em

Home office: primeiros passos para montar seu escritório em casa

Saiba como deixar o seu cantinho de trabalho com a sua cara e pronto para desenvolver suas tarefas no dia a dia!

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Que a pandemia modificou completamente a nossa rotina, disso nós sabemos. No entanto, ainda que o cenário de saúde seja otimista, muitas mudanças vieram para ficar, como é o caso do home office. 

Adotado por muitas empresas em meio ao caos sanitário instaurado no auge da contaminação de coronavírus, este modelo de trabalho tem ganhado cada vez mais força e adeptos, uma vez que torna a rotina muito mais descomplicada e otimizada. 

Isso porque, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o tempo médio de deslocamento nas grandes cidades era de 4,8 horas semanais em 2019, o que nos tempos atuais já está para além de ultrapassado. 

E, seguindo essa tendência, cada vez mais pessoas buscam adequar seu espaço em casa para montar um ambiente de trabalho produtivo e funcional para desempenhar suas funções com mais qualidade. 

Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão de deixar seu escritório em casa mais bonito e aconchegante. Acompanhe!

Escolha o espaço mais adequado 

O primeiro passo é escolher o melhor lugar para montar o seu escritório. A dica é escolher um ambiente com boa iluminação, baixa circulação de pessoas e pouco barulho. 

Sabe aquele cômodo pouco usado ou aquele cantinho que você deixa as bagunças? Esses são os locais mais utilizados para transformá-lo em um ambiente home office e deixá-lo com a sua cara. 

Tire as medidas com uma fita métrica ou trena para iniciar o planejamento e encontrar móveis que se adequem ao espaço que você tem. 

Hora de focar na ergonomia 

Com o espaço definido e as medidas em mãos, é hora de encontrar os móveis para equipar o seu escritório em casa. 

Nessa etapa, vale investir um pouco mais de dinheiro para garantir que eles sejam confortáveis e ergonomicamente adequados, afinal, você vai passar boa parte do seu tempo neste cantinho. 

Escolha uma mesa ou bancada com a altura ideal para que seus braços formem um ângulo de 90º ao digitar, pois é o recomendado para evitar problemas de postura, dores na lombar e outras doenças laborais. 

Opte também por uma cadeira confortável, de preferência com regulagem de altura e braços acolchoados. Lembre-se de que seus pés precisam ficar completamente apoiados no chão e sua coluna bem reta.

Uma boa iluminação é a chave do sucesso

Como mencionamos acima, o cômodo escolhido para abrigar seu novo escritório precisa ter boa iluminação. O ideal é que se aproveite o máximo de iluminação natural possível para favorecer sua concentração e, é claro, reduzir os custos com a conta de energia. 

Caso não seja possível, opte por uma iluminação direcional na bancada, de preferência com uma lâmpada de LED branca, para te ajudar a manter o foco, não cansar sua visão ou ainda prejudicar seu desempenho.

Escolha uma decoração agradável

A decoração faz toda a diferença no ambiente e tem o poder de deixá-lo mais agradável aos olhos, proporcionando uma sensação de leveza e bem-estar. 

Por isso, ao escolher os objetos decorativos para o seu novo escritório, priorize elementos que estejam alinhados com seu gosto pessoal e a sua personalidade, afinal, ninguém quer passar a maior parte do tempo em um local em que não se sente bem.

O mais recomendado é optar por cores neutras e leves, sem objetos que carreguem  ambiente e o deixem com a sensação de bagunça ou desorganização. Evite elementos que possam te distrair ou tirar seu foco do trabalho durante o dia.

Otimize a organização do espaço

Manter o ambiente o menos poluído visualmente e o mais organizado possível é fundamental para manter um bom desempenho no dia a dia.

Remova do cômodo tudo aquilo que você não utiliza a um bom tempo ou não precisa na sua rotina de trabalho. Se for o caso, conte com a  solução  de um guarda tudo para acomodar seus móveis antigos e objetos dos quais não quer se desfazer.

Foco na rotina e no trabalho!

Embora o trabalho home office possua uma série de vantagens e ofereça mais qualidade de vida, é importante manter o foco na rotina para não deixar que seus momentos de lazer atrapalhem o trabalho e vice-versa. 

Mantenha a disciplina e cumpra os horários como faria se estivesse in loco na empresa. Organize sua agenda e avise seus familiares sobre os horários em que estará indisponível – mesmo estando em casa. 

Dessa forma, será muito mais fácil desenvolver suas tarefas e evitar que sua produtividade e desempenho sejam perdidos durante o processo.

*Colaborou Eric Barbosa

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Matemática: como tornar a numeracia divertida?

(Foto: Divulgação/Saeb)

SAC Móvel realiza atendimento gratuito em Barreiras