em

E-commerce para pequenas empresas: 5 vantagens

O e-commerce para pequenas empresas é um dos métodos mais eficazes para aumentar as vendas; confira

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O e-commerce para pequenas empresas é um dos métodos mais eficazes para aumentar as vendas. Esse segmento vem crescendo rapidamente e por esse motivo, os investimentos em marketing digital passaram a fazer parte do plano de negócios de muitas empresas.

Entretanto, no último ano o e-commerce apresentou um aumento de 12% junto a um faturamento de 53,2 bilhões. Dessa maneira, é uma ótima alternativa investir em lojas online. Inclusive pode ter dúvidas se lojas físicas prejudicam o e-commerce. 

Pensando nisso, listamos algumas vantagens que o e-commerce proporciona para as pequenas empresas. 

Acompanhe!

Por que abrir um e-commerce para pequenas empresas?

De forma bem simples, abrir um e-commerce é uma forma mais eficaz de alcançar bons resultados, afinal, não existem limitações físicas ou geográficas nesse meio. No entanto, com uma loja virtual e uma logística positiva para a entrega dos produtos, seus clientes podem ser de qualquer lugar do país e até mesmo do mundo. 

O aumento do comércio eletrônico se dá pela evolução das tecnologias e o crescimento da cultura digital nos dias de hoje. E pode ser implementado para qualquer mercado que há público: como no mercado imobiliário, venda de suplementos, serviços de sistema odontológico, artigos para pets e etc.

Assim, fica fácil entender que o e-commerce é uma oportunidade para o presente e principalmente para o futuro.

Pela praticidade de serem imersas em ambientes 100% virtuais.

Espaço das pequenas empresas no e-commerce

O mercado online responde pela maior parte de toda circulação do dinheiro no Brasil, pode parecer difícil aumentar a taxa de conversão. Mas, com um e-commerce bem projetado, tudo fica mais fácil. Entretanto, isso ocorre porque as pequenas empresas estão ganhando força no e-commerce.

Então, aposte em algumas técnicas como:

  • Divulgação em redes sociais;
  • Estratégias de disposição dos produtos;
  • Uso das estratégias de SEO;
  • Disponibilidade de cupons de desconto;
  • Vantagens com datas comemorativas.

Impacto do e-commerce para as pequenas empresas

O e-commerce atua diretamente na expansão do mercado, criando um mercado completo para as pequenas empresas que por terem um caixa com poucos recursos, não conseguiriam ter acesso a grandes consumidores se não, por meio do comércio eletrônico.

Durante os picos da pandemia de Covid-19, aproximadamente 96% das pequenas empresas, conseguiram se manter no mercado por conta das suas vendas online. Por esse motivo, muitos pequenos empresários estão confiantes de que o futuro das suas empresas é promissor. E tudo por conta dos benefícios que um e-commerce consegue proporcionar.

E-commerce para pequenas empresas e novos espaços

Uma das tantas vantagens do e-commerce para pequenas empresas, é justamente a possibilidade de novos espaços, fazendo com que consigam oferecer seus produtos para um público online que passa a fazer parte da sua carteira de clientes. Conforme as pessoas vão tendo mais acesso a internet, as compras por e-commerce aumentam ainda mais, criando um mercado em que todos possam ter acesso, sem limitar apenas a consumidores com diversas opções tecnológicas.

Vantagens do e-commerce para pequenas empresas:

O e-commerce oferece muitas possibilidades para as pequenas empresas, focando sempre na segmentação e na oferta de nicho para que a venda dos seus produtos ou serviços seja consolidada.

Visando mostrar que pode ser uma boa ideia investir em lojas online, separamos 5 das principais vantagens que o e-commerce pode proporcionar para a sua pequena empresa. 

Entenda:

#1 Custo-benefício

Ao alugar um espaço físico, é preciso investir em espaço, mobiliário, decoração e a contratação de funcionários. Mas, quando esse espaço é online, todos esses gastos conseguem ser minimizados. 

Com um e-commerce é possível trabalhar com uma equipe reduzida e vender exclusivamente pela internet. Assim, é uma forma inclusive de reduzir os custos operacionais.

#2 Diversificação dos canais de vendas

Promover essa diversificação faz com que a empresa venda mais, fidelize clientes e aumente os lucros.  Levando em consideração os benefícios de se investir em um e-commerce e na diversificação de canais dos seus negócios. Use e abuse das redes sociais, é nela que a maioria do seu público se encontra. 

Não deixe de fazer ainda uma automação de marketing, estratégia capaz de unificar todos os processos de marketing da sua empresa, apostando em tecnologias para cuidar de tudo.

#3 Atração de novos clientes

O e-commerce consegue ajudar ainda mais na atração de clientes. Isso porque lojas online costumam propor promoções, e esse método atrai o olhar do cliente, destacando a sua marca. Principalmente nessa fase de novas conquistas de clientes com a retomada das atividades econômicas pós-pandemia.

Lembre-se, de se certificar que a promoção não impactará de forma negativa as suas finanças, tome cuidado!

#4 Expansão do negócio

Um e-commerce não fica preso a limitações geográficas, podendo atender de qualquer lugar, proporcionando comodidade aos compradores. Há diversas vantagens em adaptar o negócio para o comércio online.

Essa expansão consegue alavancar a sua pequena empresa, e consequentemente aumentar as vendas.

#5 Acessibilidade

Uma loja física tem horários de funcionamento, já a online não, afinal ela ficará disponível 24 horas, todos os dias, e você ainda vende por todo o país. Então, qualquer pessoa com acesso a internet pode entrar na sua loja e realizar uma compra, sempre que quiser.

Uma coisa é certa, uma pequena empresa consegue realizar grandes vendas e uma boa gestão através do e-commerce. A internet se mostra promissora para pequenos empresários, aumentando as chances de sucesso e um planejamento eficaz.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Pexels)

Love bombing: Fique atento a declarações de amor exageradas

(Foto: Reprodução/Instagram)

Depois de MC Mirella, Tati Zaqui entra para Privacy