em

4 dicas para criar um funil de vendas online

Como em qualquer outro negócio, é necessário trabalhar duro para gerar leads e transformar em conversão

Neste artigo você vai aprender como criar um funil de vendas online para impulsionar as vendas da sua empresa e sair na frente da concorrência. Isso porque muitos empreendedores acreditam que basta criar um website e esperar os clientes caírem do céu. 

Ledo engano! 

Como em qualquer outro negócio, é necessário trabalhar duro para gerar leads e transformar em conversão. 

Como funciona o funil de vendas online?

Todo consumidor passa por uma jornada de compra que se divide em quatro fases: consciência, interesse, desejo e ação. O funil de vendas online segue esse mesmo raciocínio e nos ajuda a entender as etapas dessa jornada em que os consumidores estão. E o que fazer em cada uma delas para conseguir converter esse visitante em cliente.

A fase de consciência é quando o visitante acessa o seu site pela primeira vez e ainda não tem consciência do seu problema. Nesse momento, o objetivo é despertar o interesse do visitante para que ele identifique o seu problema e sinta a necessidade de solucioná-lo.

Depois disso a pessoa entra na fase de interesse, quando ela já sabe que tem um problema e busca alternativas de solução. Já nessa etapa, o objetivo é apresentar ao visitante como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo a resolver esse problema.

Na fase seguinte, desejo, o visitante está interessado no seu produto ou serviço e quer saber mais sobre ele. O objetivo aqui é convencer o visitante de que o seu produto é a melhor opção para solucionar o problema.

Por fim, na fase de ação, o visitante está pronto para comprar o seu produto ou serviço. Aqui, o objetivo é guiá-lo até a finalização da compra, fornecendo todas as informações necessárias para que ele tome a decisão correta.

Como criar um funil de vendas online

Agora que você já sabe o que é um funil de vendas online e como funciona, é hora de aprender a criar um para a sua empresa. Confira as nossas dicas para fazer essa prospecção de clientes:

#1 Entenda a jornada do consumidor

O primeiro passo para criar um funil de vendas online é entender a jornada do consumidor. Isso significa identificar em qual etapa da jornada de compra se encontram os seus potenciais clientes e quais são as suas necessidades em cada uma delas. Bem como o que o levou a procurar por alguma solução dos seus problemas.

Essa função é extremamente importante para que você saiba quais conteúdos criar e qual a melhor forma de apresentá-los para converter os seus visitantes em clientes. Para entender a jornada do seu consumidor, uma dica é fazer perguntas como:

  • Qual o problema do meu potencial cliente?;
  • O que o levou a procurar uma solução para esse problema?; 
  • Qual a melhor forma de apresentar o meu produto ou serviço para ele?; 
  • Quais são as principais dúvidas do meu potencial cliente?; 
  • Como posso guiá-lo até a finalização da compra?

Respostas para essas perguntas vão te ajudar a criar um funil de vendas online mais efetivo e satisfazer as necessidades dos seus clientes.

#2 Monte o ciclo de vendas do produto/serviço

O próximo passo é mapear e montar o ciclo de vendas do produto/serviço, ou seja, quanto tempo e ações necessárias para concretizar uma venda. Esse processo está intimamente ligado ao funil e jornada do consumidor. Já que, quanto mais tempo o seu potencial cliente levar para tomar a decisão de compra, mais ações serão necessárias para converter esse visitante em cliente.

Para montar o ciclo de vendas, uma dica é responder algumas perguntas como:

  • Quais são os meus produtos/serviços?; 
  • Qual é o público-alvo para cada produto/serviço?;
  • Quais são os meus diferenciais competitivos?;
  • Qual é a concorrência?; 
  • Qual é o preço dos produtos/serviços?; 
  • Quais as formas de pagamento disponíveis?; 
  • Como será a entrega dos produtos/serviços?; 
  • Existem garantias ou devoluções?

É necessário ações assertivas para captar e prender a atenção dos seus visitantes e potenciais clientes para não perder a oportunidade de concretizar a venda. Ao fazer uma proposta comercial, avalie adotar processos digitalizados para fechar mais rapidamente a negociação. 

A assinatura digital nesse sentido pode ser um recurso extra para garantir o fechamento automático.

#3 Defina as etapas e duração de cada fase do funil

Com o ciclo de vendas em mãos, é hora de definir as etapas e duração de cada fase do funil. Isso significa que você precisa identificar quais são os principais passos para converter um visitante em cliente e quanto tempo ele levará para passar por cada uma das etapas.

Algumas dicas de etapas que você pode considerar no funil são:

Fase 1 – Atração: blog, SEO, links patrocinados, redes sociais;

Fase 2 – Conversão: landing pages, call to action, formulários;

Fase 3 – Relacionamento: e-mail marketing, webinars, podcasts;

Fase 4 – Venda: proposta comercial, processos de negociação.

#4 Mensure os resultados

Por fim, mas não menos importante, é necessário mensurar os resultados. Acompanhar o desempenho das suas ações é extremamente importante para que você possa saber se está no caminho certo. Ou ainda se é necessário fazer as correções necessárias para aumentar as suas conversões.

Existem diversos indicadores que podem ser acompanhados, como o número de visitantes, taxa de conversão, ticket médio e ROI (retorno sobre investimento).

Para mensurar os seus resultados, uma dica é utilizar ferramentas de análises, como o Google Analytics, e criar dashboard para visualizar os principais indicadores. Assim fica mais fácil acompanhar o desempenho e tomar as decisões necessárias para melhorar os seus resultados.

Com essas dicas, você está pronto para criar o seu primeiro funil de vendas online e aumentar as suas conversões. Lembre-se que o processo deve ser consta

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Reprodução)

Dívida de igrejas com a União dobrou durante governo Bolsonaro

(Imagem ilustrativa/Aleš Kartal por Pixabay)

Implante dentário: Quando devo fazer?