em

Tipos de cafeteiras: diversos modos de preparo e sabores!

Existem diferentes tipos de cafeteiras sugeridas para fazer um café mais cremoso, suave, forte, adocicado, com maior agilidade. Continue lendo e descubra!

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Se você quer ter um jeito vantajoso de preparar um bom café em casa, usar uma cafeteira é a solução. Com esse tipo de dispositivo, você consegue fazer essa bebida, até mesmo com a qualidade encontrada em bares e restaurantes. Assim, é possível chegar a um resultado que satisfaça variados paladares.

Ao usar uma máquina para fazer café, você tem o privilégio de poder escolher um aparelho que gere uma bebida mais forte ou suave, com gosto mais ácido ou adocicado e assim por diante. Também pode optar por modelos fáceis de transportar, que produzam grandes quantidades ou tragam mais praticidade para o seu dia-a-dia, entre outras coisas.

No entanto, como existem muitos produtos nessa linha pode ser difícil identificar o mais adequado para sua casa. Pensando nisso, este texto ajudará você a conhecer os principais tipos de cafeteiras e as formas de café que geram. Confira!

Quais são os tipos de cafeteiras

Existem diferentes tipos de cafeteiras sugeridas para fazer um café mais cremoso, suave, forte, adocicado, com maior agilidade etc. Assim sendo, confira abaixo quais os principais modelos que permitem que você prepare seu melhor cafezinho.

Cafeteira italiana

A grande vantagem das máquinas italianas, também chamadas de Moka, é a versatilidade. Esse tipo de cafeteira é compatível com várias marcas e trabalha com grãos de diferentes tamanhos, porém o mais indicado é o grosso. Ela é constituída por três seções, sendo que na parte inferior fica um reservatório no qual você deve despejar água fria.

Acima dele há uma espécie de filtro onde é necessário adicionar os grãos. No segmento superior, existe recipiente com pequenos buracos por onde o café pronto sai quando a água embaixo estiver fervendo. Assim, é ideal para quem quer preparar diversas versões dessa bebida e agradar diferentes paladares.

Cafeteira de cápsula

A cafeteira de cápsula possui um sistema inovador que permite que você tenha uma grande variedade de sabores agradáveis para todos os gostos, apenas apertando um botão. Tem uma forma simples de usar, pois basta encher o reservatório de água. Em seguida, você deve inserir a cápsula no compartimento designado.

Desse modo, ao pressionar o botão indicando a quantidade de água, ela começará a trabalhar e coar deliciosos cafés de diferentes tipos. Então, se você gosta da ideia de experimentar as várias delícias que um cafezinho pode proporcionar, não deixe de conferir as 10 melhores cafeteiras de cápsula de 2022.

Cafeteira aeropress

A aeropress serve para fazer um café parecido com o expresso, com gosto suave e leve, porém mais ácido. Esse tipo de cafeteira não precisa de eletricidade para funcionar, geralmente possui um tamanho compacto e faz tudo com rapidez. Por essas razões, é ideal para levar a diferentes lugares.

No preparo do café, você deve adicionar o pó e a água quente para, logo depois, acionar o êmbolo que fará pressão junto com o ar e empurrará os grãos moídos contra o filtro. Como resultado, uma bebida com bastantes óleos e menos sedimentos se formará, proporcionando um sabor inigualável.

Cafeteira de coador

Uma cafeteira de coador não é muito diferente do método tradicional que as pessoas preparavam antigamente. No entanto, esse tipo de máquina conta com vantagem de passar até 100 xícaras, dependendo do modelo. Portanto, é recomendada para aqueles que consomem bastante essa bebida e famílias grandes.

Além disso, quem prefere o gosto convencional do café também se sentirá satisfeito.  O método de uso não varia, você tem que colocar o pó de café no coador que fica num suporte e despejar água quente. Dessa forma, é possível em poucos minutos preparar uma jarra de café que dure o dia todo.

Clever Dripper

Com uma cafeteira do tipo Clever você tem a vantagem de ajustar a intensidade do amargor e obter um café menos oleoso. Trata-se de um equipamento manual no formato de um filtro, mas com funcionamento “inteligente” porque existe uma válvula que impede a passagem do pó e líquido quando está fechada, assim combina a coagem com a imersão.  

Para usá-la, é preciso deixar a válvula aberta, colocar o papel no filtro e molhá-lo com água quente que deve ser descartada depois. Em seguida, é só vedar a válvula, pôr grãos de espessura média ou grossa e acrescente outra água quente. Deixe passar 2 minutos ou mais, se quiser um sabor mais amargo e, por fim, fixe o copo embaixo do filtro para o café seja liberado.

Cafeteira Vietnamita

Forte e escuro, mas quase sempre acompanhado de leite condensado, esse tipo delicioso de café que vai adoçar o seu paladar. A cafeteira para prepará-lo é composta por um recipiente e também contém um pequeno filtro de aço onde os grãos com espessura média ficam retidos.

Para usá-la é fácil, você só precisa colocar leite condensado e açúcar no fundo do copo que ficará o café. Logo após, acomode o pó na divisória que fica antes do filtro e depois despeje água quente. Desse modo, sem nenhum tempo de espera, é possível experimentar essa bebida agradavelmente doce.

Cafeteira francesa

Após preparar seu café neste tipo de cafeteira, você sentirá um aroma agradável, verá os óleos flutuando e ao beber perceberá o gosto refinado das minúsculas partículas do grão. É por causa dessa qualidade no sabor que as prensas francesas também nomeadas de French Press são bastante populares, principalmente na Europa.

