em

Dicas de como aumentar o desempenho da equipe

Elaboramos oito dicas que vão te ajudar a manter o desempenho da sua equipe e melhorar o relacionamento no trabalho

Cada vez se torna mais importante entender o desempenho da equipe. Isso porque o ambiente de trabalho está sujeito as mais diversas mudanças. Em alguns casos uma equipe que antes produzia bem pode começar a demonstrar falta de sintonia e impactar os resultados.

Em outros casos, um colaborador pode até diminuir o seu ritmo de produção e acabar atrasando outros setores. É papel do gestor identificar e diagnosticar esses problemas e pensar nas melhores soluções para que eles não atrapalhem o andamento.

Pensando nisso, elaboramos oito dicas que vão te ajudar a manter o desempenho da sua equipe e melhorar o relacionamento no trabalho:

Distribua tarefas conforme as aptidões para melhorar o desempenho da equipe

A primeira delas visa aumentar o desempenho da equipe é investir nas aptidões dos colaboradores, para isso é preciso conhecê-los além das suas funções descritas no contrato.

Por exemplo, se a equipe possui dois encarregados por realizar um trabalho técnico, voltado ao desenvolvimento de plataformas, e um dos profissionais é mais expansivo e comunicativo, enquanto o outro não costuma interagir muito.

No momento do planejamento e da gestão de projetos, é papel do gestor saber identificar que o profissional mais comunicativo pode realizar a função de se relacionar com os demais colegas, entendendo quais são as demandas e realizando um melhor trabalho.

Possua metas bem definidas

Outro ponto importantíssimo para a produtividade é a definição de metas. É através delas que os colaboradores se sentirão incentivados a entregar um trabalho no prazo e dar o seu melhor.

Essas metas podem ser representadas por uma meta principal, seguida de outras menores, mais fáceis de serem visualizadas e realizadas e que levam até o objetivo maior.

Dentre essas metas que vão compor o dia-a-dia da equipe, a descrição das tarefas também tem um papel a cumprir, é a partir dessa descrição que os profissionais saberão o que deve ser feito, no dia, na semana e no mês.

Crie mecanismos de recompensa de desenvolvimento da equipe

Assim como as metas servem para aumentar a produtividade, os mecanismos de recompensa também podem atuar da mesma forma. Em certas empresas, principalmente as com mais atuações na área comercial, costumam oferecer recompensas em formas de bônus para quem atinge as metas.

Porém, a recompensa não precisa necessariamente ser sempre financeira, folgas e a flexibilização dos horários também podem servir como recompensa para trabalhadores que se destacam.

Invista na comunicação interna

A comunicação interna é preponderante para que todos que atuam na empresa estejam alinhados com o seu propósito e saibam quais são os seus objetivos e valores. Além desse formato de comunicação interna, ela também pode ser vista como a forma com que cada colaborador se relaciona com seus colegas e superiores.

Empresas que objetivam o sucesso no momento da gestão de projetos devem investir numa cultura baseada na motivação e na troca de experiências, dicas e toda forma de colaboração entre todas os departamentos da empresa, evitando que um profissional ou setor faça o seu trabalho de maneira isolada.

Mantenha a motivação dos colaboradores

Manter os colaboradores devidamente  motivados não é uma tarefa simples, principalmente por conta da realidade pessoal de cada um que pode estar levando a essa falta de produtividade.

Porém, é papel do gestor fazer com que os problemas sejam superados e cada um entregue aquilo que é esperado de si.

Nesse caso, vale muito a pena investir no diálogo aberto com colaboradores que passaram a produzir menos por algum motivo, lembrando da sua importância para a empresa, assim como implementar iniciativas na empresa ligadas à saúde psicológica dos profissionais.

Certifique-se de que a equipe possui a estrutura necessária

Um dos fatores que pode diminuir a produtividade na hora que se decide aumentar o desempenho das equipes são as ferramentas empregadas. É preciso verificar com cada colaborador se ele possui todas as ferramentas necessárias para realizar o seu trabalho e cumprir com a demanda designada.

Em alguns casos, é necessário investir na modernização de algum dos setores para termos um ambiente mais organizado, comprar melhores equipamentos e em melhores softwares.

Incentive o desempenho da equipe

O resultado do trabalho está altamente ligado ao conhecimento que a pessoa possui. Portanto, quanto mais treinamento essa pessoa receber sobre a sua respectiva área, mais confiante ela se sentirá no ambiente de trabalho.

Essa confiança pode surgir com cursos de desenvolvimento, tanto pessoais, quanto profissionais. Não se esqueça ainda de que a empresa pode e deve oferecer esse desenvolvimento aos colaboradores, através de palestras e da oferta de cursos que complementam suas aptidões.

Implemente avanços tecnológicos para aumentar o desempenho da equipe

Por fim, se você realmente quer aumentar o desempenho da sua equipe, não deixe de estar antenado aos avanços tecnológicos.

Existem muitos mecanismos que permitem a automação da gestão de projetos, eliminando os  gargalos e a perda de tempo com tarefas manuais.

Um exemplo dessas ferramentas é justamente a inteligência artificial, que lê e interpreta dados de maneira rápida, facilitando a tomada de decisão e por consequência aumentando a produtividade.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

MEI Rural: O que é e como funciona?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Telegram se consolida entre as principais plataformas para consumo de pornografia