em

4 vantagens de tocar instrumentos na infância

Aprender a tocar um instrumento musical na infância pode ser extremamente benéfico para o desenvolvimento das crianças

Aprender a tocar um instrumento tem inúmeros benefícios para as crianças. Isso porque as crianças são como esponjas, absorvendo tudo ao seu redor. Por isso, é importante que os pais lhes ofereçam boas experiências e oportunidades para desenvolverem as suas habilidades. 

Uma dessas oportunidades pode ser aprender a tocar um instrumento musical e neste artigo vamos passar por quatro razões pelas quais você deve considerar começar a incentivar suas crianças aprenderem a tocar algum instrumento musical. 

Confira!

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Por que é importante tocar instrumentos na infância?

Aprender a tocar um instrumento musical na infância pode ser extremamente benéfico para o desenvolvimento das crianças. De acordo com pesquisas, as crianças que tocam um instrumento têm melhores notas nas aulas de música e em outras matérias escolares.

Além de maior conhecimento da língua e habilidades cognitivas gerais, tocar um instrumento também estimula o senso crítico e a capacidade de se concentrar. Bem como traz benefícios emocionais, pois a criança tem uma sensação de realização e autoconfiança. 

Outra vantagem é que tocar um instrumento pode ser uma ótima forma de se divertir para as crianças, permitindo-lhes expressar suas emoções e compartilhar com os outros. Por essas razões, é primordial que pais e educadores ofereçam às crianças oportunidades para tocar um instrumento musical.

Hoje já existem muitos recursos para que uma criança aprenda a tocar um instrumento, como aulas online ou em escolas de música. Há também aplicativos que podem auxiliar na prática em casa.

É importante que os pais acompanhem o progresso das crianças e estimulem seu interesse, principalmente porque tocar um instrumento musical durante a infância pode trazer muitos benefícios ao desenvolvimento das crianças.

Instrumentos mais fáceis de aprender

Há diversos instrumentos disponíveis para crianças, desde instrumentos de sopro e cordas até percussão. Porém, os instrumentos mais fáceis de aprender para as crianças são os seguintes:

– Flauta doce;

– Ukulele;

– Saxofone;

Teclado.

Instrumentos mais difíceis de aprender

Alguns instrumentos são mais difíceis de aprender para as crianças, como:

Piano;

– Trompete;

– Acordeon;

– Bateria.

Esses instrumentos exigem mais conhecimento e coordenação motora. Portanto é importante que a criança tenha alguma experiência musical antes de começar a tocar esses instrumentos. Vale ressaltar também que a dificuldade varia de criança para criança, bem como a idade também interfere no aprendizado.

4 vantagens de tocar instrumentos na infância

Vamos passar por quatro vantagens importantes que tocar um instrumento musical na infância pode oferecer para as crianças. Isso porque agora que já sabemos a importância dos instrumentos musicais para as crianças e quais são os instrumentos mais fáceis e difíceis de aprender.

#1 Tocar instrumentos desenvolve habilidades cognitivas

Ao tocar um instrumento, as crianças desenvolvem sua habilidade de raciocínio lógico e resolução de problemas. Isso ocorre, pois elas precisam entender como os sons se relacionam para tocar a música.

Além disso, elas também precisam estar atentas ao tempo e sincronizar suas mãos e braços com as notas musicais para produzir o som desejado. Essa habilidade é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças, pois é necessário para conseguir se concentrar e pensar de forma lógica.

#2 Ensina a criança a ter mais paciência

Tocar um instrumento exige muita dedicação e disciplina da parte das crianças. É necessário que elas pratiquem diariamente para tocar as músicas com precisão e ritmo.

Aprender a ser paciente é um grande benefício para as crianças, pois ela aprende que bons resultados só serão alcançados se forem feitos com dedicação e esforço.

Tocar um instrumento também pode ajudar as crianças a ter controle sobre seus sentimentos, já que elas precisam estar concentradas para executar bem a música.

#3 Desenvolve a criatividade

Tocar um instrumento também desenvolve a criatividade das crianças, visto que elas precisam pensar em novas formas de executar as músicas. Isso estimula o senso crítico e a capacidade de resolver problemas, pois elas precisam pensar em novas maneiras de interpretar as músicas.

Além disso, tocar um instrumento musical também estimula a curiosidade das crianças para descobrir novos sons e experiências. Assim, elas começam a descobrir novas formas de música e desenvolvem maior consciência sobre seus gostos musicais.

Veja também: Técnicas para se concentrar nos estudos ouvindo música.

#4 Reforça a habilidade de linguagem

Por fim, tocar um instrumento também ajuda as crianças no desenvolvimento de suas habilidades de linguagem. Isso ocorre, pois durante o processo de aprendizado elas precisam entender as partituras musicais e as regras de execução dos instrumentos.

Além disso, tocar um instrumento também estimula o vocabulário das crianças, pois elas precisam entender as novas palavras usadas para descrever os sons e a dinâmica musical.

Portanto, tocar instrumentos na infância não só oferece diversão como também ensina à criança importantes habilidades para o seu desenvolvimento pessoal e cognitivo. É muito importante que as crianças tenham a oportunidade de aprender a tocar um instrumento.

Dessa forma, elas podem desenvolver suas habilidades cognitivas e musicais. Com isso, elas terão mais facilidade para lidar com as diversas situações da vida em geral. 

Por isso, é importante que os pais incentivem o aprendizado musical das crianças para proporcionar a elas uma experiência enriquecedora e divertida.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Veja como fazer a declaração do Imposto de Renda 2023 nos planos de previdência PGBL e VGBL

(Imagem ilustrativa/Freepik)

7 jogos mais aguardados de 2023