em

Como montar um setup gamer?

Com o equipamento correto, a experiência do jogo fica ainda mais incrível

Um setup gamer (do inglês, setup = configuração e gamer = jogador) é o espaço físico onde os jogadores atuam. Não se trata apenas de dispor os equipamentos e acessórios, mas principalmente de tornar o ambiente mais agradável e confortável para os gamers. Seja uma sala de jogos ou um cantinho do quarto, qualquer pequeno espaço pode ser transformado.

Em geral, um setup gamer é composto por uma cadeira gamer, uma bancada, um teclado e um mouse, um ou mais monitores, um headset e o próprio PC ou videogame. Uma vez que tenha todo esse equipamento, o jogador pode tornar a experiência do jogo ainda mais incrível. Continue lendo para saber como montar o setup gamer ideal.

Cadeira gamer

Como vai passar muito tempo sentado, é importante que o jogador escolha uma cadeira que se adeque às suas necessidades de conforto. Pode ser tentador optar por uma cadeira de escritório, mais barata, para compor o seu setup gamer, mas sacrificar o conforto nunca é o ideal. Hoje, há vários modelos e marcas de cadeiras gamer disponíveis no mercado, e investir em uma delas é investir na sua comodidade e na qualidade do seu espaço gamer.

Bancada

Escolha uma bancada com uma superfície ampla, que possa acomodar confortavelmente os seus monitores, teclado, mouse e outros acessórios. Também pode-se optar por um modelo com prateleiras ou gavetas por baixo, para que os jogos e consoles possam estar sempre à mão. Alguns modelos mais modernos vêm com um suporte que mantém o PC devidamente ventilado ou porta-copos embutidos, que minimizam a chance de acidentes.

Monitores

Acomodar confortavelmente o monitor ou os monitores é essencial para o setup gamer. Assim como no momento de escolher uma cadeira, o conforto é fundamental na configuração dos seus monitores. A fim de minimizar a tensão no pescoço, eleve os monitores ligeiramente acima do nível dos olhos. Caso eles não tenham altura regulável, aposte em suportes articulados. Pode fixá-los na parede ou na própria mesa.

Acessórios

Tenha a certeza de adquirir um teclado e um mouse que atendam às suas necessidades em relação à performance, tempo de resposta e funções extras. Hoje, há vários modelos gamer. Headsets e caixas de som também são importantes para quem gosta de uma experiência mais imersiva. Ah, e não pode faltar uma boa iluminação. Aposte em fitas de LED ou em um trilho eletrificado, com spots que podem ser direcionados para a sua bancada.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Sair da versão mobile