Elas têm um recipiente no qual se acrescenta grãos de tamanho médio que não passem pelo filtro. Em seguida, água bem quente com temperatura entre 80°C a 90°C precisa ser acrescida. A última etapa consiste em deixar essa bebida descansar por aproximadamente 4 minutos para que o resultado fique fantástico. É um tipo ideal para quem quer preparar um café mais encorpado e até mesmo um pouco mais cítrico

Cafeteira de expresso

O café forte, de aroma intenso e com cremosidade impecável é perfeito para começar o dia, por isso, um expresso é uma boa escolha entre tantas variedades. Além de moer os grãos na hora, outro segredo para chegar a esse ponto é ter uma ótima máquina manual, semiautomática ou automática para preparar a bebida.

Nas cafeteiras manuais você realiza o processo de pressurização. Nas semiautomáticas tem que colocar o pó em um compartimento separado e depois acoplá-lo. Já nos modelos automáticos basta inserir o pó e apertar um botão. Para saber mais e ver dicas para fazer uma boa escolha, confira o artigo sobre as 10 melhores cafeteiras expresso de 2022.

Cafeteira turca

O café turco caracteriza-se por ser bastante forte, amargo, escuro e rico em cafeína, então se você gosta que sua bebida seja bastante intensa, essa é uma ótima escolha. E motivo de ele ser dessa maneira está na forma como é preparado. A cafeteira turca consiste numa pequena panela conhecida também como ibrik ou cezve. Nela, você precisa inserir um pó bastante fino, pois não há filtros para coar esse ingrediente.

Uma vez que o café moído for colocado acrescente água fria, você deve levar para aquecer até que uma leve espuma se forme na borda do aparelho. No final, a tradicional e espetacular bebida estará pronta sem muito esforço. Caso deseje, pode adicionar outras especiarias como canela, cardamomo ou anis.

Cafeteira globinho

Também chamada de Sifão, esta cafeteira usa um dos métodos mais impressionantes de preparo de café.  O processo começa com o aquecimento da água num recipiente que fica na parte inferior, mas sem ferver até a temperatura máxima. Em seguida, você acopla a parte de cima para que os grãos finamente moídos sejam despejados nela.

A pressão criada pelo vapor empurra a água através dos grãos e para a câmara superior. A partir daí, já é possível degustar da bebida resultante que tem um sabor doce e suave. Grande parte desse tipo de máquina funciona com eletricidade, no entanto, também existem versões que são manuais.

Cafeteira Chemex

A Chemex é ideal para quem busca um sabor mais puro, sem amargor. Ela tem o formato curioso de ampulheta de vidro rústica, no entanto, é muito elegante. Também exige um pouco de paciência, mas o funcionamento é bem simples. Você aquece a água em uma chaleira ou outro recipiente separado.

Depois, coloca o filtro de papel na parte superior da cafeteira e despeja a água aos poucos, para que ela escoe o café com gotejamento constante e regular até parar. Dependendo da quantidade de água e pó que forem utilizadas, leva de 3 a 4 minutos para que todo processo termine.

Cafeteira Pressca

A Pressca preserva o sabor original do café, mas como você pode preparar a bebida em diferentes tempos, mesmo usando o mesmo pó, o gosto varia. Esse tipo de cafeteira, além de ser uma alternativa para aqueles que gostam de versatilidade, também corresponde a um modelo adequado para pessoas que prezam por praticidade.

Ela tem o design de uma garrafa com capacidade para preparar até 350 ml, mas não é pesada e pode ser facilmente transportada. Para utilizá-la, o pó do café precisa ser misturado à água e colocado para ferver por 4 minutos. Depois, basta encaixar o êmbolo para separar o pó do café.

Cafeteira elétrica

Se você gosta de café, o aroma destas máquinas de café é bastante intenso em comparação com outras. O uso é simples, basta colocar o pó no coador e a água no recipiente separado e em poucos segundos tudo estará pronto. A maioria desse tipo de cafeteira é compacta e pode ser transportada de um lugar para outro com mais facilidade sendo usada onde tem uma tomada.

Ela consiste numa ótima escolha para quem bebe muito café, trabalha em um escritório com várias pessoas ou tem uma família grande, pois pode fazer várias xícaras de uma vez. Para saber mais e descobrir o que as grandes marcas oferecem, veja este artigo sobre as 10 melhores cafeteiras elétricas de 2022.

Escolha entre os tipos de cafeteiras para preparar seus cafés!

Com gosto forte, fraco ou meio amargo, não importa, pois é difícil resistir a um bom café. Como vimos neste artigo, hoje em dia existem vários tipos de cafeteiras, então cabe a você observar qual lhe agrada mais. Por exemplo, os modelos elétricos têm o dom de deixar seu cafezinho mais cheiroso, já os expressos apresentam um agradável amargo.

No entanto, se você prefere sentir o sabor natural, uma máquina Chemex é mais recomendada. Para aqueles que amam fazer experimentos, as que funcionam com cápsulas proporcionam esse resultado. Então, depois de ver todas essas cafeteiras, não perca a oportunidade de experimentar os diferentes prazeres que essa bebida possui.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Manifestantes se reúnem em frente ao QG do Exército em Brasília (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Passageiros são coagidos a assinar petição de intervenção federal para liberação de ônibus

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como as telas implicam na vida das crianças