em

Morar em Minas Gerais: 4 cidades que podem ser interessantes para a mudança

Estado consegue conciliar vida rural e vida urbana por um custo de vida mais em conta

Sete Lagoas, Minas Gerais (Foto: Pixabay)

Mudar de cidade e planejar uma nova vida pode ser um processo desafiador e, ao mesmo tempo, muito bom, porque você terá a possibilidade de viver coisas novas em um local totalmente novo. Algo que aumentou muito a procura por mudança foi a pandemia de COVID-19, que impactou diretamente os serviços presenciais, e muitas empresas passaram a adotar o regime de trabalho remoto. Com a possibilidade de trabalhar em um local distante do trabalho, mais pessoas procuraram locais mais perto da natureza para viver. E se Minas Gerais estiver no seu radar de locais para se mudar, confira algumas das cidades mineiras que são interessantes para a mudança!

Uberlândia

Com uma certa popularidade no restante do Brasil, a cidade de Uberlândia já foi eleita a segunda melhor cidade de Minas Gerais para se morar. A cidade tem uma infraestrutura quase de capital, com vários programas culturais, escolas de samba (são quatro no total), bailes e outras, sem deixar de lado a calmaria de morar no interior. O Índice de Desenvolvimento Humano da cidade é de 0,789, e é uma cidade que recebeu a colocação de sexto lugar como cidade mineira com maior desenvolvimento em saúde, renda, emprego e educação.

Contagem

Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a cidade de Contagem é uma das maiores do estado de Minas Gerais. Com vantagens de se morar próximo à capital, Contagem une o urbano com o rural, e tem recebido grandes investimentos de imóveis para receber mais moradores. Além disso, há um bom grau de educação, além de opções de lazer e também pontos turísticos, já que a cidade possui um centro histórico.

Betim

Também localizada na região metropolitana de BH, Betim está a apenas 32 km da capital, o que a deixa mais pacata do que Contagem, por exemplo, que fica a apenas 16 km de BH. O custo de vida em Betim é mais barato, e o destaque vai para o transporte público, que funciona bem tanto na região do município quanto para viagens intermunicipais. Há também shoppings, museus e opções de lazer e cultura.

Belo Horizonte

Não poderia faltar, é claro, a capital mineira Belo Horizonte, que tem recebido cada vez mais moradores. Por ser uma cidade planejada, muitas pessoas do Brasil estão procurando-a para morar, visto que há mais vantagens de mobilidade e urbanismo. Além disso, BH é um dos polos econômicos e tecnológicos do país, e há diversas oportunidades de emprego por um custo de vida muito mais em conta do que em São Paulo ou no Rio de Janeiro, tanto que a maioria dos concursos MG tende a se concentrar na capital.

A cidade também tem passeios dedicados à beleza natural, e há lazer para quem curte história, cultura, beleza e vida noturna. 

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Sesab)

Bahia tem 3.022 casos ativos de Covid-19; 16 óbitos são registrados

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Aumenta em 12% o atendimento a pessoas com transtornos mentais por uso de drogas no SUS