em

Como aproveitar os cursos online da melhor maneira possível?

Dá para acompanhar as aulas até mesmo pelo celular, em casa, no trabalho e até no transporte público

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Estudar online é uma opção que veio para ficar, seja pela praticidade, pelo valor mais acessível ou por conta da pandemia da Covid-19. Mas é preciso que se destaque os desafios de aprender novos conteúdos à distância, sem a presença física de um professor. E, para isso, hoje já existem estratégias que auxiliam os alunos a tirarem o máximo proveito das aulas pela internet. 

Afinal, já é de conhecimento geral que estudar com cursos online é uma ótima alternativa para quem busca aprimorar os conhecimentos de uma determinada área, mas garantindo flexibilidade de horários e preço mais em conta. 

Isso porque, de modo geral, um curso online pode ter dois formatos: aulas pré-gravadas, que permitem que você acesse o conteúdo quando e onde quiser; ou aulas ao vivo. A primeira opção é a mais comum e é o que de fato atrai a maioria dos alunos, especialmente aqueles que têm uma rotina atribulada. 

Outro atrativo é o fato de que, com o curso online, o aluno não precisa perder tempo se deslocando para a escola ou instituição de ensino. Dá para acompanhar as aulas até mesmo pelo celular, em casa, no trabalho e até no transporte público. 

Mas será que o aproveitamento é o mesmo em um curso online e em um presencial? Essa dúvida tem surgido com mais frequência por conta do crescimento de alunos estudando online durante a pandemia da Covid-19.  

Até porque, estudar fora do ambiente escolar, sem a presença de um professor e a motivação dos colegas não é tão fácil quanto parece. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que podem ajudar você a aprender mais e melhor em um curso online. Confira: 

  1. Organize-se

Uma pesquisa realizada pelo Meta Lecture, plataforma que reúne cursos de universidades do mundo inteiro, mostrou que assistir às aulas online sem planejamento prévio, principalmente de horário, pode resultar em um baixo aprendizado. 

De acordo com a pesquisa, os alunos que reservaram um horário específico do dia para assistir as aulas online e estudar, tiveram um rendimento muito superior àqueles que estudam em horários aleatórios. 

  1. Concentre-se

Para aproveitar bem as aulas online, é importante garantir um espaço agradável, calmo e com boa luminosidade. Além disso, não é porque você está em casa que está liberado estudar em frente à TV ou checando o celular a toda hora. 

No final das contas, práticas como essas irão distraí-lo do conteúdo das aulas e recuperar depois vai lhe demandar mais tempo. Por isso, deixe de lado as distrações e mantenha o foco na aula

  1. Anote

Como no curso online o professor não está disponível para tirar dúvidas no momento em que elas surgem, recomendamos que você assista às aulas e vá anotando tudo o que lhe interessar e, principalmente, aquilo que você não entender por completo. 

Com isso, ficará mais fácil acionar o professor seja por chat ou e-mail para sanar todas as suas dúvidas de uma vez só.

(Foto: Divulgação/Sesab)

Bahia vai receber 714 mil doses de vacinas e adota novo critério de distribuição

(Imagem ilustrativa/Unsplash)

Marburg: entenda o que é esse vírus fatal que ainda não possui vacina