em

5 tendências para o mercado imobiliário

Acompanhar as tendências do mercado imobiliário é uma boa opção para decidir se o momento é ou não propício para comprar um imóvel

Acompanhar as tendências do mercado imobiliário é uma boa opção para decidir se o momento é ou não propício para comprar um imóvel. Contudo, o comportamento do cliente mudou, fazendo com que corretores se adaptem a essas mudanças, e assim, consiga destaque no mercado imobiliário em 2022.

Com a pandemia de Covid-19 essas transformações foram aceleradas. Por conta da necessidade de enfrentar os desafios econômicos e emocionais causados pelo distanciamento social. Por isso, o setor imobiliário é considerado um dos grandes motores do país. 

Separamos 5 tendências para que você conheça o que existe de mais moderno. 

Acompanhe!

Projeções para o mercado imobiliário

O mercado imobiliário vem sentindo a recuperação do setor, espera-se um crescimento de mais de 12% no Brasil. Segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), esse aumento pode gerar um valor de aproximadamente R$99 bilhões.

Por conta do home office, a maioria da população segue em busca de um imovel maior, e capaz de atender as necessidades de todos com máximo conforto. Sendo assim, podemos esperar um mercado ainda mais aquecido e com muitas vendas.

E isso é um ponto positivo principalmente para aqueles que querem fazer a venda do imóvel usado. Uma mudança já vem sendo sentida em relação aos valores, onde bancos e instituições financeiras trabalham com financiamento de 9% a 10% ao ano. Então sim, haverá um crescimento na procura de imóveis, assim como os valores praticados.

Ferramentas e digitalização do mercado imobiliário

O mercado imobiliário representou mais do que uma adoção a tecnologia mas também, maior segurança e nova mentalidade na maneira de concluir compras. As redes sociais, dispositivos móveis e tecnologias transformaram a forma de como as pessoas adquirem imóveis. 

Alguns pontos foram adotados:

  • Atendimento virtual
  • Realidade virtual e tour 360°
  • Assinatura eletrônica
  • Inteligência artificial

A digitalização no mercado imobiliários nos processos de compra, venda e locação, contam com o auxílio de muitas ferramentas, possibilitando conhecer um empreendimento a distância, através de uma tour virtual, visitando o seu futuro imóvel.

Aumento de investidores no mercado imobiliário

Mesmo com a crise, o setor imobiliário conseguiu se manter e se recuperar com facilidade. Esse aquecimento impulsionou o crédito imobiliário, tornando-o atrativo para os investidores que queriam materializar o dinheiro investido.

Os imóveis para aluguel se tornaram mais valiosos por gerarem renda extra e contém mais valor acompanhando o cenário imobiliário. Foi identificado um crescimento de 38% em transações imobiliárias no período de 2021.

5 tendências do mercado imobiliário

Acompanhar as tendências do mercado imobiliário se tornou fundamental para decidir o momento de fechar uma compra. O ano de 2022 se apresenta como um ano onde comprar imóveis será possível, mas, precisará de mais planejamento. Em 2021 a taxa Selic atingiu o maior patamar com 9,25%, essas altas devem permanecer esse ano chegando aos 11,5%. 

Confira a seguir cinco tendências para ajudar o mercado imobiliário.

#1 Imóveis mais espaçosos

Com a pandemia muitas pessoas se adaptaram com o home office, por isso a busca por imóveis maiores e bem localizados aumentou. E isso ocorre pois existe uma demanda em manter a família por perto e mais tempo dentro de casa. O comprador busca imóveis em locais convenientes e que não haja a necessidade de ficar muito tempo exposto fora de casa.

#2 Live Commerce

Essa estratégia utiliza da interação proporcionada pelo streaming de live com foco em alavancar as vendas. Através desse comércio ao vivo, o vendedor consegue promover produtos, serviços e tudo o que engloba as suas vendas. Outro ponto é adotar estratégias de inbound marketing, uma forma de contemplar ações de compartilhamento de conteúdos específicos. Isso para um segmento em várias etapas da jornada do consumidor.

#3 Uso de dados para transações imobiliárias

O registro das transações imobiliárias fazem parte da segurança e autenticidade para todas as negociações imobiliárias. Levando em consideração todas as informações contidas em um registro de imóveis. Com isso, garante assim a veracidade da propriedade desses imóveis e junto a impossibilidade de ocorrer erros.

#4 Chatbots

O termo em portugues se refere a uma conversa por robô. Ele é um programa de computador desenvolvido para realizar conversas com humanos. Para que isso ocorra a inteligência artificial é utilizada a fim de encontrar respostas claras e objetivas e executar tarefas simples, de maneira automatizada.

#5 Desburocratização do setor

Foi preciso acompanhar as mudanças e com isso dar lugar para as assinaturas eletrônicas. Um ato de assinar o documento de compra, venda ou aluguel, sem a necessidade de estar presente, tudo feito remotamente. É por meio disso que se tornou o responsável por diminuir as burocracias durante as negociações.

Assim percebe-se que as tendências do mercado imobiliário fazem parte de um setor dinâmico, e que precisa ser avaliado para que as decisões sejam tomadas de forma segura.

Quer continuar por dentro desses e outros assuntos? 

Acompanhe o Folha Geral, o mais completo portal de entretenimento!

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Ioga: a prática milenar que conquistou os brasileiros

(Foto: Divulgação)

Bahia tem 2.043 casos ativos de Covid-19; 18 óbitos são registrados