Categorias: Dicas & Mais

Seis erros para evitar na carreira de freelancer

*Por Sebastián Siseles

Em tempos de crise econômica, muitas pessoas têm recorrido ao mercado freelancer, seja para complementar a renda, fazendo alguns jobs esporádicos ou tentando se estabelecer de vez no segmento. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, essa modalidade de trabalho não é tão simples assim e merece um planejamento adequado para gerar bons frutos. Além disso, é comum o profissional cair em ‘armadilhas’ ao ingressar na área. Alguns erros, inclusive, podem diminuir as chances de se tornar o seu próprio chefe, entre os principais:

  • Jogar tudo para o alto sem planejamento – se você está insatisfeito com o seu emprego e enxerga a possibilidade de se estabelecer como freelancer, o caminho mais indicado é fazer a migração de maneira gradativa. Mantenha o seu trabalho fixo até ter a certeza de que é isso mesmo que você quer ou de que tem o perfil certo para trabalhar por conta própria. No início, é melhor investir aos poucos na nova opção de carreira, fazendo as duas atividades paralelamente. De quebra, você terá tempo para identificar eventuais pontos fracos e fortes. Não descubra tarde demais que você detesta trabalhar sozinho.

  • Ser pouco produtivo – é comum a ideia de que atuar como freelancer é mais fácil do que manter um emprego com carteira assinada. Ledo engano! Se por um lado, existem algumas facilidades, como fugir do trânsito e fazer o seu próprio horário, por outro, é preciso trabalhar duro para se estabelecer. Afinal, o mais difícil não é conseguir o job e sim mantê-lo. Atender às demandas dos clientes com rapidez e qualidade é a alma do negócio.

  • Querer abraçar o mundo – produzir muito não significa pegar todos os trabalhos possíveis de uma vez só sem ter a expertise e o tempo necessários para desenvolvê-los. Escolha um nicho de mercado, trace uma meta e foque nela! Quanto mais específico e detalhista você for na hora de apresentar o seu trabalho, mais confiança o cliente terá em você. Somente depois de se estabelecer em alguma área pense em novos projetos.

  • Não fazer uma análise do mercado – antes de se aventurar nessa jornada, faça uma avaliação criteriosa para saber quais as áreas que estão em alta no momento e, mais, quais estão mais próximas do seu perfil. Saber a situação do mercado é fundamental se você quer ganhar dinheiro, trabalhando com algo que goste e que efetivamente saiba fazer. O seu cliente agradece!

  • Ignorar a estratégia de comunicação – se você quer escolher e não ser escolhido, precisa apresentar o seu trabalho de forma assertiva e eficaz. Comece fazendo um portfólio conciso e atualizado. De preferência, construa um site para apresentar os trabalhos mais importantes (uma ferramenta boa e simples é o WordPress) e fique à disposição para enviar mais detalhes por e-mail ou até mesmo marcar uma reunião. Ampliar o networking é fundamental! E, claro, mantenha as redes sociais do seu negócio atualizadas. Se você tiver condições, faça também um cartão de apresentação.

  • Não manter as finanças organizadas – controlar as despesas, de preferência em uma tabela do Excel, é primordial. Outra dica importante é guardar uma quantia de dinheiro todo mês para eventuais gastos extras que possam surgir com o tempo. Além disso, tente negociar para que o pagamento seja feito à vista. Aceitar qualquer condição apenas para ganhar o job pode comprometer o seu orçamento.

Como se vê, o caminho para o tão desejado sucesso envolve muita dedicação. Lembre-se de que agora você é um gestor do seu próprio negócio, por isso, amplie os seus horizontes, pesquise, estude e verá a sua carreira prosperar. Boa sorte!

Sebastián Siseles é Diretor Internacional do Freelancer.com, responsável pela expansão global do site. Formado em Direito pela Universidad de Buenos Aires, e em Marketing, com MBA pela University of Pittsburgh. Especialista em finanças corporativas e práticas gerais de negócios, o executivo também fundou várias empresas de comunicação e Internet.


Comunicar erro





Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: V7XEW4HLYGAYUHT e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...


Da Redação

Comentários estão fechados.

Artigos recentes

União Internacional de Telecomunicações aprova recomendação sobre Internet das Coisas coordenada pelo Brasil

A recomendação internacional do modelo de referência arquitetônico para dispositivos de aplicações da IoT (ITU-T Y.4460 - Architectural reference model…

18 abr 2019 22:35

PRF faz operação especial nas rodovias para feriado de Semana Santa

Foto: Agência Brasil A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou hoje (18) nas estradas fluminenses uma operação especial para o feriadão…

18 abr 2019 11:48

“Prefiro o slim ao ‘tanquinho”, afirma Letícia Daniela

Letícia Daniela é conhecida por sua beleza e pela boa forma que exibe tanto em suas participações na TV como…

18 abr 2019 11:02

Análises demonstram que não há presença de agrotóxicos na água distribuída pela Embasa

Diante dos resultados divulgados pelo Repórter Brasil sobre a presença de agrotóxicos na água, a Embasa informa que, de acordo…

18 abr 2019 10:51

Prima da cantora Thalia reúne famosos em São Paulo para comemorar lançamento de sua revista masculina

Jacqueline Mercedes, campeã do concurso A Garota Sexy Clube 2019 é prima de quinto grau da famosa Thalia, intérprete de…

17 abr 2019 21:38

Domínio “.br” completa 30 anos, um marco para a Internet no Brasil

CGI.br e NIC.br relembram a história do ".br", uma das maiores bases do mundo, com mais de 4 milhões de…

17 abr 2019 21:30