em

Evite gafes e problemas no trabalho com regras de etiquetas

A gafe de um parlamentar flagrado trocando mensagens pessoais com uma mulher durante uma importante votação na Câmara chamou a atenção de todo país. O deputado usava a rede social indiscriminadamente no ambiente de trabalho enquanto a discussão política era transmitida ao vivo para todo o Brasil. Esse tipo de comportamento poderia ter sido evitado caso o deputado tivesse seguido algumas regras de etiquetas. A psicóloga e professora, mestre em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Gisela Chicralla, ministra a palestra Comportamento no Trabalho: Etiqueta e Imagem Pessoal para que as pessoas possam se adequar no mundo corporativo.

O tema abordado na palestra mostra como é fundamental saber se comportar para quem está no mercado ou pretende voltar. São debatidos assuntos que vão desde a roupa que se veste ao linguajar usado dentro das organizações. A palestrante mostra, por exemplo, como agir quando o funcionário encontra algum diretor dentro do elevador. Nessas situações há pessoas que nem chegam entrar por vergonha. O público aprende que é preciso “vender” a sua imagem de forma positiva, a importância de ser visto, reconhecido, ter o cuidado de como acessar e se comportar nas redes sociais.

  • Usar o celular tornou-se um vício nos dias atuais. As pessoas não conseguem ficar sem mexer no seu aparelho e acabam usando em situações que deveriam ser evitadas como, por exemplo, nas reuniões de trabalho ou diante dos clientes. Se a sua função não exige estar conectado o tempo todo, é necessário deixar de lado este hábito – explica Gisela.

De acordo com a psicóloga, apesar do avanço das novas tecnologias e as mudanças do mundo moderno, as boas maneiras ainda ajudam a pessoa a construir sua imagem pessoal de forma positiva. No mundo corporativo, o marketing pessoal pode ajudar as pessoas que querem deslanchar suas carreiras. Segundo a especialista, tudo é observado, desde a postura, a entonação de voz até a maneira de se comportar.

  • Os profissionais precisam ter o cuidado com o que fala e com quem fala no trabalho. Não podemos mostrar a nossa insatisfação para os clientes internos e externos. Além de não ser elegante falar mal da empresa aonde trabalhamos, é fundamental que as pessoas se tratarem com respeito. Existe um ditado que fala: ”temos que tratar bem os nossos estagiários porque um dia eles poderão ser o seu chefe”. Caso contrário, essas atitudes não vão contribuir para uma carreira de sucesso.
Gisela Chicralla
Gisela Chicralla. Foto: Divulgação

Gisela Chicralla apresenta palestras, realiza treinamentos sobre como falar bem em público, trabalha com desenvolvimento de lideranças, comportamento no trabalho, e ensina outras habilidades, entre elas, técnicas de atendimento para clientes. Todos esses temas ajudam o público entender os requisitos necessários para ser um profissional mais produtivo e bem preparado.

Da Redação*

*Com colaboração de (jornalista, agência, assessoria ou especialista)

Desfile cívico-militar marca as comemorações do aniversário de Goiânia

Desfile cívico-militar marca as comemorações do aniversário de Goiânia

Doce ou travessura_Halloween Plaza Niterói

Plaza Shopping Niterói comemora seu primeiro Halloween com doces e travessuras