em

6 dicas para manter o bem-estar em home office

Neste artigo, vamos compartilhar 6 dicas importantes para ajudá-lo a manter o bem-estar enquanto trabalha no home office

Home office é uma tendência cada vez mais comum, mas também tem seus desafios. Por exemplo, manter o bem-estar enquanto trabalha remotamente pode ser difícil para algumas pessoas. No entanto, existem algumas estratégias que você pode usar para melhorar sua saúde mental e física quando trabalha de forma remota.

Neste artigo, vamos compartilhar 6 dicas importantes para ajudá-lo a manter o bem-estar enquanto trabalha no home office. Confira!

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

6 dicas para manter o bem-estar em home office

#1 Gestão do Tempo no home office

Uma das principais estratégias para manter o bem-estar enquanto trabalha em home office é aprender a planejar e gerenciar seu tempo de forma adequada. 

Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo:

• Estabeleça metas realistas e objetivos diários;

• Bloqueie períodos para tarefas específicas;

• Reserve um tempo para descansar, relaxar e se divertir entre as tarefas;

• Faça frequentes pausas curtas para aliviar o estresse;

• Organize a sua mesa e trabalhe em um ambiente limpo e organizado.

#2 Priorização de Tarefas

Outra estratégia importante para manter o bem-estar no home office é aprender a priorizar as tarefas. Isso significa que você deve se concentrar em tarefas mais importantes e não desperdiçar tempo com assuntos que não são urgentes. 

Para conseguir uma priorização eficiente você pode:

• Fazer uma lista de tarefas e classifique-as por ordem de prioridade;

• Manter seu foco nos compromissos mais importantes;

• Não começar várias tarefas ao mesmo tempo;

• Reservar algum tempo no final do dia para revisar as suas tarefas e verificar se estão todas completadas;

• Planejar o próximo dia para conseguir organizar tudo com calma e eficiência.

#3 Comunicação com a equipe

Mantenha uma comunicação fluida e aberta com a sua equipe durante o trabalho remoto. Tente estabelecer contato diariamente, mantendo-se informado sobre os projetos em andamento e compartilhando pequenas atualizações. 

Você também pode iniciar um chat on-line com seus colegas de trabalho para ajudar a quebrar as barreiras da distância. Além disso, use ferramentas de colaboração como Google Drive ou Dropbox para compartilhar e gerenciar projetos em grupo. 

Estas ferramentas ajudarão você e seus colegas a trabalharem de forma ágil no ambiente remoto.

#4 Criar uma rotina

Estabeleça uma rotina de trabalho para o seu dia e aumenta o bem-estar em home office. Essa pequena ação pode inclusive ser um método de ajuda na saúde mental. Planeje como você gostaria de gastar o seu tempo, os horários em que pretende trabalhar e quando vai parar para fazer pausas. Isso ajuda a mantê-lo focado e aumentar a produtividade

A rotina também o ajudará a separar sua vida pessoal e profissional, que é muito importante para manter um equilíbrio saudável. Crie sua lista de tarefas diárias e defina metas que você gostaria de alcançar. Se possível, organize seu dia em blocos de tempo dedicados a projetos específicos e lembre-se de incluir intervalos para descanso no meio do seu dia. 

Se você começar a se sentir desmotivado, mude alguns itens na sua rotina para torná-la mais interessante.  Você também pode usar aplicativos especiais para gerenciar seu tempo e ajudá-lo a se manter focado.

#5  Pausas para alongamentos para bem-estar em home office

Não esqueça de tomar pausas regulares durante o trabalho. Use esses intervalos para se desconectar do trabalho e melhorar a sua saúde mental. Fazer alguns alongamentos também é uma ótima forma de relaxar e liberar o estresse. Além disso, alongamentos ajudam a melhorar sua saúde física ao fortalecer seus músculos e prevenir lesões.

Então tire alguns minutos para alongar-se e se esticar durante o dia. Você pode até fazer exercícios simples, como yoga ou estiramentos, para ajudá-lo a manter um bom nível de energia e saúde.

Lembre-se: os alongamentos são fundamentais para todas as partes do corpo e ajudam a evitar problemas comuns, como hérnia de disco e lombalgia para quem passa muitas horas do dia sentado, principalmente com má postura.

#6 Organização do espaço de trabalho

Mantenha seu espaço de trabalho limpo e organizado. Certifique-se de ter tudo o que você precisa para realizar as suas tarefas, como computador, celular, agenda, canetas e papéis. Além disso, tente criar uma boa iluminação e garantir um clima saudável para trabalhar.

Crie também alguns espaços de descanso como um sofá ou almofada. Assim você pode relaxar, ler ou apenas descansar durante seus horários de intervalo. Finalmente, não esqueça de manter a sua área limpa e livre de distrações para que você possa trabalhar da melhor forma.

Se possível, reserve um cômodo da casa só para o seu trabalho e evite usar a cama para trabalhar. Para algumas pessoas, trabalhar em casa pode ser desafiador, mas com as dicas certas você consegue criar um ambiente produtivo e saudável. 

Uma boa organização do tempo, espaço de trabalho adequado e alongamentos são fundamentais para garantir a ergonomia no home office.

Veja também: Com home office, dores nas costas podem ser mais frequentes.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Rawpixel)

Dropshipping: 5 vantagens desse método

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

8 gatilhos mentais para potencializar as vendas