em

Implante dentário: Quando devo fazer?

Neste artigo, falaremos sobre os tipos de implantes dentários, como funcionam e quem pode fazê-los

(Imagem ilustrativa/Aleš Kartal por Pixabay)
(Imagem ilustrativa/Aleš Kartal por Pixabay)

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quando devem fazer um implante dentário. Esse é um procedimento cirúrgico relativamente simples, mas que requer cuidados especiais. 

Neste artigo, falaremos sobre os tipos de implantes dentários, como funcionam e quem pode fazê-los. Também explicaremos quando é o melhor momento para realizar o implante dentário. 

Confira também: Procedimentos estéticos na odontologia: conheça os principais.

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são dispositivos metálicos fixados na mandíbula ou no maxilar. São usados para substituir dentes perdidos ou danificados. Eles dão aparência natural aos dentes e também ajudam a manter a forma facial.

Tipos de implantes dentários

Há diversos tipos de implantes dentários no qual cada um será indicado de acordo com o objetivo e do caso do paciente.

Sendo eles:

  • Implante dentário unitário: esse tipo de implante é indicado para substituição de um único dente. O implante é fixado na mandíbula ou no maxilar e depois é colocado um pino em cima dele para fixar o dente artificial;
  • Implante protocolo: é um implante indicado para quem teve perda total de dentição, nesse caso, o implante é fixado na mandíbula em um encaixe especial;
  • Implante overdenture: é um implante que também é indicado para quem perdeu toda a dentição com a diferença que esta é removível;
  • Implante ósseo-integrado: é um implante instalado diretamente no osso mandibular e passa geralmente pelas fases de cirurgia e prótese.

Como funciona o implante dentário?

O tipo de procedimento irá variar de acordo com cada caso. Levando em consideração a quantidade de dentes perdidos, o estado geral da saúde do paciente e a disponibilidade de osso. 

O cirurgião-dentista irá fazer uma avaliação criteriosa e, a partir daí, indicar o melhor tratamento. Após a cirurgia para colocação do implante, é necessária a recuperação do paciente, que pode variar de alguns dias a algumas semanas. 

Depois disso, é feita uma prótese sobre o implante para devolver à boca do paciente sua função e estética. O implante dentário é colocado no osso através de uma cirurgia, após esse período é necessário aguardar cerca de 3 a 6 meses para que o implante se integre ao osso. 

Nesse tempo é importante manter cuidados especiais com a higiene bucal para evitar infecções. Após o implante ter se fixado no osso, será feita uma prótese para a correção dos dentes.

Quem pode fazer implante dentário?

Esse é um procedimento seguro, porém, antes de realizar o procedimento é importante consultar um cirurgião-dentista especialista em implantes para ser avaliado se você é apto a fazer o implante.

Geralmente, são contraindicados para pessoas com problemas nos ossos, diabéticos e hipertensos. O tabagismo também pode interferir na recuperação do implante. 

Também é importante ressaltar que os implantes dentários não são indicados para crianças e adolescentes, pois os ossos ainda estão em fase de crescimento. O implante dentário é um procedimento cirúrgico que requer cuidados especiais. 

Por isso, é importante consultar um cirurgião-dentista antes de realizar o procedimento.

Quando fazer um implante dentário?

O procedimento deve ser feito de acordo com a necessidade do paciente. Geralmente, esse procedimento é indicado para pessoas que tiveram perda de dentes devido a acidentes, doenças ou trauma. 

Também pode ser feito para substituir dentes que estão em mau estado ou para devolver à boca o seu aspecto natural por conta de bruxismo, má formação dental ou outros problemas.

A tecnologia avançou muito e hoje em dia é possível fazer implantes dentários de forma segura e quase indolor. Além disso, o implante dentário pode ser uma alternativa para quem não se adaptou bem ao uso de aparelhos ortodônticos ou próteses. 

Consulte um cirurgião-dentista para saber se o implante dentário é a melhor opção para você.

Quais os cuidados após fazer implante dentário?

Cuidar da higiene bucal é importante para todos, mas quem fez implante dentário deve ter cuidados especiais na limpeza dos dentes para evitar infecções. É importante escovar os dentes após as refeições e usar um fio dental diariamente. 

Além disso, é recomendado visitar o dentista pelo menos uma vez a cada 6 meses para fazer uma limpeza profunda e cuidar da saúde bucal. Os cuidados com a higiene bucal são importantes para evitar infecções e manter os implantes dentários por mais tempo.

Você deve consultar sempre o seu dentista para saber mais sobre os cuidados com a higiene bucal após o seu implante dentário.

Quais os benefícios de um implante dentário?

Os implantes estão se tornando cada vez mais populares, especialmente porque eles oferecem uma solução permanente para o problema de dentes faltantes. Além disso, os implantes dentários também podem ajudar a manter os dentes vizinhos saudáveis, pois evitam o deslocamento dos dentes. 

Outros benefícios de um implante dentário incluem:

Melhora a mastigação: os dentes implantados são fixos e não se movem, o que significa que você poderá mastigar de forma mais eficiente.

Evita o envelhecimento prematuro: as pessoas com dentes faltantes tendem a envelhecer mais rapidamente, pois o rosto sem dentes tende a ficar caído. Os implantes dentários podem evitar esse problema, mantendo o rosto em um formato normal.

Aumenta a autoestima: as pessoas com dentes faltantes podem se sentir inseguras e até mesmo constrangidas. Os implantes dentários podem ajudar a restaurar a autoestima, pois dão um aspecto mais natural aos dentes e ao sorriso da pessoa.

Facilita a fala: as pessoas com dentes faltantes podem ter dificuldades para falar de forma clara. Eles podem ajudar a melhorar a fala, pois mantêm os dentes fixos no lugar.

Facilita a higiene oral: os dentes implantados são mais fáceis de serem limpos, pois não há espaços entre eles. Isso significa que você terá menos chances de sofrer com problemas dentais, como cáries e doenças gengivais.

O que achou destas informações sobre implante dentário? Comente abaixo! E se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

4 dicas para criar um funil de vendas online

CNH Digital (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Saiba como renovar a CNH com rapidez e sem burocracia