em

6 dicas para otimizar seu site para dispositivos móveis

Como a formatação dos sites mobiles se diferem bastante dos sites para PC, você vai precisar abrir mão de alguns conteúdos ao fazer essa adaptação

A princípio, um site responsivo é capaz de se adaptar a qualquer tipo de tela, seja a do seu notebook, desktop, Ipad ou smartphone. Isso não apenas torna a experiência do usuário mais gratificante, como também pode colocar a sua página nos principais resultados de busca do Google.

Dito isso, hoje listaremos 6 dicas de otimização para você aplicar no seu site e aumentar ainda mais o número de visitas. 

Qual a importância do site responsivo? 

Para entender melhor a importância dessa prática, vamos analisar diferentes dados disponibilizados por algumas agências de comunicação:

Ao analisar esses dados, fica clara a necessidade de se criar websites capazes de atender essa demanda gigantesca de pessoas que acessam a internet pelo celular. 

Para se ter uma ideia do quanto o site responsivo é relevante no cenário atual, diversos projetos na web são criados para serem reproduzidos em smartphones ao invés de desktops. Chamamos esse conceito de Mobile First.  

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Otimize seu site para dispositivos móveis seguindo essas 6 dicas

  1. Velocidade de carregamento

Em suma, a taxa de rejeição do site tende a ser maior quando os artigos e os elementos presentes na página não carreguem com rapidez. 

Fora isso, você precisa estar atento ao fato de que grande parte das pessoas utilizam seus dados móveis para acessar a internet. Sendo assim, seu site precisa estar apto a carregar rapidamente mesmo quando a conexão da operadora estiver lenta.

  1. Design responsivo

Quando você acessa um site do seu celular e se depara com uma página completamente fora do esquadro, o motivo por trás disso é a falta de investimento em um design responsivo.

Desse modo, estruturar o site com um design adequado garante a boa experiência do seu cliente ao acessar os conteúdos da sua página.

  1. Conteúdo mais enxuto

Como a formatação dos sites mobiles se diferem bastante dos sites para PC, você vai precisar abrir mão de alguns conteúdos ao fazer essa adaptação.

Devido ao espaço reduzido, os artigos e os elementos presentes na sua página para mobile deverão ser exibidos de forma sintetizada e com mais objetividade. Tome cuidado para não ocultar muita informação e descaracterizar suas publicações.

  1. Não use o Flash 

O Flash é um software bastante popular entre as pessoas que produzem conteúdos animados na internet. Porém, seu formato de arquivo está sendo evitado por grande parte dos desenvolvedores devido sua configuração desatualizada. 

Você ainda consegue achar o Flash em alguns jogos desenvolvidos navegadores, todavia, a tendência é que ele entre em total desuso nos próximos anos.

  1. Retire os pop-ups

Procure não trazer os pop-ups do seu site padrão para a versão mobile, afinal, eles podem interferir negativamente na experiência do usuário.

Os pop-ups, na maior parte das vezes, são usados para aumentar a taxa de conversão de algumas páginas. Entretanto, você pode optar por outros recursos que entregam o mesmo resultado sem que a navegação do seu cliente seja afetada.

  1. Distribuição adequada dos elementos

Para encerrar, lembre-se que grande parte dos elementos da sua página serão acessados com o polegar. Logo, planeje a distribuição dos botões do seu site de uma forma fluida e que não traga problemas ao usuário. 

Por exemplo, a inclusão de um menu pequeno pode gerar bastante desconforto no momento do clique. Da mesma forma, uma barra de rolagem muito fina dificulta que o leitor consiga ter acesso ao resto do conteúdo.

Aline Silva

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Pejotização no Mercado de Trabalho

(Foto: Fernando Vivas/GOVBA)

A movimentação econômica de Salvador cresceu 2,3% em fevereiro de 2023