em

7 erros para evitar na decoração da casa

Por isso, conhecer os erros mais comuns na decoração é a melhor forma de evitá-los

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Com tantas informações e objetos disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher uma linha de decoração e segui-la por completo, e a tentação de ter “um pouco de cada” é grande, o que acaba gerando um visual poluído e deixando o ambiente pesado. Por isso, conhecer os erros mais comuns na decoração é a melhor forma de evitá-los. 

1 – Não planejar antes de comprar

É comum as pessoas irem às lojas de decoração para casa e comprar objetos que acham bonito, que representam algum gosto pessoal ou que estão com um preço bom. E é aí que está um grande erro! 

Decorar exige planejamento. De cores, estilos, tecidos e materiais. Não basta comprar objetos sem nem ter noção de onde irá colocá-los. Isso é jogar dinheiro fora, porque com o tempo ficará perceptível que aquele objeto está fora do padrão. 

2 – Não se atentar à iluminação

A iluminação faz toda a diferença em um ambiente e na decoração. Muitas pessoas simplesmente compram uma lâmpada branca e colocam na casa inteira, sem considerar qual o melhor tom de iluminação para os diversos ambientes.

No banheiro, por exemplo, uma luz branca é viável. Já na sala ou nos quartos, uma iluminação amarela é uma boa pedida para deixar o ambiente mais agradável e confortável. 

Além disso, garantir que todos os ambientes estejam iluminados é fundamental. Se não tiver uma iluminação já preparada, hoje existem opções de trilhos que ligam um ponto a outro, iluminando todo o espaço entre eles. 

3 – Não fazer a manutenção dos móveis e objetos

Tudo em nossa vida exige manutenção. Assim como limpamos superfícies, cuja sujeira nos incomoda, os objetos e móveis também precisam ser limpos.

Faça a manutenção da limpeza em seu sofá, para deixá-lo sempre com aspecto limpo e com sua cor original. Trocar tecidos rasgados e pintar móveis descascados também contribui para a sensação de lar sempre bem cuidado e decorado.

4 – Não comparar o tamanho dos móveis e objetos ao tamanho do cômodo

Outro erro muito comum, é comprar móveis grandes demais para um espaço pequeno, ou pequeno demais para um espaço grande. Tire as medidas antes de comprar qualquer móvel, eletrodoméstico ou eletroeletrônico. 

5 – Não seguir um estilo de decoração

A decoração da sua casa reflete um estilo: industrial, clássico, moderno, entre outros. É fundamental escolher um estilo para investir em móveis e objetos que conversem entre si. Não fuja muito desse estilo, a não ser de forma proposital para misturar estilos que combinam um com o outro. Mas faça sempre um bom estudo antes. 

6 – Não se atentar ao excesso

O excesso de móveis e objetos em um mesmo cômodo pode pesar muito na decoração. Isso acontece normalmente pela falta de planejamento, ou seja, por comprar por impulso sem pensar exatamente na utilidade do objeto. Ambientes mais leves possuem apenas o que é necessário e bonito. 

7 – Não manter a organização

Por último, mas talvez o mais importante, lembramos que a falta de organização pode transformar um ambiente lindo em um ambiente totalmente desagradável. A correria do dia a dia é inevitável, mas separar 10 ou 15 minutinhos antes de dormir ou ao acordar para organizar o seu lar pode fazer toda a diferença. 

Evite esses erros para ter um lar agradável para você e para sua família todos os dias! 

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Veículo: quais manutenções periódicas seu carro precisa passar?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Monkeypox em animais: primeiro caso é confirmado em cachorro