em

Duas formas de parcelar o IPVA do seu carro

Continue lendo e confira as dicas

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

O IPVA, ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, trata-se de um imposto estadual lançado anualmente, o qual é utilizado para custear gastos públicos em educação, saúde, segurança e transporte.

Esse imposto pode ser pago de 3 maneiras: a primeira opção é pagamento do valor à vista, que garante 9% de desconto, a segunda é realizar o pagamento integral com 5% de desconto e a terceira é realizar o pagamento parcelado.

Se existe a possibilidade de efetuar o pagamento integral nas datas estipuladas e o valor cabe no seu planejamento financeiro, essa é sempre a escolha que deve ser priorizada devido ao desconto oferecido. Entretanto, muitas vezes o valor pode ser alto e prejudicar o seu orçamento, nesses casos, a melhor escolha é realizar o parcelamento da taxa.

Existem duas formas básicas de como parcelar o IPVA:

Secretaria da Fazenda

A primeira e a mais comum, é utilizar o próprio sistema da Secretaria da Fazenda que possibilita a divisão em 5 vezes (em São Paulo). Basta acessar o site, fazer o seu cadastro e entrar na seção IPVA. Por lá, será possível consultar o valor do seu IPVA, escolher a forma de pagamento (se parcelado ou à vista), a data de vencimento e gerar o boleto de pagamento. Alguns estados já permitem que o pagamento seja feito utilizando o cartão de crédito. Vale ressaltar que é importante estar atento a data de vencimento, que pode variar de acordo com o final da placa do seu veículo.

Contas de Pagamento

Às vezes, dividir o valor em apenas 5 parcelas pode ainda ser complicado para realizar o pagamento e acabar prejudicando a organização financeira. Nesses casos, deve-se avaliar a possibilidade de dividir o pagamento utilizando algumas contas de pagamento disponíveis na maioria dos estados. Nesses aplicativos, é possível realizar o pagamento de boletos parcelados no cartão de crédito em até 12x, mas atenção, os juros cobrados pelo parcelamento precisam ser levados em consideração.

E o IPVA atrasado?

O IPVA atrasado também pode ser pago utilizando essas duas maneiras citadas acima, mas vale lembrar que os juros cobrados costumam ser muito altos e será preciso arcar com esses valores. Portanto, manter os impostos em dia é essencial para uma boa saúde financeira.

Por último, lembre-se sempre de adicionar os gastos com impostos no seu planejamento para evitar possíveis atrasos e otimizar as formas de pagamento, garantindo que seja possível escolher por uma opção mais vantajosa.

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Reprodução/Abraji)

Projeto Comprova lança aplicativo para compartilhar verificações e incentivar educação midiática

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Skincare: qual a ordem correta para uso dos produtos?