em

4 dicas essenciais para quem está em busca de um novo emprego

Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, apresenta boas práticas para quem busca se recolocar no mercado ou está querendo novas oportunidades na carreira

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)
(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

O mercado de trabalho passa por um período bastante movimentado e diversas empresas, de diferentes segmentos, estão com vagas abertas. Segundo dados do IBGE, a taxa de desocupação de maio a julho deste ano atingiu 9,1%, menor percentual desde dezembro de 2015.

Essa redução também é resultado do aumento do emprego informal no país. Porém, esse número ainda é muito alto, pois representa 9,9 milhões de pessoas. Nesse cenário, há oportunidades para quem busca se recolocar no mercado ou deseja um novo desafio na carreira.

Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, apresenta dicas para quem deseja fazer uma movimentação na carreira e ter um currículo atrativo para o setor de recursos humanos.

  • Pesquise sobre a empresa

É importante que o candidato seja curioso e demonstre interesse pela empresa na qual deseja trabalhar. Pesquise sobre qual tipo de serviço ou produto a instituição oferta ao mercado. Além disso, perguntar mais informações sobre a instituição e a vaga demonstra um engajamento maior e interesse em fazer parte da empresa.

  • Prepare-se com antecedência

A entrevista de emprego nada mais é do que uma conversa. É importante ser pontual e estar de modo adequado à situação, entendendo o perfil da empresa.

Para que a conversa seja fluida, o ideal é estar bem preparado e ser direto para falar sobre suas habilidades e experiências passadas.

  • Desenvolva suas soft skills

Segundo uma pesquisa do Infojobs, 77,2% dos profissionais de RH acreditam que hard e soft skills possuem a mesma importância nos processos seletivos. Enquanto, para 20,3%, as soft skills já são mais importantes.

Isso demonstra que cada vez mais as empresas buscam por essas especialidades nos profissionais. Por isso, fazer um exercício de autoconhecimento é importante para destacar suas principais habilidades comportamentais.

  • Uso das redes sociais

Use as redes sociais que têm objetivo corporativo. Mantenha o seu perfil atualizado, descreva a sua experiência profissional e procure espaços para acrescentar o seu portfólio. O seu perfil nesses canais deve traduzir e seguir o seu real pensamento em uma entrevista de emprego.

“Uma outra ação que a pessoa pode realizar é sempre manter o seu currículo atualizado em sites de emprego, já que existe um grande volume de novas vagas nestes portais. Por exemplo, no Infojobs onde o cadastro de currículo é gratuito”, explica Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.

No site, as áreas com maior número de oportunidades são: Comercial (39.371), seguida de TI (13.319), Administração (8.922), Alimentação (7.442) e Logística (7.259), com 35 mil empresas que anunciam suas vagas.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Selic: juros altos ainda fazem do consórcio uma alternativa ao financiamento bancário

(Foto: Divulgação)

Construção civil segue em expansão e contribui para o crescimento do PIB