em

8 dicas para falar bem em público

Preparamos esse artigo para te ajudar a melhorar sua fala em público. Quer saber como? Acompanhe até o final!

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Falar para auditórios lotados pode não ser uma tarefa fácil, e sem dúvidas, deixa muitas pessoas nervosas só de imaginarem a situação. Saber falar bem em público é fundamental para centenas de segmentos profissionais e pessoais.

Preparamos esse artigo para te ajudar a melhorar sua fala em público. Quer saber como? Acompanhe até o final!

Como vencer o medo de falar em público?

Saber se comunicar com clareza e apresentar boa desenvoltura em público, abre diversas portas. Se você deseja liderar equipes e impactar pessoas, vencer o medo de falar em público é mais do que necessário. Contudo, o medo pode causar desconfortos como pernas bambas, suor excessivo nas mãos, boca seca e batimentos cardíacos acelerados.

Calma! Existem técnicas para vencer essa timidez. Preparamos algumas para te ajudar. 

  • Seja positivo e desenvolva bons pensamentos.  
  • Procure fazer amigos;  
  • Reconheça, aceite e enfrente seus medos e preocupações;
  • Não se menospreze;
  • Olhe as pessoas nos olhos;
  • Não exija tanto de si mesmo;
  • Confie em você;
  • Saiba quais seus pontos fortes, e utilize-os a seu favor.

Esse medo de falar em público pode limitar a qualidade de vida. Adote essas estratégias e tente dar um basta em tamanha timidez.

De onde vem o medo de falar em público?

O medo de falar em público pode ser desencadeado de várias maneiras. Contudo, a mais comum está relacionada com a falta de informação, prática e preparo. A maior razão para o medo é que uma parte do cérebro, considerada a mais primitiva, foi projetada para fugir, ou seja, somos programados para se proteger de possíveis ameaças.

Não se trata apenas de falar na frente de milhares de pessoas, mas sim, de uma habilidade. Por essa razão, necessita ser bem desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo. Assim como qualquer atividade, a constância leva a perfeição.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como falar bem em público?

Falar bem em público, causa frio na barriga, seja uma pessoa experiente ou novata. Uma pesquisa no Reino Unido aponta que 41% das pessoas têm mais medo de falar em público do que da morte. No entanto, é possível diminuir esse medo e estar bem preparado para a ocasião. Basta seguir o chamado “tripé para uma apresentação perfeita”.

1- Tenha pleno conhecimento do que está falando;

2- Utilize técnicas de oratória, use a voz de forma certa e  conte histórias;

3- Demonstre empolgação por estar ali. 

Uma coisa é certa, saber se comunicar diante de muitas pessoas é fundamental para qualquer profissional.

8 dicas para falar bem em público

Muitas pessoas buscam o perfeccionismo em excesso na hora de falar em público, o que causa medo de fazer algo errado e não se apresentar com perfeição. Porém, esse problema precisa ser evitado, afinal, errar faz parte de toda e qualquer experiência. Quem se expressa bem, tem alto poder de persuasão e passa maior credibilidade para os demais.

Que tal aprender 8 dicas para falar bem em público?

Confira!

#1 Crie um roteiro

Crie um roteiro da sua fala com antecedência. Isso facilita na hora de reduzir a insegurança. As informações podem ser definidas por tópicos de abertura, desenvolvimento e conclusão. Você pode apostar ainda na ferramenta 5W2H.

Trata-se de um conjunto de questões utilizadas na hora de compor planos de ação, de uma maneira rápida e eficiente, com o propósito de definir tarefas e acompanhá-las de forma visual.

#2 Desenvolva o autoconhecimento

O autoconhecimento ajuda a alcançar o equilíbrio. Conheça sua personalidade, quais suas motivações e desânimos. Isso sem dúvidas irá ajudar a lidar com todos os aspectos da vida, nesse caso com o medo de falar em público.

#3 Estude seu público

Essa etapa auxilia na hora de terminar a linguagem e o ritmo da sua fala. Cada público tem uma cultura diferente, o que exige uma diversificação nos discursos. Ou seja, conhecer seu público é importante para ter uma fala adequada.

#4 Ensaie bastante

Quando ensaiamos, criamos links mentais nas áreas corretas do cérebro, assim, fica mais fácil falar, utilizar as palavras certas, ter o tom adequado, pausar e gesticular sempre que necessário. E claro, os ensaios evitam esquecer algo na hora da apresentação.

#5 Treine a fala

Palavras no papel podem dar errado quando faladas em um contexto. Treine a fala em voz alta e garanta fluidez, clareza e objetividade, além de evitar cacófatos. 

#6 Adote ferramentas de suporte

Se quer fugir do convencional, seja amigo da tecnologia, utilize aplicativos de apresentações com imagens, isso ajuda a ganhar atenção do público e serve como uma “colinha” se por acaso esquecer algo.

#7 Domine o conteúdo

Domine o assunto a ser falado, quanto mais estudar, mais fácil será. Escrever os principais pontos da fala, pode ajudar a não esquecer nada e reforça a memorização do conteúdo.

#8 Preste atenção a linguagem corporal

Tenha postura! Quando estamos com medo o corpo tende a falar, deixando a tensão perceptível. Procure se alongar antes de começar a apresentação, relaxe e busque ficar confortável. Não se esqueça, é comum errar e ninguém nasce sabendo.

Por isso, busque sempre aprender e se desenvolver cada vez mais em público. Que tal começar a treinar e falar bem em público?

Gostou dessa matéria? Compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nossas notícias.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Divulgação)

Bahia registra 460 novos casos de Covid-19 e mais 6 óbitos pela doença

(Imagem ilustrativa/Freepik)

6 Growth Hackings para impulsionar seu e-commerce