em

Confira dicas práticas para evitar manchas na hora de limpar o fogão

A escolha do produto correto faz toda a diferença na durabilidade e no bom funcionamento do eletrodoméstico; entenda

Para os loucos por faxina, nada melhor do que o cheiro de casa limpa e perfumada, e, com a cozinha, a satisfação é ainda maior, onde o trabalho é mais pesado, com restos de alimentos e gorduras que parecem se espalhar.

Com o tempo, o excesso desse óleo tende a virar uma cola que parece impossível de ser limpa, e há quem busque soluções desesperadas e acaba riscando ou manchando os eletrodomésticos com produtos inadequados ou pouco funcionais. 

A questão pode virar uma verdadeira dor de cabeça quando o estrago prejudica o bom funcionamento ou a durabilidade do item, que não costuma ser barato e que é feito para ser utilizado durante alguns anos. 

Por isso, separamos algumas dicas de como limpar o fogão, utensílio que mais sofre com os danos do dia a dia. Confira:

Retire as sujeiras superficiais

Para começar, com um pano limpo e úmido, separado especificamente para a cozinha, retire os restos de comida do fogão, como aquele grão de arroz ou macarrão que caiu durante a preparação ou na hora de servir.

Remova as peças

Em seguida, retire as tampas dos queimadores, as grelhas e os botões, que em alguns fogões são removíveis. Deixe as peças de molho em água quente e vinagre, pois isso facilita na remoção da sujeira que queimou e secou no fogão; reserve os itens para lavar separadamente e espere secar. 

Use uma bucha macia

Esse ponto é fundamental para evitar riscos e estragos na superfície do seu fogão. Por isso, opte por uma bucha macia para esfregar as peças e o tampo durante a limpeza. Ela é necessária para manter a qualidade e a durabilidade. 

Prefira produtos próprios para a cozinha

Na hora de colocar a mão na massa, opte por um detergente ou desengordurante neutro para a limpeza mais leve, aquela que faz parte da rotina. Com a bucha umedecida, aplique um pouco do produto e espalhe. Depois, retire o excesso com um pano.

Contudo, se a faxina for pesada, repita a mistura com vinagre e deixe agir por alguns minutos, adicionando o sabão neutro. Logo após, repita o processo citado anteriormente nesse mesmo tópico.

Não se esqueça de secar

Para deixar o tampo brilhando, o truque é usar um pano seco ou papel-toalha para secar o eletrodoméstico. Dessa forma, você retira qualquer resquício de produto e evita manchas de uma secagem desigual.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Veja como as impressoras 3D estão revolucionando a indústria

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Em alta, renda fixa é opção para guardar dinheiro em 2023