em

Morando na obra: como contornar a sujeira e a bagunça durante a reforma

Quando o reparo é inevitável, algumas dicas podem ajudar a deixar o espaço organizado

Há quem diga que obra em casa é como birra de criança: a gente sabe quando começa, mas não tem ideia de quando termina. Brincadeiras à parte, pior do que a obra em si é permanecer morando no imóvel enquanto os reparos acontecem. É um tal de poeira ali, bagunça acolá, a sujeira parece ser eterna, quanto mais limpa, mais suja. Infelizmente, nem sempre dá para se ausentar durante o serviço, e é preciso aprender a lidar com a situação.

Muita gente adia o máximo possível alguns ajustes na residência, já prevendo o caos que poderá enfrentar com obras em casa. Mas, quando o reparo é inevitável, não tem jeito, é tentar contornar os transtornos e fazer o possível para manter a organização.

Divida a obra em etapas

Pode até parecer óbvio, mas não dá para fazer o quebra-quebra todo de uma vez em todos os cômodos, é preciso planejamento para diminuir o estresse. Se a casa tiver mais de um banheiro, por exemplo, comece por um deles, enquanto utiliza o outro. A mesma estratégia com os quartos. No caso da cozinha, vai ser necessário isolar uma parte dela para continuar utilizando. Pode ser que precise ficar uns dias sem utilizá-la, mas pense no resultado final e siga em frente.

Esvazie o cômodo

Se vai ter sujeira e bagunça no cômodo em obras, é necessário diminuir a área de ação da poeira. Por isso, guarde tudo que for possível, como objetos, livros e outros utensílios. Não se esqueça de sinalizar as caixas. Os móveis pesados podem ser cobertos para tentar preservá-los da sujeira e de algum dano.

Isolando a sujeira

A poeira é a grande vilã da obra, por isso é preciso isolá-la. Como é possível? Isolando o cômodo em que ela está. Então, se o quarto das crianças está em obras no momento, evite transitar por ele, retire temporariamente todos os itens que são usados no dia a dia, para que não seja necessário entrar lá enquanto durar o serviço. Mesmo que pareça um trabalho sem sentido, ao final de cada dia, organize o cômodo e deixe o mais limpo possível. Um ambiente limpo inspira organização.

Opte por soluções mais práticas

Se não for possível sair de casa durante a reforma, a melhor opção é dar prioridade a soluções que fazem menos bagunça. Um exemplo disto são os pisos sobre piso, que podem ser assentados por cima do antigo, sem precisar quebrar tudo. Além disso, há também os pisos vinílicos, que são muito práticos e fazem muito menos sujeira para serem aplicados. Uma opção para a pintura de parede pode ser o papel ou adesivo de parede, que são práticos e rápidos de serem aplicados.
Mas, se realizar a obra em casa for inevitável e o material de construção já estiver comprado, o segredo é planejamento e jogo de cintura. Com certeza, o resultado valerá todo o esforço.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Prefeitura de Tabocas do Brejo Velho/BA (Foto: Adamy Gianinni)

Prefeitura de Tabocas do Brejo Velho convoca servidores do magistério para rateio dos precatórios do Fundef

(Foto: Rawpixel/Freepik)

Loja no Instagram: veja três passos para montar o seu negócio