em

Conheça 4 mitos sobre multas de trânsito que podem prejudicar motoristas

Muito do que se escuta sobre o Código de Trânsito Brasileiro não é totalmente verdade; aprenda a identificar as maiores mentiras para evitar complicações

Quase todos os tipos de infrações no trânsito costumam ser punidas com multa, uma situação que todos os motoristas querem evitar a qualquer custo. Contudo, a falta de informações a respeito de condutas específicas pode acabar resultando em alguns boatos que, muitas vezes, não condizem com a realidade. Por isso, alguns condutores acabam saindo prejudicados, pois acreditam nesses mitos e, cedo ou tarde, são multados pela sua conduta.

Abaixo separamos algumas das maiores mentiras relacionadas a multas e regras de trânsito, no geral. Confira:

É permitido ultrapassar o sinal vermelho de madrugada

Devido aos problemas de segurança pública que fazem parte da nossa realidade, muitos motoristas não respeitam o sinal vermelho quando estão dirigindo de madrugada. O número de assaltos costuma aumentar nesse período do dia, então o medo de ser abordado faz com que alguns condutores simplesmente passem direto em todos os semáforos. 

Apesar de ser uma questão de bom senso, esse tipo de atitude ainda pode gerar multas. Muitos acreditam que o Detran faz vista grossa para a situação por causa do horário, mas não é verdade. Independentemente da hora, passar no sinal vermelho continua sendo uma infração. Entretanto, ainda é permitido ultrapassar o sinal amarelo, como previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

Não é permitido dirigir descalço

Muitas pessoas confundem a regra dos calçados ideais para direção e acham que dirigir descalço é passível de multa, mas isso não é verdade. É permitido conduzir um veículo sem nenhum sapato, e a única restrição fica a cargo daqueles que não promovem estabilidade no pé, como chinelos, sandálias, salto alto, etc.

Ficar sem combustível não é uma infração

Esse é um dos equívocos mais comuns de se encontrar entre motoristas, mas a realidade é que todos podem ser multados por deixar o veículo ficar sem gasolina. Apesar de parecer uma situação banal, que pode ocorrer por falta de atenção, isso se encaixa como um dos cuidados e responsabilidades que todo condutor deve ter com o seu automóvel. 

Por isso, caso o veículo pare no meio da rua por esse motivo, é recomendado acionar o seguro ou chamar socorro imediatamente. Assim que uma autoridade chegar ao local, o condutor certamente será multado.

É permitido dirigir sem o porte da CNH

Todo motorista precisa estar com sua habilitação sempre que estiver dirigindo. Caso contrário, resultará em uma infração leve, punida com multa e três pontos negativos na CNH. Hoje em dia, já existe um modelo digital do documento, que pode ser acessado facilmente por um iPhone 14 ou qualquer outro modelo de smartphone. Caso não seja possível mostrar o documento físico, é essencial usar esse recurso para evitar complicações.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

A importância de senhas fortes e como um gerenciador de senhas pode ajudar

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Vale a pena terceirizar serviços de TI?