em

Tipos de Terapia: Saiba os 8 mais usados pelos profissionais

Neste artigo você irá conhecer quais são as terapias mais utilizadas pelos profissionais e como funciona cada uma de modo simples e direto

Os tipos de terapia são meios de tratamentos psicológicos que auxiliam nas mudanças de comportamentos, pensamentos e sentimentos e são um processo importante para quem sente dificuldades para lidar com as questões da vida cotidiana e necessita de auxílio para enfrentar as adversidades.

Neste artigo você irá conhecer quais são as terapias mais utilizadas pelos profissionais e como funciona cada uma de modo simples e direto. 

Acompanhe!

Tipos de terapia: como escolher o ideal

Ao procurar por um psicólogo ou terapeuta, é importante que você saiba quais são os tipos de terapia que ele oferece. Cada um deles tem seus próprios métodos e objetivos, que devem ser analisados para que o tratamento seja o mais adequado possível.

Além disso, é importante que você converse com o profissional e que saiba quais são os métodos que ele utiliza para tratar seus pacientes. Alguns terapeutas se especializam em certos tipos de terapia e outros se especializam em diferentes abordagens, para que possam atender às necessidades de seus pacientes.

8 tipos de terapia mais usados pelos profissionais

#1 Psicanálise

A psicanálise foi criada por Sigmund Freud, sendo uma abordagem psicológica que se concentra em ajudar as pessoas a compreender melhor seus próprios processos mentais e emoções.

Esta abordagem se concentra na capacidade de as pessoas de serem autoconscientes de suas próprias motivações e sentimentos, e, de serem capazes de examinar seu comportamento de uma maneira mais profunda e reflexiva. 

A psicanálise visa ajudar a desenvolver a consciência e compreensão do próprio ego e da personalidade, bem como trabalhar com as forças inconscientes que os afetam. Os terapeutas que praticam esta abordagem também podem trabalhar com o paciente para ajudá-lo a explorar as raízes de seus problemas psicológicos, além de ajudá-los a lidar com elas de maneira mais saudável.

#2 Terapia Junguiana

A Terapia Junguiana foi desenvolvida pelo psiquiatra suíço Carl Jung. Esta abordagem terapêutica enfatiza a compreensão da personalidade em sua  totalidade, incluindo a consciência e o inconsciente. Também procura desenvolver o autoconhecimento e o autodesenvolvimento.

O objetivo da terapia Junguiana é ajudar as pessoas a desenvolverem maior consciência de suas próprias vidas, para que possam se conectar às suas verdadeiras necessidades, desejos e potencialidades. 

A terapia Junguiana também inclui a exploração dos arquétipos e símbolos inconscientes, que podem fornecer informações sobre o significado profundo das experiências da vida. Como tal, a terapia Junguiana pode ajudar as pessoas a compreender e aceitar a si mesmas, além de desenvolverem maior autoconfiança e auto compreensão.

#3 Terapia Lacaniana

A Terapia Lacaniana foi desenvolvida pelo psicanalista francês Jacques Lacan. Através dessa terapia, o psicoterapeuta ajuda o paciente a entender e se comunicar melhor consigo mesmo e com os outros. Ela concentra-se principalmente nas relações e interações do paciente com o mundo, especialmente com relação a seus problemas psicológicos.

O foco aqui é ajudar o paciente a desenvolver uma maior consciência de suas próprias emoções, pensamentos, sentimentos, comportamentos e relações interpessoais. O terapeuta usa a análise da linguagem para ajudar o paciente a compreender como suas ações e interações afetam suas experiências. Isso para desenvolver novos modos de se relacionar com o mundo.

#4 Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC)

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) foi criada por Aaron Beck. Esta forma de terapia é baseada na ideia de que nossos pensamentos e comportamentos são inter-relacionados. Assim, a nossa maneira de pensar sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor afeta a nossa saúde mental. 

Nesse sentido, a TCC procura ajudar as pessoas a encontrar novos modos de pensar e comportamento que possam melhorar a sua saúde mental e qualidade de vida. Os terapeutas usam técnicas comportamentais para ajudar as pessoas a identificar e alterar padrões de pensamento e comportamento mal adaptativos, bem como lidar com sentimentos difíceis. 

A TCC é um tratamento eficaz para problemas como depressão, ansiedade e transtornos alimentares.

#5 Terapia Behaviorista

A terapia behaviorista foi criada por B.F. Skinner. Similar à TCC, nessa terapia os comportamentos são resultados de nossa experiência. A partir disso, essa abordagem faz com que os pacientes identifiquem e modifiquem seus comportamentos inadequados, através da utilização de técnicas de reforço positivo.

#6 Humanista

A terapia humanista foi criada por Carl Rogers. Ela se baseia na ideia de que as pessoas possuem a capacidade de auto direcionar suas vidas. A terapia humanista procura ajudar os pacientes a desenvolver uma maior consciência de si mesmos e de suas próprias necessidades e a se conectar com seus sentimentos e desejos.

#7 Gestalt 

A terapia gestalt foi criada por Fritz Perls. Ela fala que nossos comportamentos são resultados de nossas interações com o ambiente. Essa abordagem permite que os pacientes reconheçam suas próprias necessidades e desenvolvam um maior senso de consciência de si mesmos.

#8 Psicodrama

O psicodrama foi criado por Jacob Moreno. O conceito geral desta terapia é que os pacientes aprendem melhor quando são colocados numa situação real. O psicodrama ajuda os pacientes a identificarem e resolverem problemas através da utilização de atividades e técnicas de role-playing.

Cada terapia tem seu próprio foco e abordagem para lidar com problemas individuais, familiares ou sociais. É importante para o paciente entender quais tipos de terapia e o que cada um deles pode oferecer. Assim, com a ajuda de um profissional, o paciente pode escolher o tipo de terapia que melhor atenda às suas necessidades e obter o tratamento ideal.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Chat GPT o desafio da Educação

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Mercado Livre de Energia pode contribuir para reduzir custos e aumentar a sustentabilidade em empresas