em

Custo de obra: Como calcular?

Neste artigo vamos ensinar você a calcular esse valor e também mostrar alguns truques para baratear esse custo

Quando se inicia um projeto de construção, é importante ter em mente o custo total da obra. Esse custo inclui todos os gastos envolvidos, desde a compra do terreno até a conclusão das obras. Por isso, é essencial saber como calcular o custo de uma obra. 

Neste artigo vamos ensinar você a calcular esse valor e também mostrar alguns truques para baratear esse custo. 

Fique ligado e acompanhe: Construção civil segue em expansão e contribui para o crescimento do PIB.

O que é um custo de uma obra?

O custo de uma obra é o custo total de um processo construtivo, incluindo materiais, mão-de-obra e custos gerais. O custo de uma obra pode variar muito, dependendo do tamanho e da complexidade do projeto estrutural, bem como do local onde a construção será realizada.

Os custos envolvidos podem ser divididos em custos diretos e custos indiretos. Os custos diretos são aqueles que estão relacionados diretamente à execução da obra, como materiais e mão-de-obra. Já os custos indiretos englobam todos os custos que não estão relacionados diretamente à obra, mas que são necessários para sua execução, como aluguel de equipamentos, seguros e taxas.

Como calcular o custo de uma obra

Existem algumas técnicas interessantes para calcular o custo e uma obra, sendo eles:

CUB

O CUB (Custo Unitário Básico) é um indicador que calcula os custos de uma obra por metro quadrado e já existe há mais de 40 anos. Essa técnica leva em consideração fatores como “projeto padrão” e “projeto de acabamento de obra” para compor a sua base de cálculo.

Histórico de custos

Essa técnica é bem simples e consiste em analisar custos de obras anteriores para se ter uma margem de custo aproximada. Essa margem pode variar de acordo com as variações do mercado, mas é uma técnica interessante para quem não tem muito conhecimento sobre custos de construção.

Composição de custos prontos

Aqui temos o uso de índices fornecidos pelo SINAPI ou TCPO para estimar os custos de uma obra com base nos insumos que serão utilizados para realizar o projeto.

Orçamento analítico

Por fim, temos o orçamento analítico, que é a técnica mais utilizada pelos engenheiros e arquitetos para o cálculo do custo de obras. O orçamento analítico leva em consideração cada item de forma minuciosa que será utilizado no projeto, tendo uma riqueza muito grande de detalhes, tornando-o mais preciso.

Independente da forma de calcular os custos, é importante fazer um bom planejamento financeiro. Para isso é importante pesquisar e verificar os custos de materiais, mão-de-obra e custos gerais que serão necessários.

Dessa forma você terá um orçamento aproximado do custo total da obra.

Dá para calcular o custo de uma obra por metro quadrado?

Sim, é possível fazer uma estimativa do custo de uma obra por metro quadrado. Para isso, basta utilizar o método CUB. O método CUB (Custo Unitário Básico) é calculado por diversos sindicatos de construção civil do Brasil e tem como base o metro quadrado.

O CUB leva em consideração uma variedade de fatores que compõem um projeto como tipo de construção, número de cômodos do local, pavimentos, padrão de acabamento, etc. Com isso, basta escolher o padrão com as características do seu projeto para ter uma base geral de quanto custaria.

Porém, é importante frisar que o CUB não considera taxas de alvará, seguros e outros custos específicos. O que pode deixar o valor da obra muito abaixo do que realmente deveria ser. Para mais informações, consulte o site da CBIC.

Como baratear o custo de uma obra?

Existem algumas formas de baratear o custo de uma obra. Vamos conhecer algumas? Pesquise preços: por mais que você confie em uma loja, pesquise sempre em três ou mais fornecedores, a fim de estabelecer uma média, parcelar as prestações e conseguir melhores condições ao emitir nota fiscal

Com isso você garante o melhor preço e também bons descontos. Cote mão-de-obra: assim como os materiais, a mão-de-obra também deve ser cotada em pelo menos três lugares para obter uma média. Além disso, é importante avaliar a qualidade do serviço e sempre buscar referências;

Faça o projeto com um arquiteto: além de garantir um bom resultado, você ainda pode economizar na mão-de-obra. Pois o arquiteto costuma ter profissionais de confiança com quem já trabalhou em outros projetos.

Reaproveite materiais: por fim, se você já tem alguns materiais que podem ser reaproveitados na obra e na reforma, não hesite em usá-los para economizar. Mas atenção, sempre verifique se os materiais estão em boas condições de uso e dentro do prazo de validade para não comprometer a segurança e qualidade do serviço.

Como escolher o tipo de orçamento de obra?

Como vimos, existem diversas formas de se estimar os custos de uma obra. Por isso, é importante ter em mente detalhes como seus objetivos, quanto será o investimento que você pretende fazer e qual o estágio do seu projeto, por exemplo.

Se você ainda está no campo das ideias e não tem muita certeza do que irá fazer, o método mais indicado é o CUB. Agora se você já sabe o que busca, tem um projeto pronto e quer entender os custos nos mínimos detalhes, é interessante escolher o método de orçamento analítico.

Caso tenha dúvidas, não hesite em procurar ajuda técnica para te auxiliar na escolha do melhor tipo de orçamento para a sua obra.

Acompanhe o nosso portal e fique por dentro de todas as novidades.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Rawpixel)

Como fazer a venda de alimentos e bebidas no e-commerce?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como parcelar multas de trânsito?