazer parte da seleção do país.

(Foto: Sesab)

Bahia registra 1.362 novos casos de Covid-19 e mais 24 óbitos pela doença

(Foto: Carol Garcia/GOVBA)

SAC oferece atendimento especial aos sábados em Barreiras e mais sete postos no interior