em

3 vantagens do código de barras na otimização de processos

Uma empresa, nada mais é que um conjunto de processos. E otimizar esses processos representa a maximização do lucro do seu negócio

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Otimizar processos. Esse é um dos enormes desafios que os empresários e gestores enfrentam em seu dia a dia.

Uma empresa, nada mais é que um conjunto de processos. E otimizar esses processos representa a maximização do lucro do seu negócio. Afinal, quanto mais rápido o processo for, maior será a capacidade de faturamento da empresa.

Com o crescimento da tecnologia, houve um grande avanço nesse sentido. Principalmente com o surgimento do código de barras. Processos que antigamente precisavam de muito mais tempo para serem executados, agora podem ser resolvidos rapidamente.

Desse modo, a vida do consumidor final, viu-se cada vez mais cômoda. Falta de produtos, longas filas de espera no caixa, produtos vencidos nas gôndolas, são eventos cada vez mais distantes diante de uma nova realidade.

Mas, afinal o que são processos?

Processos, nada mais são que etapas pelas quais um produto passa dentro de uma empresa até chegar no consumidor. Também existem processos administrativos necessários para a realização do negócio.

Uma empresa para realizar uma venda possui os seguintes processos: Compra do produto, cadastro do produto, armazenagem, venda, entrega, recebimento.

De certo modo, todos os demais processos são secundários em torno desses processos básicos. E quanto mais otimizados forem esses processos maiores serão as chances da empresa aumentar o seu faturamento.

Nesse sentido, vamos falar um pouco mais profundamente das 3 principais vantagens do código de barras na otimização desses processos, e porque a sua implantação é essencial na atualidade.

Código de Barras ajuda na organização do Estoque

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Um dos principais processos da empresa, que demanda bastante cuidado é o armazenamento e estocagem do produto.

Imagine o seguinte, a empresa faz a compra de produto acabado, ou matéria prima, dependendo se for comércio ou indústria. Essa empresa, precisa dar entrada no seu estoque desses produtos e posteriormente controlar o estoque.

Manualmente, esse tipo de processo requer um número muito grande de funcionários, além de ser bem mais trabalhoso e necessitar de um tempo muito maior para ser executado. Desse modo, o código de barras ajuda na otimização desse processo.

Através do código de barras DUN-14 é possível dar entrada em uma quantidade grande de produtos de uma única vez. E com o código EAN-13 ir baixando cada uma das unidades na medida em que forem sendo comercializadas.

Desse modo, evita-se ter que recorrer à contagem constantemente para saber se determinado produto está se esgotando no estoque. Ou o que é ainda pior, perder venda do produto pelo fato do mesmo ter acabado no estoque.

Nesse sentido, o código de barras colabora para um processo bem mais rápido e organizado, afinal através do sistema é possível evitar que o produto falte ou sobre na estocagem, otimizando esse processo.

Inventário de estoque

Inventário de estoque sempre foi um dos principais problemas para as empresas. O varejo dos anos 80 e 90 tinha como principal característica o dia que fechava para balanço. Nesse dia, para contar todo o estoque praticamente era necessária uma mobilização de todos os funcionários.

Com tantas pessoas contando o estoque é possível imaginar a possibilidade de erros que o processo trazia em si. E como consequência, produtos acabavam estragando nas gôndolas, e em alguns casos faltando também.

Um outro problema bastante comum era o furto. Afinal, o operador de caixa tinha mais liberdade para cometer furtos, uma vez que a chance de não faltar produtos no estoque era praticamente nula. Com isso a empresa perdia altas somas financeiras.

Com a aplicação do código de barras o processo se tornou altamente otimizado. Pois, é possível realizar a contagem de estoque com um leitor semelhante ao leitor de código de barras do caixa. Esse trabalho praticamente acabou com os erros manuais.

Ao final, não é necessário a realização de uma compilação dos dados. Pois o relatório é gerado automaticamente no sistema. E se houver falta de algum produto dá para saber precisamente a quantidade que a empresa perdeu.

Essa é sem dúvida alguma, uma das principais vantagens que o código de barras trouxe para as empresas da atualidade.

Com essa otimização, os empresários ganharam no fator tempo, no valor do custo fixo operacional, pois não precisam de tanto capital humano para realizar a atividade e com isso podem ampliar as suas vendas, pois não precisam mais fechar um ou dois dias no mês para balanço.

Velocidade no caixa e satisfação do cliente

Por fim, uma outra vantagem que o código de barras possibilita é a maximização do processo de vendas. Afinal, as longas filas de espera estão cada vez mais se extinguindo em virtude disso.

As empresas estão buscando cada vez mais a informatização deste processo, sendo que em alguns casos, o próprio cliente pode realizar as compras em um painel de computador, sem a necessidade do operador de caixa.

Esse processo também permite uma maior sintonia com o departamento de compras, repondo a estocagem de forma mais rápida e precisa, evitando desperdício financeiro.

O processo de compra e venda dentro de uma empresa que antes pareciam tão distantes, estão cada vez mais sincronizados. E as empresas estão conseguindo gerenciar melhor os seus estoques em virtude do auxílio do código de barras.

Código de Barras: Uma verdadeira revolução

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Como vimos, o código de Barras é extremamente essencial para a otimização dos processos dentro das empresas, independentemente do porte delas. Sendo que, ele pode ser aplicado desde pequenas empresas até grandes corporações.

Nesse sentido, implementar o código de barras no seu estabelecimento, é muito mais do que um diferencial competitivo. É uma necessidade para continuar vivo em um mercado cada dia mais dinâmico.

A cada ano, surgem novidades eletrônicas que permitem otimizar ainda mais os processos. Acompanhar esse avanço é o que irá garantir a sobrevivência da sua empresa dentro do mundo dos negócios. A tecnologia já faz parte do nosso dia a dia. E, os processos manuais aos poucos vão sendo substituídos por processos eletrônicos. As falhas humanas vão sendo superadas, e quem ganha com isso, é o consumidor.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Foto: Sesab)

Bahia registra 232 novos casos de Covid-19 e mais 3 óbitos pela doença

(Foto: Ricardo Stuckert)

Revelamos o que diz o laudo sigiloso da PF sobre a tragédia em Brumadinho