em

A administração de empresas no mundo

O empreendedorismo sempre se relacionou com ações inovadoras e criativas

Muitas vezes é possível questionar qual é a função de um administrador de empresas e, sobretudo, não existe uma única e simples resposta uma vez que o mundo passou por um longo processo de evolução e, em especial, nos negócios que exige bem mais tanto em  novos conhecimentos bem como em qualificações específicas.

Veja bem, o mercado dos dias de hoje exige indivíduos que têm comprometimento com o aprendizado – tanto por meio de novas leituras, através de acompanhar os assuntos da economia  tanto brasileira como a nível global, além de também sempre estar em busca de novidades para estar sempre com informações.

O administrador é o profissional que tem como principal responsabilidade planejar, organizar além de também gerenciar o recurso material, os recursos humanos além de financeiros de uma determinada empresa. Como principal objetivo o administrador deve realizar estratégias de sucesso que tragam resultados e melhorias no desempenho da da empresa em que trabalha e acima de tudo, esse profissional deve tentar a redução de custos e a maximização de lucros.

O empreendedor, por sua vez, é o profissional que possui a capacidade de produzir, de gerir  e de assumir o risco ao iniciar em um novo negócio. O empreendedorismo sempre se relacionou com ações inovadoras e criativas. Já as principais características da pessoa que deseja empreender deve ser ter persistência; possuir a coragem para correr novos riscos sempre planejar e controlar com eficácia e com extrema qualidade o time de pessoas que está na liderança. 

Por exemplo, um texto sobre empreendedorismo social no Brasil pode auxiliar na realização de uma redação sobre empreendedorismo além de poder também abordar os desafios do empreendedorismo no Brasil e qual seria a contribuição do empreendedorismo para o desenvolvimento local para determinada empresa.

Administração ou empreendedorismo

Pois bem, é fundamental a necessidade do administrador de empresas renovar o seu entendimiento de modo contínuo, uma vez que todo tipo de aprendizagem pode mudar. Para isso, é essencial compreender e renovar os conhecimentos para que estes não se tornem obsoletos ou até mesmo que não sejam necessários para determinada empresa.

Já o empreendedorismo se trata da disposição para a identificação de problemas e de novas oportunidades para que possa ocorrer o investimento de novos recursos e de novas competências ao criar novos negócios ou novos projetos que podem ser capazes de trazer mudanças significativas e trazer impactos positivos para a sociedade. 

O crescimento econômico com o passar do tempo foi enorme e houve uma grande geração de novos tipos de emprego também. A invenção e o desenvolvimento da tecnologia  permitiu 8um grande avanço nas sociedades modernas dos dias de hoje. Veja bem, durante os dias de hoje é possível ter mais conforto, viver as mais diversas experiências, construir  relacionamentos tanto com novas coisas bem como com os indivíduos que, de modo geral, permitem uma maior qualidade no estilo de vida como consequência dos novos negócios e das novas iniciativas privadas.

Por exemplo, ter um entendimento sobre qual é a melhor forma para trazer novos conhecimentos fazem do empreendedor um profissional que é dono de novas teorias além de ter poder colocar cada uma dessas novas ideias em prática nas mais variadas situações. 

Há um exemplo de redação para TCC que traz um tema empresarial essencial além de relatar as atividades do empreendedorismo feminino sob a forma de resumo. 

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Os desafios de empreender no Brasil

Os desafios que podem ser encontrados pelas pessoas que desejam ser donas do seu próprio negócio podem ser bem grandes uma vez que há  as mais diversas burocracias, leis e tributos que por sua vez, algumas pessoas desistem de empreender ao se deparar com essas grandes dificuldades. Ainda assim é possível, com persistência e com a ajuda da, criatividade mudar uma situação nada favorável em uma circunstância mais promissora.

No Brasil, empreender ou até mesmo abrir um negócio próprio é o grande sonho de brasileiros. Para ajudar na consolidação do negócio próprio em um mercado da atualidade é essencial buscar sempre conhecimento e investir em novas ferramentas e metodologias de gestão de empresas. Acima de tudo, as dificuldades do empreendedor em território brasileiro são ainda maiores. 

Devido a uma alta carga tributária, por exemplo, as leis do Brasil são bastante complexas com relação aos altos impostos que podem ser cobrados e que possui os mais diversos detalhes para que haja um acompanhamento apropriado da parte fiscal das novas empresas. 

Um grande desafio de empreender no Brasil se deve a alta taxa da concorrência muito forte que está presente no mercado. Uma vez que o ato de empreender está cada vez mais competitivo para as pessoas que desejam empreender e que transforma um possível ingresso em um determinado mercado bem difícil.

Como preparar um texto de opinião para exame pode tratar dos mais diversificados temas como por exemplo o empreendedorismo na pandemia, a inovação e, acima de tudo, qual é a importância do empreendedorismo no cenário do mundo atual.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Foto: Mateus Pereira /GOVBA)

Governo da Bahia entrega unidade de beneficiamento de leite e Detran em Santana

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Festas e eventos: crescem em 162% pedidos de empréstimo para festividades, aponta levantamento