em

Neoenergia Coelba reforça dicas para prevenir acidentes e manter a segurança em reformas

Manutenções e construções exigem muitos cuidados, principalmente se tratando da eletricidade

A época junina já está se aproximando e nada melhor do que juntar a família, visitar os parentes, descansar e até mesmo festejar. Pensando numa melhor recepção para os visitantes, talvez seja uma boa hora para preparar a sua casa e realizar as obras que estava planejando. Manutenções e construções exigem muitos cuidados, principalmente se tratando da eletricidade. A maioria dos casos de acidentes que acontecem na construção civil ocorrem por falta de cuidados básicos. É pensando nisso que a Neoenergia Coelba atua de forma preventiva, informando, orientando e influenciando para todos os cuidados que devem ser adotados na hora de construir ou reformar.

A atuação de profissionais qualificados, além do uso de equipamentos de proteção individual e coletivo, são os cuidados iniciais na redução dos riscos. Evitar acessos e contatos indevidos com os fios elétricos é mais uma das regras de segurança e, infelizmente, a mais negligenciada. A aproximação das obras da rede elétrica, somadas à falta de atenção, o desconhecimento dos perigos e riscos, e o manuseio inadequado das ferramentas podem ser fatais, caso haja contato do trabalhador com a rede energizada.

Só instale antenas de rádio e TV longe da rede elétrica. Os suportes dessas antenas geralmente são de metal e, por isso, bons condutores de eletricidades. Durante a instalação, deve-se ter o cuidado ao movimentá-los ou incliná-los, sob o risco de atingir cabos energizados. Não se deve fazer a instalação ou remoção das antenas em dias de chuva ou fortes ventos e, caso ela caia em direção à rede elétrica, nunca tente segurá-la.

Antes de começar qualquer reforma ou obra, é preciso estar ciente de que as paredes, janelas, sacadas e telhados não podem ser erguidas em uma distância menor que 2,5 metros da rede de energia. Isso evita toques acidentais na fiação que podem resultar em acidentes graves, seja durante a construção ou melhorias da residência. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da distribuidora estão autorizadas a tomar tal iniciativa. Mesmo construindo distante dos fios, ao manusear arames, réguas de alumínio, vergalhões de ferro ou outros materiais metálicos, o cuidado é para não os inclinar, evitando, assim, o toque eventual na rede elétrica.

As obras em lajes ou no segundo e terceiro pavimentos exigem ainda mais prudência, porque ficam mais próximas da rede de média tensão. A Neoenergia Coelba lembra que na parte alta dos postes estão as linhas de 13,8 mil Volts ou mais. Uma aproximação dessa fiação é suficiente para provocar uma descarga elétrica de alta intensidade que pode causar queimaduras graves, levando até mesmo à morte.

A mesma recomendação vale para construção e reforma de telhados. O manejo de treliças, madeiras, telhas e calhas deve ser feito a uma distância segura dos cabos de energia, nunca inferior a 2,5 metros. Como esses, outros serviços como pintura de fachadas, instalação de painéis e trabalhos em andaimes devem seguir a mesma regra, de manter distância da rede de distribuição elétrica.

Mais dicas de segurança

– Na hora de fazer uma obra, mantenha uma distância segura (no mínimo 2,5 metros) que fique longe do fio do poste;

– Contrate profissionais qualificados;

– Redobre a atenção ao usar barras de ferro, sarrafo e outros tipos de materiais metálicos;

– Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede;

– Sempre use os equipamentos de segurança;

– Evite o contato ou proximidade com os fios, pois eles podem colocar em risco a sua vida;

-Não tente afastar a rede elétrica com nenhum tipo de material;

– Ao manobrar caminhões cuidado com a rede elétrica: sempre verifique a altura do caminhão em relação a rede;

– Instale a antena a uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;

– Em caso de fio caído, mantenha distância e ligue imediatamente para o 116.

Sobre a Neoenergia Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Atlético de Madrid está de olho em craque do Barcelona para reforçar posição-chave

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Por que exercitar a memória é importante para a saúde e como fazer isso?