em

Delivery: Tudo o que você precisa para montar o seu

Como montar seu e quais as melhores plataformas para pedidos? Essas são algumas das perguntas que iremos responder neste artigo

Delivery é a palavra da moda nos dias de hoje, seja para comida, bebidas, produtos ou qualquer outro item. Ter um serviço de entrega à disposição dos clientes é essencial para qualquer empreendedor que queira crescer seus negócios. Mas afinal, o que é delivery e o que delivery sustentável?

Como montar seu e quais as melhores plataformas para pedidos? Essas são algumas das perguntas que iremos responder neste artigo. Confira!

Qual o significado do delivery?

Delivery é um serviço de entrega, seja de alimentos, bebidas ou qualquer outro produto. Ele pode ser feito por aplicativos, sites ou pelo telefone e costuma ser mais rápido do que o delivery tradicional, já que os pedidos são realizados online ou por meio de um aplicativo.

Como funciona?

Essa modalidade funciona da seguinte maneira: o cliente faz um pedido pelo site ou aplicativo e, em seguida, um motoboy sai para entregar o produto no endereço indicado. O pagamento pode ser feito online (no caso de aplicativos) ou na entrega (no caso de sites).

Delivery e seu crescimento com a pandemia

O delivery cresceu muito nos últimos anos, mas com a pandemia do coronavírus o delivery se tornou ainda mais popular. Isso porque as pessoas estão evitando sair de casa e preferindo fazer pedidos online para receber na comodidade do seu lar.

Com isso, muitos empreendedores resolveram aproveitar essa oportunidade para montar e ganhar uma renda complementar.

Delivery e novo comportamento do consumidor

Antes, as pessoas tinham que se deslocar até um restaurante para almoçar ou jantar e, às vezes, enfrentavam longas filas para conseguir uma mesa. Com ele, as pessoas podem pedir a comida que quiserem e receber em casa, sem precisar se deslocar. 

Isso está mudando a forma como as pessoas consomem e também está abrindo novas oportunidades para os restaurantes. Estamos na era do food service no qual as pessoas querem cada vez mais comodidade e praticidade. E esta modalidade é a resposta para essa demanda.

Food service é um termo usado para descrever qualquer tipo de serviço que envolva a entrega de alimentos. É uma indústria que envolve tudo, desde a produção dos alimentos até o delivery e, consequentemente, está crescendo muito nos últimos anos.

Com sua popularização, muitos empreendedores estão investindo nesse segmento e oferecendo diversos tipos de comida. Isso inclui desde pizza e hambúrguer até comida japonesa e chinesa.

Nesse contexto, conheça 6 negócios virtuais em alta.

O que é preciso para montar um delivery?

Para montar um, você precisará de:

– Uma empresa legalmente constituída;

– Alvará de funcionamento;

– Estrutura para preparar os alimentos;

– Máquinas de cartão;

– Motoboy ou veículo próprio.

Uma das principais vantagens de montar um delivery é que você pode trabalhar em horários flexíveis, o que significa que você pode atender aos seus clientes quando eles precisarem. Outra vantagem é que você pode trabalhar em qualquer lugar, desde que haja um delivery de cobertura.

Por outro lado, montar um delivery requer algum investimento inicial, como o custo de adquirir um veículo e um software de delivery. Além disso, você precisará se dedicar ao delivery para garantir que as encomendas sejam entregues em tempo e sem problemas.

O investimento em marketing também é importante para divulgar o delivery, atrair novos clientes e fidelizar os atuais. Por meio de automação de marketing, é possível enviar e-mails, SMS e notificações push para os clientes, além de fazer campanhas nas redes sociais, por exemplo.

(Foto: Senivpetro/Freepik)
(Foto: Senivpetro/Freepik)

Qual a melhor plataforma de pedidos?

Não existe uma plataforma “melhor”, mas sim a que se adapta melhor às suas necessidades. Algumas das principais plataformas de delivery são iFood, Rappi e Uber Eats. Cada uma das plataformas tem suas vantagens e desvantagens, então, antes de escolher uma, é importante pesquisar qual se adapta melhor às suas necessidades.

Algumas das principais vantagens de usar uma plataforma de delivery são:

– Aumento da visibilidade do seu restaurante;

– Maior alcance dos seus clientes;

– Mais facilidade para realizar pedidos;

– Menor custo de aquisição de clientes.

Por outro lado, algumas das desvantagens de usar uma plataforma de delivery são:

– Taxas altas cobradas pelas plataformas;

– Dependência das plataformas;

– Concorrência acirrada.

Como você pode ver, montar o seu pode ser uma ótima oportunidade de negócio, mas é importante pesquisar bem antes de escolher a melhor plataforma para o seu restaurante.

Como fazer entrega sem entregador?

Uma opção para quem não tem um veículo ou entregador próprio é terceirizar a entrega. Isso significa que você pode contratar uma empresa especializada para fazer as entregas por você.

A vantagem de terceirizar a entrega é que você não precisa se preocupar com a logística, pois a empresa contratada cuidará de tudo. Além disso, você pode focar na produção dos alimentos e deixar a entrega para os profissionais.

Uma das principais desvantagens de terceirizar a entrega é o custo, pois as empresas cobram pelos serviços prestados. Além disso, você precisará fazer uma pesquisa para encontrar a empresa de delivery que melhor atende às suas necessidades.

Conclusão

Como você pode ver, delivery é uma ótima oportunidade de negócio, mas requer algum investimento inicial e um bom planejamento. Pesquise bem antes de escolher a melhor plataforma para o seu delivery. E, caso não tenha veículo próprio ou entregador exclusivo, contrate uma empresa especializada para fazer as entregas.

Com um bom planejamento e um pouco de investimento inicial, você poderá montar um delivery de sucesso!

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Sistemas para supermercados: qual o melhor e como utilizar?

Flávio da Silva Carvalho (PP), prefeito de Tabocas do Brejo Velho à esquerda com o Governador da Bahia, Rui Costa (PT) (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Governador da Bahia anuncia investimentos em Tabocas do Brejo Velho