em

Novas tendências garantem conforto e segurança aos motociclistas

Graças ao crescimento da procura por estes veículos, setor automotivo busca investir em tecnologias para melhorar experiência dos condutores

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)
(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

As motocicletas têm se tornado uma opção cada vez mais desejável por grande parte da população, principalmente nas grandes metrópoles, graças à sua facilidade em se desvencilhar do trânsito crescente, fora que ainda algumas pessoas utilizam as motos como forma de garantir uma renda extra.

O crescente interesse do grande público por este meio de transporte fez com que o setor automotivo passasse a dar mais atenção às demandas dos consumidores, e agora já conta com design mais arrojado e recursos tecnológicos e mecânicos cada vez mais modernos, para garantir a segurança e o conforto do motociclista, se tornando uma tendência para os próximos anos.

As scooters ainda não possuem um investimento considerável de tecnologia em sua composição, e, por causa disso, são consideradas uma tendência na qual este tipo de moto não seja apenas um meio de locomoção, mas que sirva também como alternativa para dispositivos de comunicação.

A conexão entre o mundo digital e o analógico é uma das grandes apostas apresentadas em diversos salões de automóveis espalhados pelo mundo, justamente para facilitar na mobilidade urbana, conectando o condutor diretamente ao veículo e o adaptando às suas necessidades ao realizar o deslocamento.

Não é novidade para ninguém que o motociclista possui uma grande dificuldade em se comunicar com qualquer pessoa enquanto está pilotando, o que acaba se tornando um grande agravante, principalmente para condutores que utilizam as motos como forma de garantir uma renda extra e precisam estar conectados em basicamente todo o percurso.

Um dos meios para facilitar a vida dos motociclistas, apresentado desde 2017, em um evento pela BMW Motorrad, são os modelos de scooter com propulsão elétrica e total conexão com smartphones, que são uma aposta da marca para o mercado.

Este modelo se trata, basicamente, de possuir o conceito elétrico Link, que conta com uma função que conecta o veículo com o celular do motociclista, fazendo com que o condutor tenha acesso a diversas funcionalidades para facilitar no dia a dia. Dentre estas funções, possui uma agenda, com a possibilidade de escolher as melhores rotas para algum compromisso e até mesmo selecionar músicas, de acordo com o gosto do usuário.

Há também um painel eletrônico, que permite ter acesso a diversas informações referentes ao desempenho do veículo, como velocidade, status da bateria e navegação. Abaixo do guidão, também se encontra uma central de comando em touch, onde o piloto pode utilizar os serviços disponibilizados, graças à conexão com o smartphone, e ainda pode transferir o comando do touch para os botões no guidão, possibilitando que o piloto controle tudo sem tirar as mãos do guidão nem se distrair para olhar a central de comando.

A Honda, ainda conta com uma nova tecnologia que leva o nome de Riding Assist (Assistência de Pilotagem, em português), que possibilita que a moto se equilibre sozinha, reduzindo drasticamente a possibilidade de queda do condutor. Isto é possível graças a sensores que movem o guidão de um lado para o outro, fazendo com que a moto encontre um eixo de equilíbrio, seja parada ou em movimento.

Apesar destas tecnologias deixarem as motocicletas cada vez mais práticas e seguras para os condutores, sabemos que, ao chegar no grande mercado, o valor do automóvel será elevado. Contudo, ainda existirão modelos de moto barata e que sejam acessíveis no mercado para os mais variados perfis de compradores. 

(Foto: Sesab)

Bahia registra 4.650 novos casos de Covid-19 e mais 103 óbitos pela doença

(Foto: Rafael Menezes/ Saúde GOVBA)

Bahia recebe nova remessa de vacinas contra Covid-19